TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIDERANÇA

Por:   •  8/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 5

ASSERTIVIDADE - comportamento que torna a pessoa capaz de agir em seus próprios interesses, a se afirmar sem ansiedade indevida. Não passa pela vida cheio de inibições, cedendo à vontade alheia, desenvolve controle de si mesmo nas relações interpessoais. É espontâneo na expressão dos sentimentos, sem hostilidade, frente às situações de invasão por parte de outras pessoas. Defende seus desejos, sem ignorar os dos outros. Abordagem direta, mas com respeito. Ouve e procura entender o outro. Aceita acordos. Expõe suas opiniões e sentimentos. Auto-estima acima da aprovação social.  

PASSIVIDADE - Ansioso por evitar confronto, evita abordagem direta, abre mão dos seus direitos pelo outro (cede facilmente), muito preocupado com aprovação social, pouco contato visual/atitude defensiva, tende a pensar na resposta depois que a oportunidade passou, fica geralmente ressentida consigo própria, fica com a sensação altamente desconfortável de ter “engolido mais um sapo”

AGRESSIVIDADE - Ansioso por vencer, mesmo à custa do outro, faz abordagens diretas, mas sem tato (habilidade), faz valer apenas os seus direitos e ignora os dos outros, culpa os outros e usa sarcasmo para “ganhar” a situação, máximo contato visual/ voz alta/atitude agressiva, perde negócios, clientes e amigos, pois sua comunicação gera ressentimentos e hostilidade.

CONFLITOS INTERPESSOAIS - existência de ideias, sentimentos, atitudes ou interesses antagônicos. Causados por ruídos de comunicação, sobreposição de papéis, ocorre quando as expectativas são confusas, incertas.

Recursos Compartilhados: Os recursos são geralmente escassos. Se uma área quer aumentar seus recursos, outra área perderá, pois os recursos costumam ser distribuídos proporcionalmente entre as diversas áreas.

Atividades Interdependentes: Há interdependência entre os indivíduos e grupos na organização, ou seja, um depende do outro para o desempenho de suas atividades. Na interdependência, surgem oportunidades de um grupo auxiliar ou prejudicar o trabalho do outro.

Resultados Funcionais (Positivos): Estimula energias, curiosidade e interesse na solução de problemas. Desperta a atenção para os problemas. Fortalece sentimentos de identidade (coesão). Maior motivação para trabalhar em equipe pelo objetivo em comum.

Resultados Disfuncionais (Negativos): Sentimento de frustração, hostilidade e ansiedade, desvio das energias para o conflito, diminuindo produtividade. Recusas de cooperação, bloqueando a atividade da outra parte. Prejudica os relacionamentos, a comunicação, distorce percepções.

LIDERANÇA CARISMÁTICA - Inspira os liderados e é capaz de causar um efeito profundo e incomum sobre eles. Os seguidores atribuem a ele capacidades heróicas ou extraordinárias. Tem como características visão, correm riscos, sensíveis às limitações e necessidades dos liderados e comportamento incomum.

O líder carismático influencia seus liderados articulando uma visão com um futuro melhor, comunicando expectativas de alto desempenho, expressando confiança no alcance das metas, comunicando um novo sistema de valores, sendo ele um exemplo a ser seguido.  

ÉTICA - Considerar os meios utilizados pelo líder para atingir as metas. Conteúdo das metas. Avaliar o conteúdo moral dos objetivos e os meios.

PERCEPÇÃO - os indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais com a finalidade de dar sentido ao ambiente. Percebe e atribui valores à realidade que o cerca da mesma forma que percebe e atribui significados a si mesmo, formando gradativamente seu autoconceito.

PAVLOV: é necessário estimular para que haja produção. O indivíduo só responde àquilo que é condicionado.

SKINNER: é necessário ter recompensa para produção, erro e acerto. OS comportamentos têm a mesma possibilidade de ocorrer, mas se determinada resposta for reforçada, esse comportamento terá maior chance de ocorrer.

OBS: as duas teorias são tão conhecidas como teorias conexionistas, pois supõem que há uma conexão entre estimulo e resposta. Há dois enfoques principais:

Condicionamento respondente = mais antiga. Início do século XX (Pavlov)

Condicionamento operante = metade do século XX (Skinner)

Inteligência Emocional - capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.

Inteligência Intra-Pessoal - É a capacidade de formar um modelo verdadeiro e preciso de si mesmo e usá-lo de forma efetiva e construtiva.

Inteligência Inter-Pessoal - reconhecimento de emoções em outras pessoas. Habilidade em relacionamentos inter-pessoais.

Auto-Conhecimento Emocional - reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre. Habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para a situação.

Auto-Motivação - dirigir emoções a serviço de um objetivo.

Gerente: pessoa para a qual o grupo se reporta; cria um ambiente para o desenvolmento, feedback e reforço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com