TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governança Coorportiva

Por:   •  30/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.026 Palavras (21 Páginas)  •  1.916 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIENCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Relatório de Exercícios da Disciplina

Governança Corporativa

BEATRIZ JARDINI DEMETRIO

RA: T637DH3

DEZEMBRO/2015

Governança Corporativa

1. Introdução

1) No atual mundo em que vivemos, onde podemos encontrar empresas com dimensões que são comparáveis às muitas nações espalhadas pelo globo, além de uma participação maior das partes interessadas no que tange ao sistema de tomada de decisões destas empresas, temos uma questão que surge como um dos principais pontos de aperfeiçoamento da nova dinâmica empresarial que será necessária para o século XXI. Esta questão é a(o):

A [pic 1]

Governança Corporativa

B [pic 2]

Adminsitração dos lucros e dividendos

C [pic 3]

Abertura do capiltal na bolsa de valores

D [pic 4]

Crescimento da particapação dos minoritários

E [pic 5]

Nenhuma das anteriores

Justificativa: A questão que surge é a Governança Corporativa, pois ela é o sistema segundo o qual as corporações de negócio são dirigidas e controladas.

2) Organização de cooperação internacional composta por 34 países, cujo principal objetivo é a busca pelo desenvolvimento econômico permanente entre os países membros, e que incentiva e apoia ações referentes à Governança Corporativa, tendo elaborado os "Princípios de Governança Corporativa"

A [pic 6]

ONU - Organização das Nações Unidas

B [pic 7]

FMI - Fundo Monetário Internacional

C [pic 8]

OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico 

D [pic 9]

Banco Mundial

E [pic 10]

OEA - Organização dos Estados Americanos

Justificativa: Para a OCDE, a estrutura da Governança Corporativa especifica a distribuição dos direitos e responsabilidades entre os diferentes participantes da corporação, tais como o conselho de administração, os diretores executivos, os acionistas e outros interessados, além de definir as regras e procedimentos para a tomada de decisão em relação a questões corporativas. E oferece também bases através das quais os objetivos da empresa são estabelecidos, definindo os meios para se alcançarem tais objetivos e os instrumentos para se acompanhar o desempenho. ” – OCDE – Princípios da Governança Corporativa – 1999.

2. Motivações – Origens e Fundamentos

3) Os processos que levaram ao despertar da governança corporativa no mundo administrativo têm uma ligação direta com a consolidação mundial do capitalismo no século XXI. O capitalismo, durante séculos, foi sendo determinado por fatores históricos que levaram a sua evolução e ao seu domínio no cenário atual. Segundo Andrade & Rossetti (2011), oito fatores foram determinantes da evolução do capitalismo. Dentre os fatores abaixo, qual não representa fator determinante da evolução do capitalismo:

A [pic 11]

A ascensão do capital

B [pic 12]

O  aumento substancial das pequenas empresas com proprietários-gestores

C [pic 13]

O desenvolvimento tecnológico

D [pic 14]

A ética calvinista

E [pic 15]

O desenvolvimento da ciência da administração

Justificativa: Quando o aumento substancial das pequenas empresas com proprietários-gestores começou a surgir, o capitalismo já estava consolidado mundialmente, por isso essa alternativa não representa um fator determinante para sua evolução.

4) No que se convencionou chamar de ascensão do capital, vimos que ocorreu:

A [pic 16]

o deslocamento fantástico do poder da capital para o poder do terra, criando uma nova classe dominante em substituição à aristocracia rural.

B [pic 17]

o deslocamento fantástico do poder da terra para o poder do capital, criando uma nova classe dominante em substituição à aristocracia rural.

C [pic 18]

o deslocamento fantástico do poder da terra para o poder do capital, criando uma nova classe dominante em substituição à aristocracia urbana.

D [pic 19]

o deslocamento fantástico do poder da capital para o poder do terra, criando uma nova classe dominante em substituição à aristocracia urbana.

E [pic 20]

o deslocamento fantástico do poder da terra para o poder do capital, criando uma nova à aristocracia rural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)   pdf (276.9 Kb)   docx (235.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com