TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de negócios aula 3

Por:   •  24/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

Responda:

a) O que foi o GATT?

Foi um acordo firmado e negociado em 1947, que estipulava a redução de tarifas efetivadas no pós-guerra, sendo liderado pelo Inglaterra e Estados Unidos. As tarifas acordadas junto com as regras agregaram ao GATT (Acordo Geral sobre Tarifas e Comécio), esse novo acordo entrou em vigor apartir de janeiro de 1948 para os 23 países fundadores.

Havia um acordo entre 50 países dentre eles os fundadores do GATT que elaborou uma carta provisória para a criação de uma agência vinculada às Nações Unidas, a ITO (International Trade Organization), essa nova agência englobaria todos os acordos, regras e serviços que dizem respeito ao ramo comercial. O GATT foi o unico acordo comercial multilateral no período de 47 anos desde a sua criação até a fundação da OMC em 1994.

b) Como surgiu a OMC e quais suas principais características?

A OMC (Organização Mundial de Comércio) surgiu em dezembro de 1994. Foi um acordo para criar um quadro jurídico de obrigações e direitos, e também auxiliar e resolver todo o tipo de dúvida. A OMC é um conjunto de acordos, entre eles o Acordo de Marrakesh, o GATT e os novos acordos comerciais. A OMC é uma organização séria, transparente e protetora, essas são suas principais caracteristicas.

Suas funções básicas são: fiscalizar o cumprimento das regras acordas; prestar foro para as transações de regras multilaterais a liberação do comércio; simplificar a inserção dos acordos e instrumentos jurídicos negociados; cooperar com o FMI e o Banco Mundial; implementar o mecanismo de apuração das políticas comerciais; e, principalmente, buscar solucionar problemas e esclarecer dúvidas no ambito comercial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com