TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de negócios internacionais Marcopolo S.A.

Trabalho acadêmico: Gestão de negócios internacionais Marcopolo S.A.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.256 Palavras (10 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 10

GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

ETAPA 1

PASSOS 1

1)

EMPRESA:

Marcopolo S.A.

CNPJ Nº88.611.835/0001-29

CVM - 00845-1 / NIRE 43300007235

Companhia Aberta

fundada 6 em agosto de 1949, em Caxias do Sul(RS), por Paulo Bellini, com apenas 22 anos e com a ajuda de dois socios os irmãos Nicola, que anos depois , abriram o próprios negócio, o que deu a empresa carrocerias do nicola um novo nome , de Marcopolo, em 1968.Hoje considerada a maior fabricante de carrocerias de onibus do mundo, com 17 fabricas em 9 paises nos cinco continentes , sendo que cinco no Brasil.

Ramo de atividade:

É uma sociedade anônima de capital aberto, e tem por objetivo a fabricação de ônibus , de carrocerias para ônibus e componentes .

A linha de produtos abrange uma ampla variedades de modelos , composta pelo grupos de rodoviários , urbanos, micros e minis, além da famíla volare(onibus completo , com chassi e carroceria).

A fabricação de ônibus é realizada em onze unidades fabris, sendo quatro no Brasil (duas unidades em Caxias do Sul- RS, uma em Duque de Caxias-RJ, além de participação de 45,0% na empresa San Marino Ônibus e Implementos Ltda, tambem em Caxias do Sul-RS) e sete no exterior , sendo uma unidade propria na Africa do Sul e Joint ventures na Argentina , Colombia e Egito, India (2) e Mexico.A Marcopolo detém ainda participação relevante nas empresas SHEROS (climatização e ar condicionado ),WSUL (espumas para assentos ) e MVC (componentes plasticos Ltda).

2)

Em seu ramo de atividades a Marcopolo é lider no mercado brasileiro e destaca-se como umas das mais importantes fabricantes mundias.Em 2010, a Companhia participou com 46,3% da produção brasileira . Além das empresas mencionadas, a Marcopolo detem o controle integral do Banco Moneo S.A , constituido para dar suporte ao financiamento dos produtos Marcopolo.No caso da Marcopolo podemos mesmo dizer que a competitividade do setor no Brasil(pelo grande uso do transporte rodoviario)permitiu á empresa ganhos de Know-how que a qualificaram para a internacionalização.

PASSO 3

Utilizamos dois indicadores iniciais para avaliar a presença internacional em termos de produção , a quantidade de plantas no exterior e suas dispersão geográfica. Isso pois a partir da literatura e dos casos percebe-ser que quanto mais plantas no exterior , mais se justifica uma tipologia de papeis estratégicos e mais complexa é a gestão e as possibilidades de ganho e aprendizado que a rede de plantas representará. De forma análoga, a dispresão geográfica mostra , até certo ponto, o grau de internacionalização da empresa e diferentes locais e culturas. Representam diferentes desafios para a gestão da rede de plantas industriais.

Vemos que a Marcopolo esta em expansão mais rápida e continuada, isso indica maior comprometimento da empresa com sua atuação internacional.

Outro aspecto podemos observar é que , parece existir relação entre a importância do país, ou região , onde planta se localiza com os investimentos e conseqüênte importância da planta na operação da empresa.Esse aspecto pode ser visto, entre outros casos , nos investimentos recente da Marcopolo na Europa.

ETAPA 3

PASSO 4

1)

A.

NOME: Marcopolo S.A.

LOCALIZAÇÃO: Sediada em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul,

É realizada em onze unidades fabris,sendo quatro no Brasil

2 em Caxias do Sul

1 Duque de Caxias /RJ

1 participação de 45% na empresa San Marino Ônibus e Implementos Ltda, Tambem em Caxias do Sul /RS

1 Africa do Sul

1 Argentina

1 Colombia

1 Egito

2 India

1 Mexico

PORTE: Considerada empresa de médio porte , é lider no mercado brasileiro e destaca-se como uma das mais importantes fabricas mundiais.Em 2010, a produção consolidada da Marcopolo totalizou 27.580 unidades , 42,3% superior ás 19.384 unidades fabricadas no exercicio de 2009. deste total ,68,5% foram produzidos no Brasil e as demais 31,5% no exterior.

SEGMENTO: Uma das maiores fabricantes mundiais de onibus , participa ativamente no desenvolvimento e implementação de soluções para transporte coletivo de passageiros em alguns dos principais mercado do mundo.

MISSÃO: Promover a qualidade de vida dos colaboradores da corporação Marcopolo, eo Desenvolvimento social de crianças e adolecentes das comunidades onde a empresa esta presente.

VALORES DA EMPRESA: Os valores da corporação e ser reconhecida mundialmente como a empresa Brasileira mais competitiva nos segmentos de negocios em que estiver atuando e de solida imagem economica e social.

B.OS PRODUTOS OU SERVIÇOS PRODUZIDOS OU COMERCIALIZADOS PELA EMPRESA.

Carrocerias de ônibus (rodoviarios , urbanos e micro )

Na organização das atividades produtivas da Marcopolo para atendimento de mercado extrangeiro , há funções que são centralizadas na matriz e outras são distribuidas entre plantas no exterior , coordenadas pela unidade brasileira .A partir de 2005 sua estrategia de suprimentos e manufatura tem sido relacionada e estão ocorrendo algumas mudanças nas atribuições das unidades estrangeiras, alterando as configuração.

Ate 2005 a estratégia da empresa consistia em centralizar na planta brasileira as atividades de compra de materia-prima e de fabricação de componentes , e do Brasil eram enviados os kits CKD e SKD com todas asa peças para as unidades estrangeiras realizarem a montagem final das carrocerias. Em função do aumento de custo das matérias-primas (principalmente do aço)e da expressiva valorização cambial da moeda Brasileira nos ultimos anos a empresa perdeu vantagem competitiva em produzir no Brasil e abastecer plantas estrangeiras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com