TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hdtftyuyuyu

Por:   •  21/8/2015  •  Monografia  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 2

RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO LISO(REL)

O retículo endoplasmático é uma organela que se divide em duas partes, diferenciadas pela existência ou não de ribossomos em sua face citosólica. Um setor é chamado de retículo endoplasmático liso(REL)(sem ribossomos), e o outro é chamado de retículo endoplasmático rugoso(RER)(com ribossomos).

Como já dito, o REL não possui ribossomos. É uma espécie de rede de túbulos interconectados, cujo volume e distribuição espacial variam nos diferentes tipos de células. Essa diversidade depende de suas variadas funções. A célula muscular estriada, por exemplo, contém um REL muito singular – o retículo sarcoplasmático.

As membranas dos autofagossomos provêm do REL. Durante o desenvolvimento dos autofagossomos, eles são envoltos por uma membrana proveniente do REL.

O REL é a principal reserva de Ca2+ da célula. A concentração de Ca2+ no citosol é muito menor do que a existente na cavidade do retículo endoplasmático e no líquido extracelular. Essas diferenças devem-se à atividade de determinadas bombas de Ca2+ localizadas na membrana do REL e na membrana plasmática. Ambas retiram Ca2+ do citosol e o levam para o REL ou para o líquido extracelular.

   

Em algumas células o REL realiza funções especiais. Podendo ser elas:

    1-Síntese de esteróides.

    2-Síntese de lipoproteínas.

    3-Desfosforilação da glicose 6-Fosfato.

    4-Detoxificação.

    5-Participa da síntese e metabolização dos lipídios na célula.

    6-Elongação e dessaturação de ácidos graxos.

    7-Glicogenólise(obtenção de glicose a partir do glicogênio).

        O REL se apresenta geralmente na forma de vesículas globulares, como túbulos contorcidos que podem ter continuidade com o RER. Encontra-se grande quantidade de retículo liso nas células intersticiais do testículo e nas glândulas suprarrenais ou adrenais, as quais se encontram acima dos rins.

        Alguns dos lipídios que o REL produz iniciam-se nele mas suas moléculas são completadas do complexo de Golgi. Outros, ainda, envolvem a participação de enzimas presentes nas mitocôndrias.

        Os principais lipídios das membranas das células eucarióticas são os fosfolipídios, glicolipídios e o colesterol, o qual nas células que sintetizam hormônios esteróides, é convertido em progesterona, testosterona, estradiol ou desoxicorticosterona. Isso é feito numa num processo que envolve a ação conjunta de enzimas presentes nas membranas do REL e na membrana das mitocôndrias.

        É no REL também que é solubilizado a bilirrubina, permitindo que ela em sua forma solúvel seja secretada pelas células hepáticas, sendo eliminada do fígado pela bile.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (79.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com