TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  2.104 Visualizações

Página 1 de 4

1- Introdução: breve contextualização sobre o tema.

Cada indivíduo possui uma determinada crença, cultura e ideais que acredita serem o certo a seguir, da mesma forma, as organizações possuem sua própria cultura e valores que são únicos.

É de grande importância que as pessoas se conheçam e procurem conhecer a fundo o perfil da organização almejada para que não haja valores e prncipios que se destoem e isso venha gerar conflitos entre o profissional e a organização.

2- Justificar por que a escolha desse conjunto de crenças e valores não é alinhada à corporação em questão.

O profissional escolhido possui valores e crenças que demonstram serem diferentes aos adotados pela Petrobras. A empresa adota um código de ética que defende a transparência e a prestação de contas para todas as partes interessadas e ao analisarmos a conduta deste profissional pode-se identificar que de acordo com as noticias divulgadas ele desviou dinheiro em benefício próprio considerado um grande ato de corrupção destoando completamente dos valores adotados pela Petrobras.

3- Expor possíveis implicações éticas do profissional que apresenta as crenças e os valores não alinhados aos da empresa.

O profissional apresentou as seguintes condutas éticas que demonstraram não estarem alinhados ao da empresa:

• Foi preso pela polícia federal acusado de destruir e ocultar documentos da empresa.

• Polícia federal encontra na residência do profissional uma planilha que mostra o seu envolvimento de repasses de empreiteiras para políticos.

• Suspeito de desvios de recursos da refinaria Abreu e Lima

• Ocultou que controlava contas na Suíça no valor de 23 milhões

Já a Petrobrás possui um código de ética que se opõe a estas atitudes e busca em primeiro lugar a transparência entre suas relações profissionais.

Ela busca a todo o momento a geração de valor para as partes interessadas, tendo o foco em disciplina de capital e gestão de custos. Valorizam e reconhecem, de forma diferenciada, pessoas e equipes com alto desempenho e buscam maximizar a colaboração e a captura de sinergias entre equipes, áreas e unidades, assegurando a visão integrada da Companhia em suas ações e decisões. Fazem das pessoas e de seu desenvolvimento um diferencial de desempenho.

4- Expor possíveis impactos nos resultados da empresa quando seu colaborador não compartilha das mesmas crenças e valores.

As ações realizadas pelo funcionário da Petrobrás geraram grande impácto negativo na empresa relacionados a parte financeira e também a sua imagem.

Os valores desviados fizeram com que a Petrobrás enfrente uma crise financeira e recursos que deveriam estar sendo utilizados para investimentos e melhorias estão agora limitados e isso em escala nacional devido a grande importância desta empresa para economia do nosso país.

A imagem da Petrobrás foi abalada devido a grande repercussão destes acontecimentos, e o principal fator acredita-se que seja a perda da credibilidade da empresa que dificilmente voltará a ser a mesma.

5- Expor possíveis impactos na performance do colaborador quando ele não compartilha das mesmas crenças e valores da empresa.

Quando um profissional não compartilha das crenças e valores da oraganização em que se encontra vinculado poderá de várias formas manchar sua carreira profissional. Em casos mais graves quando há uma demissão por causas mais sérias isso poderá atrapalhar o profissional em conseguir outros empregos em empresas que exijam recomendação de experiências anteriores.

Podemos notar que no caso já supracitado o funcionário não compartilhava dos valores da empresa quando cometeu atos de corrupção e por este motivo foi investigado e até preso e conclui-se que isso teve um impácto muito negativo em sua carreira e mesmo quando tudo for resolvido será dificil se posicionar novamente no mercado de trabalho.

6- Considerações finais.

O profissional e a empresa devem buscar estar em sintonia com seus objetivos e essa busca deve partir primeiramente do profissional, já que geralmente as empresas possuem uma conduta de ética pre-estabelecida.

O ideal é que o profissional antes de aceitar uma proposta de trabalho procure conhecer quais são os valores e crenças daquela organização e verificar se são compatíveis com os seus, desta forma será possível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (126.8 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com