TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança

Por:   •  16/11/2015  •  Resenha  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 4

LIDERANÇA

a) O que é liderar? Mencione pontos positivos e negativos associados à liderança.

Ser um líder é mais que distribuir funções ou tarefas, um líder tem que ter a capacidade de tomar decisões difíceis de forma rápida e capacitada, motivar sua equipe, comandar, influenciar e atrair para perto se si talentos que sejam importantes para o desenvolvimento da empresa.

Pontos positivos: O desenvolvimento pessoal; as interações com pessoas com diversos tipos de personalidade facilitam os relacionamentos dentro e fora da empresa. Experiência tanto profissional quanto de vida e aprendizado, um líder sempre aprende com os erros para que eles não voltem a acontecer.

Pontos negativos: Pressão por resultados, quantidade elevada de trabalho pois um líder tem que efetuar outras funções além de liderar e tomar decisões sobre o seu grupo, gerenciar problemas pessoais que integrantes do grupo venham a enfrentar.

b) Cite um exemplo de uma pessoa pública que pode ser considerada um líder. Justifique a escolha.

Ayrton Senna: um profissional dedicado, buscou sempre melhorar o seu desempenho, procurava sempre aprender mais sobre equipamento que estava utilizando, quando tinha algum conhecimento sobre o equipamento partilhava com a equipe para que todos tivessem o mesmo foco, sabia escutar e conversar com sua equipe é um líder inspirador.

c) O que é uma liderança eficaz? Conte uma situação vivenciada ou conhecida que ilustre a eficácia de um líder.

Um líder eficaz é aquele que tem a capacidade de tomar decisões difíceis e adotar posições firmes, criar estratégias para alcançar as metas estipuladas pela diretoria e ser capaz de cumprir as metas financeiras estipuladas.

Roger (treinador do Grêmio) um exemplo de líder eficaz. Pegou um grupo desacreditado pelo antecessor dito que não tinha qualidade no grupo. Roger pego este mesmo grupo procurou por talentos, alocou estes talentos nas posições onde poderiam render melhor, os que precisavam de direcionamento eles foi e mostrou com era para fazer e como poderia ser feito e sempre protegeu o seu grupo nunca expos seus subordinados.

d) Fale um pouco sobre as pressões pertinentes aos cargos / funções de liderança? De que forma estas pressões se relacionam com a rotatividade dos líderes?

As pressões fazem parte do “pacote de benefícios” de um líder, mas algumas vezes estas pressões são responsáveis pela troca de líderes nas instituições. O desequilíbrio entre vida pessoal e profissional (ao meu ver este é o ponto crucial para a rotatividade): o profissional não deve deixar que nem um nem o outro se deixem influenciar, cada um tem sua importância mas quando o profissional entra em conflito com o pessoal normalmente o profissional acaba caindo de produção. Outro ponto a ser mencionado é a ambição de ser bem-sucedido o profissional acaba colocando para si uma necessidade de ser promovido ou de ter um reconhecimento para um período as vezes muito curto e quando isso não ocorre ele acaba se desmotivando e procurando outra empresa pois acredita que se permanecer nela na terá o reconhecimento que merece.

e) Discorra sobre o processo de sucessão de líderes, trazendo um exemplo vivenciado, acompanhado ou conhecido.

Sobre o processo de sucessão de lideres no Brasil apenas uma palavra despreparo. No Brasil pouquíssimas empresa tem ou utilizam de forma correta o plano de sucessão seja para qual for o cargo. O despreparo é o maior problema enfrentado pelas empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com