TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introduçao

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Disciplina: Fundamento de Administração

Professor: Ilocir J. Fuhr

Semestre: 2014/A

Joana Pereira

João Gabriel Gonzatti

Maria Paula Neumann

Patrícia Kortz

        

Lajeado, junho de 2014.

INTRODUÇÃO

Neste trabalho são abordados os Fundamentos de Administração, os quais são: planejamento, organização, liderança e controle, citando seus conceitos, objetivos, funções, vantagens e desvantagens, e como ocorrem seus processamentos. Ao longo do trabalho também é relatada a importância destas funções e como se desenvolvem dentro da empresa escolhida pelo grupo, Empresa Sulati de Arroio do Meio, através de dados fornecidos pela mesma.

DESENVOLVIMENTOS DOS ASSUNTOS

PLANEJAMENTO: É projetar seus objetivos e ações futuras, através de algum método, plano ou lógica. Planejamento é uma palavra que significa o ato ou efeito de planejar, criar um plano para o alcance de um determinado objetivo.

O planejamento consiste em uma importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo. É essencial na tomada de decisões e execução dessas mesmas tarefas.

Posteriormente, o planejamento também é a confirmação se as decisões tomadas foram acertadas.

Planejar é fazer o esboço de um futuro desejado, com os meios efetivos de realizá-lo.

• o produto a ser produzido

• o serviço a ser prestado,

• o alvo a ser atingido,

• a rota a ser trilhada.

ORGANIZAÇÃO: É a divisão do trabalho, com a divisão das atividades, o agrupamento das atividades em órgãos e cargos, a colocação dos recursos, e, a definição de autoridades e responsabilidades. Organização significa o ato de organizar, estruturar os recursos e os órgãos na sua administração e estabelecer as relações entre eles e as atribuições de cada um. Organização é a segunda função administrativa e depende do planejamento, da liderança e do controle para formar o processo administrativo.

LIDERANÇA: é a arte de comandar pessoas, conseguindo influenciar de forma positiva seus colaboradores, tanto na questão de comportamentos e mentalidades. O líder eficaz tem a função de unir os elementos do grupo, para que juntos possam alcançar os objetivos do grupo. A liderança se move através da motivação, item essencial para conseguir motivar seu grupo ou mesmo sua equipe.

CONTROLE: Controle é o processo de monitorar o planejamento, organização e liderança de certa empresa para verificar se estas estão acontecendo conforme previsto. Como função administrativa o controle consiste em definir padrões de desempenho, monitorar o desempenho, comparar o desempenho com os padrões e por fim tomar uma ação corretiva. Enfim, a finalidade do controle é assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente definidos no planejamento. A essência do controle reside em verificar se as atividades controladas estão alcançando os objetivos ou resultados desejados, possibilitando a correção de falhas caso contrário.

CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

A Sulati atualmente é responsável pela administração da Filial terceirizada da Cooperativa dos Suinocultores de Encantado Ltda em produtos frigoríficos e laticínios da marca “Dália”.

Os representantes comerciais atendem as regiões do Vale do Taquari, Caí, Rio Pardo, parte da Serra Gaúcha, parte do Planalto Médio e Campanha com produtos “Dália”.

Há um controle de vendas para Distribuidores de várias cidades, desde Muçum, Encantado, Encruzilhada do Sul, Carazinho, Passo Fundo, Alegrete, Santana do Livramento e Santa Maria com abrangência de vendas até Soledade, Nova Bréscia, entre outras.

        A filial centraliza o controle de estoques, as vendas (com faturamento médio mensal de 7500 notas), além do cadastro de clientes (2500 clientes atendidos semanalmente) e o contas a receber, com a observância rigorosa das inadimplências.

        Atualmente a Sulati é administrada por Erni e Liselena, com uma equipe de 40 funcionários, uma frota de 14 caminhões e 2 carros. Regularmente realiza reuniões para reforçar metas a serem atingidas e medidas a serem tomadas em conjunto, pois a meta da SULATI é manter a equipe de trabalho unida, caminhando de forma ordenada e amadurecendo com as experiências vivenciadas.

Os principais objetivos são: a humanização do trabalho oferecendo condições dignas e saudáveis aos funcionários num convívio harmonioso e com muita responsabilidade; conquistar o cliente com carinho e respeito, fidelizando esta parceria, e o crescimento de forma serena e segura.

        

DESENVOLVIMENTO DOS ASSUNTOS PRÁTICOS

PLANEJAMENTO: O setor comercial conta com 20 vendedores, o planejamento para cada representante comercial é individualizado, personalizado conforme suas áreas abrangentes, levando em conta a parte cultural alimentícia. Todo o trabalho realizado com os representantes comerciais é utilizado uma ferramenta de monitoramento do desempenho destes, que foi criada pela própria empresa, e adaptada sempre a mudanças de consumo do mercado e adaptada às mudanças da indústria. Nesse sistema de monitoramento é avaliado: positivação de clientes, venda por faturamento, venda por volume, regularidade de vendas, venda por mix de produtos, entre outros.

ORGANIZAÇÃO: Esses indicadores são controlados através de planilhas, cujas informações são coletadas do sistema operacional disponível. As planilhas são geradas diariamente (ás vezes mais que uma vez por dia), as informações são repassadas também diariamente aos vendedores, que imediatamente conseguem fechar vendas. Na organização foi criado um meio de comunicação interna (whatsapp), onde as informações são passadas de forma rápida, buscando resultados imediatos (alteração de preços, produtos com desconto, estoque elevado, fechamento de carga).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (113.1 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com