TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução

Por:   •  17/5/2016  •  Artigo  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

A introdução deve apresentar um texto adequado e claro, contendo as informações preliminares para o entendimento do problema e da motivação para o desenvolvimento da pesquisa. Não deve ser muito extensa, mas deve ter aproximadamente 15% do texto do artigo. A introdução é usada para situar o leitor no contexto da pesquisa, indicar sua contribuição científica e sua relevância.

A introdução permite desenvolver tópicos relacionados ao problema tratado e seu contexto, assim como a motivação para realizá-lo. Devem ser incluídos parágrafos que contenham noções prévias sobre o assunto principal. Para isso, pode-se redigir a introdução considerando primeiro os temas mais gerais sobre o assunto da pesquisa para então direcioná-la ao tema principal.

A formatação adotada assim como a distribuição de tópicos e páginas do projeto de pesquisa deve seguir a regulamentação da Associação Brasileira de Norma e Técnicas (ABNT). Outra característica importante a ser observada, é o fato de que uma pesquisa científica deve sempre ser descrita de forma impessoal, ou seja, o texto deve ser dissertativo e escrito na 3ª. pessoa do singular.

Insira informações sobre os objetivos do artigo. A função do objetivo é deixar clara a pretensão da pesquisa proposta. Por isso, devem-se usar frases curtas e iniciadas com verbos de ação no infinitivo, os quais precisam ser claros e contextualizados para justificar a relevância da pesquisa.

Evitar o uso de verbos como: demonstrar, provar, comprovar, entre outros, se não houver a certeza de que a pesquisa apresenta a demonstração, a prova ou a comprovação. É importante lembrar que tal tarefa não é simples e é mais adequada a um mestrado ou doutorado.

Insira parágrafo sobre Metodologia. Nesta seção deve-se apresentar, de forma minuciosa e detalhada, o método de pesquisa adotado com a descrição dos passos/etapas necessários para o alcance dos objetivos. Esta seção, junto com o desenvolvimento e resultados, são as principais contribuições do artigo.

É importante apresentar os procedimentos, técnicas, instrumentos, materiais e métodos usados e que permitiram atingir os objetivos traçados.

É fundamental observar que o objetivo de escrever um artigo é o de apresentar à comunidade acadêmica a pesquisa desenvolvida, de tal forma que o leitor deverá encontrar informações suficientes para repetir o experimento realizado e que é apresentado no artigo.

Na descrição do método utilizado para o desenvolvimento da pesquisa, deve-se utilizar os argumentos necessários para mostrar que a metodologia empregada é adequada ao trabalho feito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com