TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução

Por:   •  22/3/2016  •  Monografia  •  5.762 Palavras (24 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 24

INTRODUÇÃO

Todas as empresas, precisam ser administradas para uma boa organização e planejamento. Elas são constituídas por recursos humanos, que são as pessoas que a compõe e de recursos não humanos, que são os físicos e matérias, financeiros, tecnológicos, mercadológicos.

Estudaremos mais profundamente a gestão de pessoas e os processos organizacionais da Empresa Hotel Fazenda Bela vista, onde poderemos entender o processo usado internamente e  sugerir possíveis melhorias.

A administração de recursos humanos é a área da empresa que trata de recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, manutenção, controle e avaliação de pessoas, tendo como principal objetivo a integração do trabalhador na organização. Foi analisando os operários que Taylor (1990) organizou suas ideias e as expôs por meio de quatro grande princípios dos quais se refere a filosofia da administração cientifica. Ao mesmo tempo, utiliza-se de mecanismos de ordem pratica que juntamente com os princípios compõem sua maneira de organizar o trabalho. Em síntese, objetivava substituir o ritmo natural de trabalho do operário e sua escolha quanto aos meios de chegar ao resultado por um conjunto de regras impositivas de sistema de trabalho. Tais regras tinham como premissa o controle em todas as variáveis do processo de trabalho.

Assim, explica Fleury (1987), adota-se “a ideia de que uma dada tecnologia apenas restringe o campo de escolha em termos de organização do trabalho, mas não necessariamente estabelece uma forma única”, como então pregava a administração cientifica. Acrescenta-se ainda o fato de que se busca a produtividade, otimizando a dimensão técnica com social do trabalho e, desse modo, as “novas formas” passam a ter pretensão de serem motivadoras de trabalho , prometendo fomentar uma participação maior e transferência de decisões operacionais aos trabalhadores.

Segundo Oliveira (2001), considerando os grandes níveis hierárquicos, o planejamento pode ser dividido em três tipos: estratégico, tático e operacional. Onde o planejamento estratégico está relacionado aos objetivos de toda a empresa, com diversas maneiras e estratégias para conquista-los a longo prazo. De acordo com Fernades; Berton, (2005) o planejamento tático, caracteriza-se por um impacto a médio prazo e abrange determinados setores da empresa.


Gomes (2006), afirma que “os processos correspondem a um conjunto de recursos de atividades inter-relacionados que recebe insumos e transformados, de acordo com uma lógica pré- estabelecida e com agregação de valor , em produtos serviços, para responderem as necessidades dos clientes.”

Segundo Oliveira (2001) o planejamento organizacional apresenta uma formulação por meio de documentos escritos, metodologia e implantação.

Pesquisaremos e analisaremos os tipos e meio de um processo organizacional envolvido no Hotel fazenda, em que conforme Chiavenato (2000) o planejamento organizacional/ operacional abrange tarefas ou atividades especificas, projetadas no curto prazo afetando apenas determinados setores.

Em outro modelo, Oliveira (2003, p 49) afirma que, “o planejamento organizacional pode ser considerado como a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecida”.

Quanto mais gerenciado for um processo maior será o potencial para que eles tragam os benefícios e resultados planejados pela empresa. Definir uma empresa ou qualquer outra organização como um sistema, se faz de forma fácil, pois é constituída por elementos que de alguma forma interagem entre si e que funcionam como uma estrutura organizada.

Após analisarmos os tópicos envolvidos no processo organizacional da empresa e em seu departamento pessoal, iremos concluir o trabalho com as ideias e os dados que conseguimos juntar ao decorrer.


1. Revisão Conceitual.

A Teoria Geral dos Sistemas tem origem nos estudos do biólogo alemão Ludwing Von Bertalanffy (1901-72), ele verificou que certos princípios de algumas ciências poderiam ser aplicadas a outras, desde que seus objetivos pudessem ser entendidos como sistemas, fossem eles físicos, químicos, sociais, psicológicos, etc.

Uma empresa é um sistema envolvida por um macro sistema, conhecido como sistema social, ou ate mesmo por um conjunto de microssistemas, sendo a produção, comercialização, o recursos humanos entre outros envolvidos, onde cada um abrange as necessidades da área.
A fim de objetivos específicos, o Recursos Humanos,  adota-se uma classificação com cinco subsistemas: suprimentos; aplicação; manutenção; capacitação e desenvolvimento; avaliação e controle:

Aquino (1979)

Lobos (1979)

Chiavenato (1989)

Toledo (1989)

Procura

Planejamento

Suprimento

Atração

Desenvolvimento

Execução

Aplicação

Manutenção

Manutenção

Controle

Manutenção

Motivação

Pesquisa

Correção

Desenvolvimento

Treinamento

:

Controle

Desenvolvimento

Fonte: administração de recursos humanos / sistemas de administração de recursos humanos. Quadro 1.1, página 17.

Subsistemas:

Subsistemas

Atividades

Suprimentos

Identificação das necessidades de pessoal.

Pesquisa de mercado de recursos humanos.

Recrutamento.

Seleção.

Aplicação

Análise e descrição dos cargos.

Planejamento e alocação interna de pessoal.

Plano de carreiras.

Manutenção

Administração de salários.

Benefícios.

Higiene e segurança no trabalho.

Capacitação e

Treinamento.

Desenvolvimento

Desenvolvimento do pessoal.

Desenvolvimento organizacional.

Avaliação  e

Avaliação de desempenho.

Controle

Banco de dados .

Sistemas de informação.

Auditoria de recursos humanos.

Fonte: administração de recursos humanos / classificação das atividades de recursos humanos. Quadro 1.2, página 18.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.6 Kb)   pdf (907 Kb)   docx (392.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com