TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança

Por:   •  24/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.981 Palavras (8 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 8

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.

FACULDADE ANHANGUERA DE OSASCO

MBA EM GESTÃO DE PESSOAS

Matéria: Liderança

LIDERANÇA NO AMBIENTE EMPRESARIAL

Osasco

2014

SUMÁRIO

I - INTRODUÇÃO 5

II - A EMPRESA 6

III - POLITICA DA EMPRESA EM RELAÇÃO AO PAPEL DOS LIDERES 7

IV - PAPEL DOS LIDERES NA EMPRESA EM ESTUDO 9

V - CONCIDERAÇÕES DE ALGUNS AUTORES ACERCA DO LÍDER 11

VI - CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

VI - REFERÊNCIAS 14

I - INTRODUÇÃO

Com a chegada da globalização e as transformações que vem ocorrendo, a gestão de pessoas constitui-se numa poderosa ferramenta dentro do ambiente organizacional onde se busca qualidade e produtividade.

Nesse contexto verifica-se a importância de investir no talento humano e no desenvolvimento de habilidades que possam contribuir para o sucesso da organização, então a figura do líder ganha destaque, pois possui a capacidade de influenciar um grupo e ajudá-lo a atingir suas metas, mas para isso, é necessário que a organização resgate valores que reforcem a importância e a necessidade de capacita-los, seja por meio de palestras ou treinamentos, visando melhorar o relacionamento destes com seus liderados e promover um ambiente mais harmônico e produtivo.

Para o bom andamento dos departamentos, o líder precisa estar motivado e procurar desenvolver uma relação de confiança entre os indivíduos, por meio de atitudes éticas e transparentes.

A partir do estudo feito sobre os estilos de liderança teórico e empresarial, pretende-se conhecer e analisar os fatores que levam os líderes a exercerem influência ou não na motivação da equipe.

O desempenho dos liderados pode estar ligado diretamente com as habilidades interpessoais desenvolvidas pelos líderes nas organizações e a importância dessas habilidades, pode ser determinante para o aprendizado e para as pessoas no processo de mudança organizacional.

Cada líder tem um estilo e nem sempre condiz com o desenho de liderança que a empresa apresenta.

II - A EMPRESA

A empresa denomina-se Industrial and financial Sistem do Brasil, é uma empresa Sueca, fundada em 1983 e sua sede se instala no Brasil em 2011, está localizada na Alameda Caiapós, em Tamboré - Alphaville, fornece e implementa o IFS applications que se trata de um conjunto de software ERP que se adéqua em empresas de diversos seguimentos.

A IFS mantém o foco em negócios ágeis, nos quais qualquer um dos quatro principais processos estratégicos: gerenciamento de serviços e ativos, manufatura, cadeia de suprimentos e projetos.

A empresa tem mais de 2000 mil clientes e está presente em mais de 50 países com 2700 colaboradores no total.

No Brasil tem 160 funcionários e quatro líderes, no RH, Administrativo, TI, financeiro e implementação.

III - POLITICA DA EMPRESA EM RELAÇÃO AO PAPEL DOS LIDERES

Não existe documentos descrito para o papel de cada líder, mas através de reuniões eles esclarecem o que esperam de cada função dentro da empresa.

Exige-se carisma, simplicidade, compreensão e atenção de todos os Líderes e que de forma sabia se comuniquem com clareza e achem as devidas soluções a cada problema encontrado, tenham preocupação no bem estar de todos dentro e fora da empresa, acredita-se que problemas pessoais prejudicam o andamento do trabalho e do bom relacionamento.

Dedicação e preocupação com cada individuo dentro da empresa é essencial.

É bem claro a todos que a liderança não é exibir poder, e essa é a principal distinção de um líder enquanto direciona sua equipe em busca dos objetivos.

Seu papel é se relacionar com toda a equipe, tendo sempre a iniciativa de ajudar e lutar diretamente em busca de resultados almejados, contribuindo para fazer do clima organizacional um ambiente sempre produtivo.

Para desenvolver bem o seu papel, um bom líder tem que ter algumas características essenciais para atingir de forma excelente os resultados almejados, ambição e energia (vontade, desejo de prosperar e desenvolver.), desejo de liderar, integridade, honestidade, autoconfiança, inteligência, conhecimento e ser integrador.

Compartilhar a visão da empresa, serve de exemplo na prática dos princípios e valores organizacionais, alinhar as pessoas em torno de um objetivo, é fonte de inspiração, o foco está em desenvolver pessoas, construir relações e promover inovações.

Preparar sua equipe para resultados inesperados, um líder deve sempre motivar e desenvolver profissionais desta forma, e precisam estar focados nos objetivos da empresa, por isso é importante sempre estar atendo e em busca de soluções para qualquer tipo de situação, antes que prejudique o desenvolvimento da empresa e não apenas o seu setor.

Outra característica importante que o líder deve ter é a capacidade de encontrar outros líderes em sua própria equipe. É possível enxergar um bom líder quando ele ainda é apenas membro de uma equipe, pois a liderança se manifesta de forma natural, na medida em que o grupo segue sua orientação. O líder natural é aquele que é respeitado pelo grupo e que quando um membro precisa de ajuda recorre a ele.

O líder deve inspirar, desenvolver pessoas, e principalmente servir apoiando e caminhando junto da equipe, para que essas alcancem metas e resultados, conquistando cada vez mais objetivos.

IV - PAPEL DOS LIDERES NA EMPRESA EM ESTUDO

1 - O Presidente Lavio Falcão, defini as políticas e objetivos específicos de cada área, coordenando a execução dos respectivos planos de ação, facilitando e integrando o trabalho das equipes, visando a otimizar os esforços para a consecução dos objetivos da empresa, sabe identificar oportunidades, avaliar a viabilidade e faz recomendações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com