TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GLOBALIAÇÃO

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.947 Palavras (8 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 8

Globalização.

        Desde os primórdios sempre houve uma nação hegemônica, o Império Romano, as nações colonizadoras, Portugal Espanha, Inglaterra.

        Esta Hegemonia Unipolar permaneceu até o início do século XX. No final da década de 20 e início da década de 30 os Estados Unidos era a nação mais poderosa do Planeta.

        Em 1929 uma grave crise econômica se abateu sobre a economia Americana. Esta crise fez com que as organizações demitissem empregados em massa. Muitas empresas quebraram nesta época,  o aumento do desemprego e a redução do consumo, fez com que ocorresse  uma severa retração econômica.

        O povo americano também costumava poupar, e direcionava os investimentos  no mercado de capitais, bolsa de valores. A desvalorização das empresas, fez com que  poupanças individuais que estavam guardadas na bolsa também foram severamente atingidas.

        Esta crise fez com que a nação mais poderosa da época ficasse retraída, preocupada com os seus assuntos internos,  curando suas feridas.

        Nesta mesma época a Alemanha que havia sido severamente castigada com a I Guerra Mundial, atravessava também por uma grande crise econômica. Este hiato de poder permitiu que surgisse na Alemanha um novo líder. Com um discurso nacionalista e com uma imensa sede de Poder conseguiu mobilizar toda uma nação, e angariar simpatizantes por todo o mundo. Henri Ford, grande produtor de veículos nos Estados Unidos, era um simpatizantes das idéias Nazistas.

        O partido Nazista tendo a frente Hitler cresceu na Alemanha culpando os não alemães pelos problemas que estavam ocorrendo no país. Seu principal alvo foram os Judeus.

        Como a Alemanha tinha uma indústria desenvolvida, Hitler direcionou esta indústria para  a produção de produtos bélicos.

        Conquistou boa parte da Europa, Ásia e África. Tinha como aliados a Itália e Japão e partiu para sua empreitada de “conquistar o mundo”.

        Neste momento nenhuma nação solitária conseguia fazer frente ao poderio Germânico.

        Com a tentativa de Hitler invadir a União Soviética, que no início da guerra era  aliada a Alemanha, esta passou a oferecer resistência pelo lado Oriental das colunas Alemãs.

        Os Americanos inicialmente estavam neutros a este conflito, pois ainda precisavam resolver seus problemas internos e também estava “lucrando” como fornecedor de armas. Entretanto os Japoneses atacaram a base militar de Pearl Arbor, empurrando os americanos para o combate. Aliados aos Ingleses estes começaram resistência pelo lado Ocidental.

        Como todos sabem os Alemães foram derrotados e pelas forças aliadas.

        A União Soviética e os Estados Unidos e Inglaterra saíram vencedores desta Guerra, porém estas Nações possuíam sérias divergências ideológicas.

        De um lado estavam os Russos que haviam tomado o poder  com a Revolução Russa ocorrida em 1917, houve a implantação de uma nova ordem econômica, baseada nos ideais Marxistas. Foi implantado o modelo que seria conhecido como Socialismo.

        O modelo tinha como pressupostos:

  • Monopartidarismo.
  • Propriedade Coletiva dos meios de produção.
  • Iniciativa empresarial controlada pela ação do governo.
  • Centralização das decisões Políticas e Econômicas.

        

        Do outro lado estavam os países Capitalistas e tinham como principal modelo os Estados Unidos. Este modelo era baseado nas seguintes premissas:

  • Pluralismo Politico.
  • Propriedade privada dos meios de produção.
  • Empreendedorismo.
  • Economia Regulada pelo Mercado.

        “Entretanto estas duas nações trabalharam juntas para derrotar o “mal comum” que era o Governo Nazista de Hitler.”.

        Com a derrota da Alemanha houve uma divisão do mapa político da Europa. Havia dois lados um Ocidental que tinha como principal “guardião” os Estados Unidos e do outro lado o Oriental que era guardado pela União Soviética. A Própria Alemanha foi dividida em dois países e a cidade de Berlim foi separada por um muro, o “Muro de Berlim”, que foi derrubado em 1989.

        Cada lado procurava aumentar sua força buscando atrair novos países para seu lado.

        Este dualismo fez com que se iniciasse uma espécie de competição entre os dois países, cada qual querendo se mostrar mais eficiente e preparado que o outro. Esta corrida foi chamada de Guerra Fria, e fez com que ambos os lados investissem pesadamente em tecnologia bélica e propaganda política. O primeiro astronauta a orbitar a terra foi um Russo, porém os Americanos foram os primeiros a pousa na lua e assim por diante.

        Cada lado  também estreitava a comunicação com os governos estabelecidos nos países de interesse a fim de evitar que estes países passem para o “outro lado”.

        O melhor exemplo desta mudança é a Revolução Cubana, que implantou o Regime Socialista na Ilha.   Com a  Perestroika, que era uma ampla reforma do estado na União Soviética,  à manutenção do modelo socialista já não era prioridade, isto fez com que os investimentos nos países satélites minguassem, fazendo com que Cuba passasse por grandes dificuldades.

        Muitos países que estavam unidos sobre a mão forte da União Soviética também começaram a se dividir e se reorganizar. Exemplo a Ex. Iugoslávia que se dividiu entre Sérvios e Croatas. A própria União Soviética teve seu mapa alterado pela Independência de algumas regiões.

        A este período da história chamamos de Guerra Fria e foi de 1945 até 1985, nesse período tivemos o que chamamos de Hegemonia Bipolar.

        Nos anos 80 este modelo de hegemonia Bipolar desarticulou-se. O  alto custo para a manutenção da indústria bélica e a redução dos investimentos para melhoria das condições de vida da sociedade como um todo, fez com que houvesse a necessidade de que estas superpotências olhassem menos para fora e mais para dentro de seus limites.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (89.4 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com