TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introduçao

Por:   •  17/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.405 Palavras (14 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 14

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE GRADUAÇÃO

RH Estratégico

Anne Luize

Áurea Márcia Turci

Karen Antunes

Maria de Fátima

Nataly Mendes

Patrícia Vasconcelos

Sara Camila

Vanessa Alves

Tatiane Martins

Belo Horizonte

2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE GRADUAÇÃO

RH Estratégico

Trabalho Interdisciplinar de Graduação

apresentado no segundo período do curso

de Gestão de Recursos Humanos como

requisito obrigatório.

Orientador: Giordanna Meirelles

Belo Horizonte

2015

Sumário

1         Introdução ..................................................................................................         4

2        Referencial Teórico ...................................................................................         5

2.1         RH, surgimento e evolução ......................................................................         5

2.2         Funções do RH ..........................................................................................        6

2.3        O papel do RH nas organizações ..............................................................        7

2.4        Atuação do gestor de RH nas organizações .............................................        9

2.5        Seguimento das empresas analisadas .......................................................        10

3        Metodologia ...............................................................................................        11

INTRODUÇÃO

Segundo Chiavenato (2014), o termo Recursos Humanos refere-se às pessoas que desempenham funções para aperfeiçoar e dinamizar os recursos das organizações. O surgimento da área foi oriundo de um grande e complexo crescimento das tarefas das organizações. No século XX com a Revolução industrial essa área foi de grande importância para mediar e reduzir os conflitos organizacionais. A partir da década de 1970 que surgiu o conceito de Recursos Humanos, porém as pessoas ainda eram vistas como recurso e suas atividades deviam ser planejadas e controladas, a fim de atender às necessidades organizacionais.

Diante disso, conforme posto por Chiavenato (2014), as transformações tecnológicas, econômicas e mercadológicas marcam o momento contemporâneo vivido pelas organizações. A área de Recursos Humanos tornou-se indispensável com a crescente necessidade de busca de talentos e competências humanas, sendo necessário ter uma visão mais estratégica e proativa por parte dos gestores e seus colaboradores para manter o desempenho e a manutenção das organizações no mercado de trabalho. Hoje, existe uma busca pelo aperfeiçoamento contínuo na qualidade através de políticas de treinamento e inovações que agregam valores a todos os seus colaboradores e clientes.

Tendo por base os conceitos acima, o presente estudo justifica-se pela importância de entender o funcionamento do Rh nas empresas, uma vez que é uma área interdisciplinar com a capacidade de envolver múltiplos conceitos que surgem de vários fatores. Trata diretamente com indivíduos e com personalidades diferentes, o que requer de qualquer especialista na área de recursos humanos experiência e um bom volume de conhecimento, conforme ressalta Chiavenato (2003). Além disso, a Professora Kapik (2008) explica que os talentos são revelados de forma estratégica para as empresas e está ligada com a sobrevivência diante à concorrência, exigindo aumento da qualidade, redução de custos e produtividade.

 O presente trabalho baseia-se em um estudo das práticas, controles, processos e atividades do Departamento de Recursos Humanos de dez empresas no seguimento de seguros, por meio da pesquisa qualitativa e quantitativa.  Segundo Godoy (1995), a pesquisa qualitativa é identificada por características básicas como o estudo em campo, onde um questionário é aplicado e os dados são coletados por meio de uma entrevista. Já a pesquisa quantitativa consiste em uma linguagem numérica que descreve as causas de um fenômeno e as relações das variáveis, conforme esclarece Fonseca (2002).

Isto posto, o trabalho divide-se em introdução, que abrange o problema a ser abordado; referencial teórico que é um resumo dos itens atuais do tema escolhido, conforme diz Marion, Dias e Traldi (2002); metodologia que refere aos meios utilizados para alcançar o resultado final, e por fim, as considerações finais que para Cervo, Bervian e da Silva (2007) é uma síntese dos elementos do trabalho e a união das ideias.  

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel do recursos humanos nas organizações. 4ª ed. São Paulo: Manole, 2014.

CHIAVANETO, Idalberto; Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

GODOY, A . S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo: 1995

MARION, José Carlos; DIAS, Reinaldo; TRALDI, Maria Cristina. Monografia para cursos de administração, contabilidade e economia. São Paulo: Atlas, 2002.

KNAPIK, Janete. Gestão de Pessoas e Talentos. 2a ed. Curitiba: Ibpex, 2008.

    CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. 6. ed São Paulo: Prentice Hall, 2007.

2  REFERENCIAL TEÓRICO

  1. RH, surgimento e evolução

         O RH surgiu no o início do século XX, a partir de alguns complexos (dizer quais complexos são esses) das empresas, devido ao forte impacto da Revolução Industrial, sendo chamados no início de Relações Industriais, com o intuito de amenizar os conflitos, objetivos das organizações e objetivos pessoais dos funcionários. A organização tinha necessidade de um órgão que diminuísse os desentendimentos e os conflitos. (incluir citação/fonte/quem disse)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (146.5 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com