TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Llllllllllll

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.065 Palavras (9 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Um dos desafios dos dias atuais é a necessidade de compreender o comportamento de uma organização. Da mesma forma que cada ser humano tem uma personalidade que se forma ao longo de seu desenvolvimento e que se expressa através de seus comportamentos, as organizações e empresas também apresentam uma cultura que conduz os indivíduos que nelas trabalham, a se manifestarem dentro de alguns padrões de condutas comportamentais, as quais demonstram em linhas gerais os princípios, as normas e os valores delineados pela alta administração. Muitas são as variáveis que, se trabalhadas garantem diferenciação à empresa. Duas delas são a capacidade empresarial de mudanças e a capacidade lógica e racional de planejamentos estratégicos, onde se inclui atividade, produtos, serviços e pessoas conseqüentemente. Uma empresa não se constrói apenas de números, produção, balanços e patrimônio, que são dados tangíveis, mais do que isso, uma organização se forma a partir dos líderes que a conduzem, das pessoas que lá trabalham, dos comportamentos organizacionais, que representam os fatores intangíveis. Entender essas dinâmicas requer percepção, visão e sagacidade.

Na administração, existem dois conceitos que são considerados iguais para a maioria das pessoas, mas que possuem significados completamente distintos: eficiência e eficácia. É através dessas definições que podemos concluir se uma determinada organização está desempenhando seu papel com sucesso ou se há algo que deve ser transformado. A eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos utilizando a menor quantidade de recursos possíveis; ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos. Já a eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo. É escolher os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado. A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, enquanto a eficácia se refere ao resultado da mesma. Uma atividade pode ser desempenhada com eficácia, porém sem eficiência e vice-versa. Uma organização de sucesso é aquela que realiza suas tarefas de forma eficaz e eficiente.

Capítulo 1

O comportamento organizacional tem como principal foco o estudo do ser humano, incluindo suas ações, o ambiente em que está inserido entre outros. Suas finalidades são explicar fatos que causaram algum acontecimento na empresa

A previsão da mesma é direcionada a eventos futuros, com o intuito de obter resultados das ações estabelecidas. Neste caso o controle é algo crucial que se deve ter para gerar eficácia no rendimento empresarial

É através do CO que grandes empresários melhoram e aprimoram a qualidade dos produtos e serviços para satisfazer seus clientes, desempenhando sempre o papel de bom administrador compreendendo e adaptando o estilo empresarial para com diferentes tipos de pessoas. O comportamento organizacional além de usar as competências e habilidades do empreendedor tem como um dos objetivos o fortalecimento da equipe, inovando e incentivando os mesmos a ultrapassar as dificuldades e é claro amarem o que fazem.

Alguns escritores classificam comportamento organizacional de diversas maneiras, como por exemplo:

Chiavenato (CHIAVENATO, 2006), diz ser comportamento organizacional o estudo sobre a dinâmica das organizações e como pessoas e grupos se comportam no interior delas.

Já Caravantes (CARAVANTES 2009), diz que é o estudo dos comportamentos dos indivíduos e seus impactos nos ambiente de uma empresa. Visando trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais para o desenvolvimento continuo e assertivo de soluções, afim de: reter talentos, evitar o turnove e promover engajamento e harmonia entre os estakeholders.

Seja qual for o significado de comportamento organizacional e quem o define, sabemos que o mesmo, é uma das maneiras mais eficientes de se obter sucesso no mercado de trabalho, abrindo portas e ensinando a ultrapassar barreiras, alcançando dessa forma o auge do sucesso.

Sistemas abertos

Nas organizações

Sistemas fechados

Nas organizações

Interage com o ambiente

Por exemplo: É quando a empresa possibilita que você se conecte via e-mails, MSN e outros meios com pessoas/setores que não são de dentro da empresa. Não interage com o ambiente.

Por exemplo: É quando uma empresa possibilita apenas que você se comunique com pessoas de dentro da mesma empresa, ou seja, os e-mails, MSN, telefone são apenas para a comunicação de um setor com o outro.

Fonte: Chiavenato, 2006

Capítulo 2

A inovação é introdução de algo novo em qualquer atividade humana. É vetor de desenvolvimento humano e melhoria da qualidade de vida. Em uma empresa inovar significa introduzir algo novo ou modificar substancialmente algo já existente.

Tal conceito pode ser diferenciado de acordo com as pessoas, seus cargos, funções e idades, por exemplo, um grupo de cinco executivos de uma empresa de turismo, disse que inovação é saber aproveitar as oportunidades existentes no mercado e transformar as mesmas em novas fontes de conhecimento, que sejam lucrativas e que façam a diferença. Três jovens universitários entre dezoito e vinte e quatro anos, falaram que a inovação é quando se introduz ou modifica-se algo novo ou que já exista com o objetivo de promover mudanças benéficas.

O administrador de uma rede de lojas de eletrodomésticos disse que a mesma é responsável pelo sucesso de grandes empresas, pois é a mesma que introduz mudanças que são capazes de levar uma empresa ou instituição ao sucesso. Já a gerente administrativa desta mesma loja disse que; inovação é quando se cria ou faz algo em prol de um objetivo maior; como criar promoções, pacotes e descontos inexistentes na concorrência.

Uma doméstica falou que, inovação é saber aproveitar oportunidades e fazer das mesmas, algo diferente que ninguém nunca viu, ou seja, ter percepção. Quatro estudantes do ensino fundamental concordaram ao dizer que inovar é fazer o que ninguém faz, com métodos simples, mas que são capazes de levar ao sucesso. Três trabalhadores da construção civil disseram que, inovação tem haver com o crescimento da tecnologia, que por causa da mesma, as empresas são obrigadas a mudar seus planos, para não “ficar para trás”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (134.1 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com