TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança

Por:   •  20/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.292 Palavras (14 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 14

O que é Liderança?

De acordo com Araújo e Garcia (2010) e Lacombe (2011), podemos definir liderança como a competência da pessoa que lidera ou conduz um determinado grupo de pessoas.

Mas o que seria conduzir ou liderar? Em outras palavras: é o ato de levar um determinado grupo de indivíduos, de modo a influenciar seus comportamentos e ações, para atingir objetivos e metas de interesse comuns deste grupo, de acordo com uma determinada perspectiva ou foco para o futuro. O ato de liderar deve ser coerente com um determinado conjunto de ideias e princípios.

Outra forma de definir liderança seria como a ação de levar as pessoas a se comportarem de determinado modo, alterando seu modo de pensar, influenciando seus recursos espirituais e emocionais. Tais mudanças estariam relacionadas diretamente a alterações nas aspirações, responsabilidades e comprometimentos, sejam elas pessoais ou profissionais (BENNIS; NANUS, 1998).

Um líder é uma pessoa que dirige ou aglutina um grupo, podendo estar inserido no contexto de indústria, no exército, etc. Existem vários tipos de líder, que mudam em função das características do grupo (unidade de combate, equipe de trabalho, grupo de adolescentes).

O líder tem a função de unir os elementos do grupo, para que juntos possam alcançar os objetivos do grupo. A liderança está relacionada com a motivação, porque um líder eficaz sabe como motivar os elementos do seu grupo ou equipe.

As habilidades de um líder envolvem carisma, paciência, respeito, disciplina e, principalmente, a capacidade de influenciar os subordinados.

Podemos dizer também que a relação de Líder com Autoridade, esta definida pela capacidade de mandar em alguém, pelo fato de á pessoa designada tenha um  cargo ou função, na qual esse tem poder sobre a outra de função mais baixa.

De acordo com Bowditch e Buono (2002), poder pode ser definido como a capacidade de influenciar diferentes resultados ou a capacidade de controlar indivíduos, eventos ou recursos, objetivando fazer com que algo ocorra. Isto deve acontecer independentemente dos obstáculos ou oposições que houver para a conclusão desta determinada atividade ou tarefa. Podemos definir também que o poder que se da a uma liderança também influencia na forma como o subordinado irá fazer com que o objetivo seja concluído.

Entretanto para definirmos melhor do que realmente estamos falando em relação a poder, vamos ressaltalos:

*Poder Legítimo

Este poder esta relacionado com a posição em que a pessoa ocupa dentro de uma organização, grupo, etc.

Este Poder se caracteriza por basear-se em características do individuo. Também se inclui uns poderes complementares, como o poder baseado em recompensas, na qual se caracteriza pelo mérito onde o individuo ganha promoções e gratificações pelo desempenho na organização.

Já no poder baseado pela coerção tem como características a punição ou ameaças como modo de controlar o desempenho da pessoa. Exemplo disso seria as ameaças por demissão ou ate mesmo desconto de salario pelo não atingimento de metas ou por ter quebrado algum produto.

*Poder Referente

Este poder é aquele que a pessoa conquista, ou seja, ele é um líder onde pela afeição, respeito, carisma em relação aos seus subordinados. Isto acontece por ter características de personalidade que definem o modo como organiza e resolve suas tarefas e objetivos.

*Poder do Saber ou do Conhecimento

Neste tipo de poder, o líder se da exclusivamente no conhecimento da pessoa sobre determinado assunto. Neste é bastante comum que as pessoas que retêm estes conhecimentos tenham maior poder de barganhar coisas ou acordos com outras pessoas.

As pessoas adquirem poder em determinadas organizações devido a fatores como:

Capacidade de lidar com incertezas, na qual este se refere ao futuro, prever por fatores externos como a organização ira se comportar ou o que faram para achar soluções em determinadas situações de dificuldade.

Substitubilidade, fato de uma determinada organização ter dificuldade de substituir um empregado, este por ter formação acadêmica rara no mercado de trabalho ou por fazer parte de uma negociação importante.

Centralidade organizacional, quanto mais a pessoa centralizar tarefas para sí dentro do grupo ou organização, maior será sua responsabilidade e seu poder perante aos demais.

Interdependência do papel ou tarefa, se um colaborador depende de determinada tarefa de um grupo ou colaborador, maior será a probabilidade de ultimo ter poder sobre o primeiro.

Agora vamos discorrer um pouco sobre o Líder e algumas características.

De acordo com Araújo e Garcia (2010), um líder se caracteriza por ser alguém que possui seguidores e que, de alguma forma, inspira confiança nas pessoas. Esta pessoa defende alguns valores que representam a vontade coletiva de um grupo de pessoas e pode ser considerada como o principal responsável pela realização e alcance dos objetivos de um determinado grupo de pessoas.

Podemos dizer também que o líder é aquele que aponta aos seus liderados quais os caminhos a seguir e onde devem focar os seus objetivos para que assim possa tingir os objetivos da organização. Ou seja, líder é aquele que é o principal responsável pela realização dos objetivos, o líder também deve se levantar frente ao grupo para defender os valores e as vontades coletivas do grupo. O grupo tem que estar sempre em sintonia em prol do objetivo a ser buscado, neste caso cria o espírito de equipe. Ele deve possuir a lealdade do grupo, fazer seus subordinados entenderem que é importante alcançarem seus desafios assim mostrando a sua importância para organização.

o líder é o maior exemplo e modelo de comportamento a ser seguido pelos liderados. Se o líder se comporta de modo não adequado, é elevada a probabilidade de os liderados se comportarem também desta forma. é extremamente importante que ele mantenha uma postura ética e responsável.

Já de acordo com Karlof (1994 apud ARAÚJO; GARCIA, 2010; LACOMBE, 2011), são características, atribuições e compromissos do líder:

  • ·Fornecer informações e diretrizes para aquilo que deve ser feito. Além disso, é importante que o líder busque caminhos e alternativas para resolver possíveis problemas que possam acometer o grupo;
  • ·Buscar cooperação de todas as pessoas envolvidas no grupo, para o alcance dos objetivos;
  • ·Motivar os liderados de modo a alcançar as metas que foram previamente estabelecidas para o grupo.

Farias

(2003 apud LACOMBE, 2011)

- Objetivar a autoliderança;

- Compartilhar o poder, por meio da delegação de tarefas e fornecimento de informações;

- Coragem para tomar decisões e seguir em frente;

- Manter um foco em um determinado objetivo;

- Atuar como um agente de mudança no grupo e na organização;

- Realizar, sempre que possível, pesquisa e mapeamento de pontos positivos e de pontos a melhorar;

- Buscar seu caminho, independentemente dos obstáculos e das outras pessoas;

- Sempre avaliara situação;

- Ser capaz de enxergar os objetivos, não perdendo esta visão;

- Ser visível e aparecer aos liderados.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (229.9 Kb)   docx (307 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com