TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lkdpo´fvj

Por:   •  17/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE 2

Responda as questões abaixo:

1. Faça um quadro síntese das principais escolas do pensamento econômico.

R-

Escolas do pensamento econômico

Fisiocrata Único trabalho produtivo é o agrícola. Investiam na produção agrícola.

Clássica Caracterizada na produção, exclui a procura e o consumo, deixando-os para segundo plano. Baseada em Adam Smith e David Ricardo.

Marxista Representada por Karl Marx. Ele interpretou a Teoria do Valor-Trabalho e ainda buscou entender a realização do capital.

Neoclássica Desenvolveu-se em 1870 (quando marcou a mundialização das relações econômicas) e foi até 1929 (quando aconteceu a crise que atingiu as economias dos países). Podemos destacar como sendo dessa escola: Vilfredo Pareto, Léon Walras e Alfred Marshall.

Keynesiana Diz que o sistema capitalista tem um caráter instável. Ademais, diz que em momentos de crise, a intervenção do Estado pode gerar demanda, dependendo dos investimentos e tendo em vista a garantia de níveis elevados de emprego. Esse pensamento conduziu o capitalismo entre 1940 até o final de 1970.

2. Fale sobre a importância da Escola Fisiocrata para a economia.

R- A escola fisiocrata é uma teoria econômica que surgiu para se opor ao mercantilismo. Para os fisiocratas, o único meio de produzir riquezas era a agricultura, pois ela exigia poucos investimentos e proporcionava grandes lucros. De acordo com a teoria, teria apenas um único imposto que deveria ser pago pelos proprietários de terra, por conseguinte, livrava os demais da sociedade dos inúmeros impostos. Foi de grande importância para a economia científica, porque foi tomada como ponto de partida para a criação da teoria clássica de Adam Smith.

3. Explique o significado de monopólio e dê exemplo dessa estrutura de mercado.

R- Monopólio é ter o direito exclusivo sobre um negócio ou indústria, ou seja, é a exploração sem concorrente em virtude de um privilégio.

• Monopólio Estatal. Correios e Telégrafos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com