TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Kjkjkjkkjkk

Por:   •  26/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

Aula-tema 06: A literatura infantil – o visual e o poético

Alessandra Oliveira Rodrigues RA: 6658416617

Benefícios da aplicação da avaliação

Sempre se discute a aplicação desta metodologia em torno das contradições contidas entre as intenções e o processo efetivamente aplicado, em busca de uma concretização ou de uma posição com relação a avaliação. Esta contradição, surge muitas vezes da idealização da avaliação, mesmo que aparente, identificamos a avaliação como tudo o que ocorre nas práticas avaliativas, como a nota, boletim, as provas, aprovação, etc.

Para a atual pedagogia, encontra-se na avaliação da aprendizagem os aspectos qualitativos e quantitativos. Neste contexto, a avaliação deve ter uma finalidade sobretudo diagnóstica, voltada para a percepção de aprendizagem dos alunos e consequentemente a dificuldade dos mesmos, visando sempre a correção e reformulação dos procedimentos didáticos que estão sendo utilizados para essa obtenção de resultados. A avaliação portanto, faz parte de um processo de continuidade e desenvolve-se paralelamente com o ensino-aprendizagem. Por seu intermédio, nota-se o progresso e avanço dos alunos e relativamente as suas situação de regressão e dificuldades.

O processo de avaliação necessita conhecimento por parte do professor com relação aos seus respectivos alunos, avanços e posteriores dificuldades, e também, ressaltar que o próprio aluno deve participar desta fase de aprendizagem descobrindo o que é necessário modificar em seu método de absorção de conteúdo para obtenção de um melhor desempenho nas aulas e nas possíveis avaliações. Além disso, é importante exercitar de forma conjunta com os alunos para que estes reflitam sobre seus relacionamentos em sala de aula, de forma a um auxiliar o outro com o intuito de alcançar os objetivos de modo coletivo.

Para o acompanhamento do desempenho dos alunos, o professor poderá registrar cotidianamente as informações e considerações relevantes sobre a ação do grupo em ação conjunta e individualmente sobre cada um de seus alunos, com o auxílio de um portfólio de desempenho, a partir das atividades desenvolvidas ao longo deste trabalho pedagógico de acompanhamento. Tendo como base parâmetros os critérios principais de aprendizagem deve-se atentar-se ao nível de evolução com relação ao conhecimento; o interesse com a leitura do aluno; o estudo diária e os resultados obtidos com os exercícios em sala de aula e fora dela; a capacidade crítica, indicando a criatividade; a capacidade de reconstrução própria e de relacionar os conteúdos das diversas áreas do conhecimento. As considerações e opiniões dos próprios alunos deverão também ser anotadas e analisadas pelo professor.

Deve existir também uma avaliação pessoa do professor, buscando saber se sua metodologia está sendo realmente satisfatória para grande maioria de seus alunos, refletindo as necessidades e possíveis mudanças de método de ensino para sanar as dúvidas e dificuldades dos alunos que não estão alcançando o progresso dos demais.

Perante as considerações que evidenciam a importância da aplicação da avaliação no processo educativo, há um ressalte para afirmar que esta metodologia deve ser aplicada conscientemente e vinculada sempre a concepção exterior do mundo, inserindo toda pratica pedagógica e decisões metodológicas. A avaliação, portanto, não deve ser apresentada somente no fim deste ciclo de aprendizagem, mas, deve se pensar sobre o caminho que será percorrido em busca de um método mais eficaz em âmbito geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (76.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com