TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIDERANÇA

Por:   •  8/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.312 Palavras (14 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL[pic 1]

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA REGIÃO DOS VINHEDOS - CARVI

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA EDUCAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

LIDERANÇA E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

DAIANE HEMAN

Bento Gonçalves, 05 de dezembro de 2014.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO …......................................................................................................3

2 ESCOPO DA PESQUISA...........................................................................................4

2.1 TEMA.........................................................................................................................5

2.2 PROBLEMA DE PESQUISA....................................................................................5

2.3 OBJETIVO GERAL...................................................................................................5

2.4 OBJETIVOS ESPECIFICOS.....................................................................................5

2.5 JUSTIFICATIVA........................................................................................................5

3 REFERENCIAL TEÓRICO.......................................................................................6

3.1 LIDERANÇA..............................................................................................................6

3.1.1 Tipos de liderança...................................................................................................6

3.2 COMUNICAÇÃO.......................................................................................................9

3.2.1 Tipos de comunicação............................................................................................9

3.2.2 O feedback e a capacidade de ouvir …...............................................................10

4 METODOLOGIA.......................................................................................................12

5 ANÁLISE DOS DADOS............................................................................................13

6 CONCLUSÃO …........................................................................................................14

                                        INTRODUÇÃO

Nas empresas existe uma forte relação entre liderança e comunicação. A maneira como o líder se comunica, interfere diretamente na percepção dos colaboradores. Desta forma o tema desta pesquisa é Liderança e Comunicação Organizacional, a comunicação precisa passar a ser encarada como uma ferramenta estratégica para o exercício da liderança, assim alcançando metas e objetivos propostos.

A liderança é considerada a mola mestra para o sucesso de qualquer organização. Portanto a liderança é um dos recursos primordiais para que a empresa consiga solidificar e atingir os seus objetivos, a Liderança bem coordenada irá permite: fazer planejamentos, conduzir as atividades, identificar problemas monitorar acontecimentos, influenciar a maneira das pessoas se comportarem.

A comunicação é o espelho da cultura da organização, pois vai refletir no processo de gerenciar, se as lideranças não tem comunicação eficaz, organização certamente ficará no mesmo patamar.

 São objetivos deste trabalho: identificar o tipo de comunicação mais utilizado por diferentes tipos de lideranças; Comparar os tipos de liderança da empresa; Verificar a existência de um tipo de liderança predominante na empresa; Constatar o tipo de comunicação ideal. Com este trabalho pretende-se demonstrar como através de uma boa comunicação um líder pode ter todo o apoio necessário para alcançar seus objetivos.

O texto está estruturado em três tópicos principais. O primeiro Liderança e os tipos de liderança, o segundo Comunicação e os tipos de comunicação, e o terceiro descreve sobre analise e interpretação dos dados. A natureza da pesquisa é qualitativa, com entrevistas em profundidade, na forma de questionário. Os entrevistados serão os 3 gerentes da empresa.

A comunicação é um dos principais instrumentos de trabalho utilizado pelo líder e merece atenção especial. Neste sentido, essa foi à razão pela qual a temática foi escolhida. Quanto melhor compreendida a relação entre liderança e a comunicação, mais eficaz se tornarão os processos dentro das organizações, assim como será possível identificar melhores formas de conduzir a relação entre líder, processo e comunicação e colaborador. 

A comunicação tem papel fundamental na Liderança, o Líder deve ter o seu vocabulário simples para que todos os colaboradores o entendam, porém a linguagem pode variar dependendo da situação que o mesmo se encontra. Nessa situação o feedback fornece as informações para saber se os colaboradores entenderam a mensagem, ou não.

ESCOPO DA PESQUISA

2.1 TEMA

Liderança e comunicação organizacional

2.2 PROBLEMA

Como a comunicação influencia em uma liderança eficaz?

2.3 OBJETIVO GERAL

Identificar o tipo de comunicação mais utilizado por diferentes tipos de lideranças.

2.4 OBJETIVOS ESPECIFICOS

a) Comparar os tipos de liderança da empresa;

b) Verificar a existência de um tipo de liderança predominante na empresa;

c) Constatar o tipo de comunicação ideal.

2.5 JUSTIFICATIVA

Para uma empresa obter sucesso no seu desenvolvimento a comunicação é fator fundamental para o processo de liderança. Cada vez mais se faz necessário lideres que tenham uma comunicação aberta e transparente.

 Qualquer que seja o meio usado para a comunicação, a primeira pergunta a ser feita deve ser: “esta comunicação está dentro dos limites de percepção do receptor”? Ele é capaz de recebê-la?

Com este trabalho pretende-se demonstrar como através de uma boa comunicação um líder pode ter todo o apoio necessário para alcançar seus objetivos.

 

3 REFERENCIAL TEÓRICO

3.1 LIDERANÇA

Um líder eficaz exerce uma influência dominante sobre seguidores. A liderança é, sobretudo, um relacionamento, um processo mútuo de ligação entre líder e seguidor.                  Tal processo envolve um relacionamento de influência em duplo sentido, orientado principalmente para o atendimento de objetivos e expectativas mútuas. Nesses termos, não poderíamos dizer que a liderança fica somente a cargo do líder. O processo de influência não está unicamente assegurado pela vontade do líder, mas, sobretudo pela conjunção desta vontade com as imagens, desejos e crenças compartilhados pelo grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (274.9 Kb)   docx (356.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com