TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança

Por:   •  4/6/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 4

1 - LIDERANÇA

A liderança tem sido considerada um processo de extrema importância para dirigir e influenciar as atividades de um grupo de pessoas para o alcance de objetivos em comum, através de sua persuasão e influencia para com seus colaboradores, o líder conseguem junto a seus liderados um direcionamento para o alcance desses objetivos.  

De acordo com MAXIMIANO (2004, pág. 303) liderança e a capacidade de direcionamento de seus colaboradores com o intuito de cumprimento de metas, independente das situações apresentadas no dia a dia. E considerado um líder, a pessoa que consegue com êxito esse direcionamento e busca das metas.

HUNTER (2007, pág. 28) define liderança como: “é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum”.

Por muito tempo, acreditava-se que um líder já nascia com a personalidade e características de um líder, mas diante de pesquisas feitas e varias analises no decorrer dos tempos, constatou que muitos conseguiam se tornar um líder, trabalhando e moldando sua personalidade e atitudes. Conforme citado por Hunter (2007, pág. 29), “liderança – Influenciar os outros – é uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida por alguém que tenha o desejo e pratique as ações adequadas”.

  1. ESTILOS DE LIDERANÇA

Há vários estilos de liderança, pois cada pessoa nasce com sua personalidade e características, uns conseguem aprimora-las, outros já nascem com uma visão de líder. Cada líder tem sua forma de dirigir e influenciar seus colaboradores, além de seus princípios e valores a serem seguidos, diante dessas variedades, foi realizado vários estudos com intuito de identificar os principais estilos de liderança encontrados nas empresas.

  1. LIDERANÇA AUTOCRÁTICA

Para Cavalcanti et al. (2005, pág. 40) o líder autocrático busca centralizar toda a autoridade em si, sendo as decisões tomada por ele. A forma de como agir e os processos a serem executados, são determinados pelo líder, não dando opção de escolha a seus liderados.

Segundo MAXIMIANO (2004, pág. 314):

Quanto mais concentrado o poder de decisão no líder, mais autocrático e seu comportamento ou estilo. Muitas formas do comportamento autocrático abrangem prerrogativas da gerencia, como as decisões que independem de participação ou aceitação. O Estilo autocrático pode degenerar e tornar-se patológico, transformando-se no autoritarismo. Arbitrariedade, despotismo e tirania, que representam violências contras os liderados, são exemplos de comportamentos autoritários.

Partindo do ponto de vista de Maximiano, dependendo da situação, o líder pode trazer problemas internos para a empresa, pois o mesmo usa de sua autoridade e influencia diante ao grupo, para execução de tarefas definidas por ele, que muitas das vezes, podem estar em desacordo com o foco e objetivo da empresa. E diante a situação, os subordinados por terem que acatar as ordens de seu líder, acabam tendo que executar as tarefas, já que não há outra alternativa.

  1. LIDERANÇA LAISSEZ-FAIRE / LIBERAL

De acordo com OLIVEIRA E MARINHO (2005, pág. 4) o líder laissez-faire não se envolve nas atividades exercidas pelo grupo, deixa seus liderados a terem iniciativas para tomarem as decisões necessárias e serem responsáveis pela execução das atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (113.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com