TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ja tenho

Por:   •  10/5/2015  •  Dissertação  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  1.625 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 1- Peso: 1.00

Os PCNs para o ensino de Arte defendem uma mudança na concepção de ensino-aprendizagem para uma perspectiva progressista e do reconhecimento da arte como uma área do conhecimento. Entre os princípios que postula, podemos destacar:   I. A obra de arte como um ponto de encontro entre o particular e o universal da experiência humana. II. A arte como uma forma de proporcionar a iniciação para o mercado de trabalho.  III. A obra de arte revela para o artista e para o espectador uma possibilidade de existência e comunicação.  IV. Os princípios da Escola Nova e a valorização do aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem.       Estão corretas as alternativas I e III.

Questão 2- Peso 1.00

 Murray Schafer, educador musical canadense, defende que a educação considere a construção de uma nova postura do aluno frente os sons, oq eu lhe proporcionará um “novo olhar” perante o mundo. Assim sendo, analise as afirmações abaixo e responda a questão:  I. Schafer defende que nos processos educacionais o ser humano seja visto de forma integral, por meio de uma visão global dos sentidos.   II. Para Schafer, o mundo contemporâneo, a vida sedentária e os avanços da tecnologia, entre outros aspectos, estão atrofiando os senso-receptores da criança e cabe aos educadores ativá-los para que tenham maior consciência corporal.  III. Na obra “O ouvido pensante”, Schafer defende que por

meio do movimento corporal a música auxilia o desenvolvimento da percepção e da coordenação motora dos ritmos do corpo.   Estão corretas as alternativas I, II e III.

Questão 3- Peso 1.00

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte, os autores postulam que a música deve ser abordada em três blocos básicos, que são:                                                                                                                                   Comunicação e expressão em música, apreciação significativa em música e a música como produto cultural e histórico.

Questão 4- Peso 1.00

 Edmund Feldman foi o educador que criou um método de análise de imagens que compreende em analisar duas ou mais obras ao mesmo tempo. Sua proposta é denominada:     Método comparativo.

Questão 5- Peso 1.00

5) A metodologia de leitura de imagens proposta por Edmund Feldman, denominada de método comparativo, se estrutura em quatro etapas: descrição, análise formal, interpretação e julgamento. Considerando estes elementos, analise as afirmativas e responda a questão:     I. O julgamento no método comparativo é o momento em que o aluno se expressa, ou seja, realiza o fazer artístico.    II. A descrição no método comparativo

consiste em observar com atenção o que se vê.  III. Feldman considera que a análise deve ser realizada por meio da observação das cores, formas, texturas etc.    IV. A interpretação, segundo a proposta de Feldman, é o momento em que o observador dá sentido ao que observa.          Estão corretas as alternativas II, III e IV.

Questão 6- Peso 1.00

 Muitos estudiosos defendem que o ensino de Música deve se orientar pelo multiculturalismo, pois:        Permite o contato com outras culturas e proporciona ao educando a tomada de consciência de nosso percurso histórico, de nossa identidade cultural e de outros povos e culturas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com