TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jkjnknkn

Por:   •  12/5/2015  •  Monografia  •  3.978 Palavras (16 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 16

 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CÁCERES

DEPARTAMENTO DE LETRAS

GABRIELLA DELUQUI LOPEz

A colaboração crítica na compreensão do ensino-aprendizagem do espanhol na escola publica.

CÁCERES-MT

2014/2

GABRIELLA DELUQUI LOPEZ

A colaboração crítica na compreensão do ensino-aprendizagem do espanhol na escola publica.

Projeto apresentado à Profª. Sandra Raquel de Almeida Cabral Hayashida, na disciplina Metodologia e Orientação de Pesquisa do curso de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT a ser desenvolvido no último ano de graduação sob orientação do Prof. Dr. Belia F. Bonini Pinto de Arruda.

CÁCERES-MT

2014/2

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................

CAPÍTULO ..............................................................................................................

 QUADRO TEÓRICO........................................................................................ ......

1.1. A Teoria Sócio-histórico-cultural......................................................................

    1.2 Zona de Desenvolvimento Proximal.....................................................................

 1.3. Sentido e significado....................................................................................

CAPÍTULO 2...............................................................................................................

PERMEANDO A LINHA DO TEMPO: O ENSINO DE ESPANHOL NO BRASIL

     2.1. Ensino do Espanhol na Escola Pública.......................................................  

     2.2. A Língua espanhola na Cidade de Cáceres....................................................  

CAPÍTULO 3 ...............................................................................................................

  CONTEXTOS DA PESQUISA..........................................................................

     3.1.  Participantes.................................................................................................

     3.2. Analise de dados..........................................................................................

     3.3. Discussão de Dados.....................................................................................

CONCLUSÕES..........................................................................................................

ANEXOS...................................................................................................................

BIBLIOGRAFIA........................................................................................................

INTRODUÇÃO

Este trabalho inicia com uma pesquisa em sala de aula com o professor e alunos de uma escola pública. Procuro através desde trabalho observar e analisar o ensino da língua espanhola, a relação entre professor e aluno, observar a metodologia que esta sendo usada, dessa forma entender melhor o que acontece para que os alunos tenham dificuldades em aprender outra língua.

Sou bolsista PIBID Inglês e pude perceber durante alguns anos a dificuldade dos alunos para aprenderem outra língua, o desinteresse dos alunos e também dos professores. .

A partir das minhas experiências como bolsista PIBID e nas minhas aulas de regência como já havia dito anteriormente, percebi que a língua estrangeira nas escolas públicas tem um significante déficit de aprendizagem e que os alunos não saem com o mínimo de domínio da língua estrangeira para que efetivamente venham se apropriar dela quando saírem da escola.

Como uma falante da língua espanhola e tendo contato com o espaço escolar desde cedo na minha graduação, uma questão sobre o ensino-aprendizagem do espanhol esteve sempre presente nas minhas reflexões e, de fato, foi ela uma das razões que me levaram a realização desde trabalho. Em minha experiência na Universidade, tenho observado que muitos professores se queixam que seus alunos não participam das aulas, são “desinteressados” na execução das tarefas de classe e, como resultado, apresentam uma produção insatisfatória. Por um lado, sustentados na compreensão do comportamento dos alunos como causa do baixo rendimento, são raros os casos em que os professores se questionam sobre a qualidade de suas aulas, buscando refletir sobre o que, realmente, acontece na relação ensino-aprendizagem.

LA é dinâmica e incorpora o debate cultural como um das interfaces do processo de aprendizagem de uma língua estrangeira. Para Moita Lopes, a linguagem é uma questão central em LA que procura as possíveis soluções para problemas sociais. Esse campo teórico utiliza variadas abordagens disciplinares para atingir seus objetivos como, por exemplo, antropologia, estudos culturais, psicologia, educação, história. Para melhor entendermos esse caráter híbrido, vamos abordar as principais questões que norteiam esse campo teórico.

A LA é uma ciência de caráter inovador que sofreu algumas mudanças desde seu surgimento até os dias atuais. Por conta disso, seus teóricos necessitam por vezes, se explicarem para desfazer mitos que acompanham suas práticas. Para Moita Lopes, a LA é uma ciência que está bem resolvida para os linguístas aplicados, contudo muitos outros pesquisadores que não estão envolvidos diretamente com ela não têm a certeza quanto a isso. Esse fato pode ocorrer por conta do termo LA ser confundido com aplicação da linguística, o que não ocorre mais hoje. De forma diversificada, a busca das resoluções das situações de conflitos não advém apenas com teorias estritamente linguísticas. Ela recebe influência das mais diversas áreas das ciências sociais. Tal peculiaridade se aproxima das abordagens dos estudos culturais, quanto ao seu caráter interdisciplinar, como veremos na segunda parte deste artigo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (195.2 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com