TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIDERANÇA

Por:   •  23/10/2016  •  Artigo  •  3.412 Palavras (14 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 14

Liderar: Significa influenciar as pessoas na direção de um objetivo dentro da organização.

Liderança: Liderança é a influência que uma pessoa exerce sobre outros indivíduos e sobre as atividades dos grupos e equipes.

Influenciar: Possui um significado muito próximo ao do poder pois refere-se a também a habilidade de mudar o comportamento das pessoas para alcançar o objetivo da empresa (vale lembrar que essa mudança de comportamento é apenas para alcançar objetivos profissionais não sendo utilizada para objetivos pessoais) a influência age de maneira mais sutil e indireta do que o poder.

Poder: O poder – a habilidade de influenciar outras pessoas – é extremamente importante para que um líder seja eficaz. Nas organizações, isso muitas vezes significa fazer com que as tarefas sejam realizadas, ou atingir as próprias metas mesmo com a resistência dos outros.

        A diferença entre o poder e a liderança é que no poder as pessoas fazem suas tarefas porque são obrigadas e na liderança ela caminham juntas para um objetivo em comum juntamente com o líder.

        

Tipos de Liderança: São representadas em:

  • Autocrática ou autoritária é a liderança com base no poder de coerção e posição, que despende alta quantidade de energia, procurando o maior controle possível sobre as ações e reações das pessoas. Este estilo de liderança gera, no ambiente organizacional, pessoas passivas e alienadas, porque a sua forma de gerir é impositiva, centralizadora das decisões, ou seja na liderança autocrática, o líder centraliza totalmente a autoridade e as decisões e os subordinados não têm nenhuma liberdade de escolha. A liderança autocrática enfatiza somente o líder.

  • Democrática: é mais comunicativa e seu objetivo é tornar os grupos ou equipes mais participativos e motivados para atender aos objetivos organizacionais. Neste modelo de liderança, o líder permite total liberdade para a tomada de decisões individuais ou em grupo, participando delas apenas quando solicitado. A liderança liberal enfatiza somente o grupo

  • Líder liberal ou laissez–faire: completamente descomprometido, deixa a tarefa da tomada de decisão para seus funcionários. Exerce baixa influência e não se envolve com as atividades diárias. É uma forma de demonstrar confiança na capacidade dos colaboradores e de dar a eles mais autonomia. No entanto, o líder liberal precisa estar atento para que os colaboradores não fiquem sem condução nem cometam erros graves e prejudiquem o desempenho da empresa.

As lideranças são movidas pelos objetivos, de forma que não existe liderança sem objetivos a serem alcançados

Não existe um estilo de liderança ideal, cabe ao líder decidir qual o estilo ideal para a organização, mantendo seus colaboradores motivados através de sua capacidade de influenciar seus comportamentos visando atingir o objetivo desejado, seja ele por um estímulo orientado pela premiação, pela recompensa, ou até mesmo pela valorização do indivíduo.

Para ser considerado um líder nato o indivíduo tem a oportunidade de exercer capacidades próprias conforme suas motivações e preferências, e podem desenvolver certas qualidades e características de um líder ainda muito cedo. Entretanto, nem todas as pessoas que possuem os atributos necessários para exercer uma liderança surgem como líderes: as pessoas precisam estar motivadas para aceitarem esse desafio.

Verifique que, por muitas vezes, a palavra capacidade se repete, o que significa dizer que para liderar é necessário que se tenha algumas competências. A competência de uma liderança está associada às realizações das pessoas, àquilo que elas produzem, ou seja, é necessário que o indivíduo tenha conhecimento suficiente para realizar dada atividade, ter conhecimento sobre o assunto, habilidade para realizar a tarefa obtendo êxito.

O conceito de competência pode ser atribuído a diferentes elementos, como pessoas – com um conjunto de competências, e organizações – que também apresentam um conjunto de competências.

COMPETÊNCIAS: As definições de competência focam a condição de aplicação adequada de conhecimentos, habilidades e destrezas comatitudes e compromissos, bem como a capacidade integral de exercer uma atividade. Essa definição se contrapõe à aplicação do conceito em um campo restrito da educação, em que se considera competência como o desenvolvimento de múltiplas capacidades, diz Irigon (1998). Uma pessoa competente em seu trabalho deve adquirir conhecimento e desenvolver habilidades variadas para a tomada de decisão, a solução de problemas e conflitos, e para negociar.

Soto (2002) estabelece competência em três conceitos diferentes: competência em si, competência diante dos outros e competitividade.

  • Competência em si: grau de preparação teórica, técnica e moral que constitui o perfil profissional particular de cada pessoa.
  • Competência diante dos outros: é o exercício pelo qual a minha competência enfrenta outras competências em disputa por um mesmo benefício.
  •  Competitividade: conjunto de condições ótimas, derivadas da competência em si e da experiência ante os outros, para ter êxito na consecução dos objetivos.

Segundo Soto (2002), a competitividade é uma questão de sobrevivência, é a forma de aprender e crescer para enfrentar o ambiente e os desafios com êxito, dentro de um processo de mudança, desenvolvimento e melhoria contínua.

A diferença entre competitividade e competição é que na competição seria estabelecer uma relação ganha-perde, já competitividade significa uma medida de satisfação do consumidor em um mercado globalizado. Portanto, competitividade é uma estratégia de sobrevivência de médio e longo prazo. A competitividade não implica uma luta entre as partes, pois seus principais valores estão em “o que fazer” para a consecução da produtividade e serviço visando à satisfação do cliente, da sociedade e da própria empresa, diz Segundo Soto (2002).

Já na década de 50, Klemp Jr.(1999) definiu competência como “uma característica subjacente do indivíduo que resulta em desempenho efetivamente superior em um dado cargo”.

Desta maneira, entendemos competência como um agregado de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas que afetam mais significativamente o desempenho de um papel, objetivando a agregação de valor aos resultados organizacionais. Portanto, na atuação profissional, há competência apenas quando há competência de ação. É o saber (conhecimento), saber fazer (habilidade), querer fazer (atitude) e, principalmente, saber fazer acontecer. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (185.7 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com