TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logisticas Exercicios Resolvidos

Por:   •  23/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.827 Palavras (8 Páginas)  •  1.738 Visualizações

Página 1 de 8

1) Quais são as atividades-chave da função da logística empresarial? Debata sua existência e grau de importância para a gestão de:

a) um fabricante de computadores

b) um hospital

c) uma rede de fast-food

2) Explique por que as empresas devem considerar as áreas de marketing, produção e logística dentro do conceito de integração entre elas.

O marketing é o responsável por gerar e entregar valor aos consumidores de um certo mercado, gerar valor no sentido de expressar características, atributos, benefícios, e objetivos em forma de produtos que irão motivar os consumidores à compra; A produção será a responsável por agregar a esse produto um valor durante o processo da transformação da matéria-prima; E a logística irá agregar valor disponibilizando o referido produto em tempo e em quantidades desejadas pelo cliente.

3) Explique de que forma a logística pode proporcionar vantagem competitiva às empresas.

A logística pode proporcionar vantagem competitiva às empresas através da redução dos custos e com a geração de valor para seu consumidor final, fazendo com que aconteça o aperfeiçoamento do desempenho de cada membro e de toda a cadeia de suprimento.

4) Descreva o princípio da distribuição diferenciada. Explique de que maneira ele é ilustrado nas seguintes situações:

a. Os custos totais da distribuição são minimizados quando pedidos pendentes em estoques de armazéns centrais são atendidos a partir de estoques de fábrica. Transporte premium é utilizado para a remessa direta da fábrica aos clientes dos pedidos pendentes.

b. Os tipos de produtos estocados em um armazém são agrupados de forma a disponibilizar níveis diferentes de estoque para cada um dos grupos.

A distribuição diferenciada parte do princípio que nem todos os produtos devem ter o mesmo nível de serviço aos clientes. É necessário que aconteça a adoção de estratégias diferenciadas a fim de suprir as diferentes exigências dos clientes e as diferentes características do produto (peso, volume, tamanho, etc) de uma linha de produção. No exemplo A podemos considerar os produtos que tem uma grande rotatividade, tais produtos possuem um sistema de reposição contínua. Devido ao grande número de pedidos é comum ter pequenos prazos de entrega e previsões apuradas fazendo com que aconteçam diminuição no nível de estoque. Já no exemplo B é comum fazer a estocagem máxima de determinado produto a fim de fazer um canal entre as partes. Esse canal vai ser o responsável por fazer trocas rápidas de produção em prazos mínimos, além de poder oferecer um fornecimentos flexível e um transporte de qualidade com o processamento individual dos pedidos.

5) Explique de que maneira as situações a seguir ilustram o princípio do adiamento. a. Sabão em barra embarcado a granel para armazéns próximos aos mercados em que as vendas efetivamente realizadas na área determinam o tamanho da embalagem do produto final.

b. Um fabricante de rações embarca produtos sem rótulos, para os seus armazéns. O equipamento de rotulagem existente nesses armazéns é que dá ao produto sua marca final.

Se a empresa tem costume de comercializar determinadas porções padronizadas do sabão é provável que se tenha uma máquina que fará o corte e a rotulações desses modelos, todavia caso venha a acontecer uma de um novo cliente vir a fazer um pedido de uma porção especial seria possível adequar o pedido ao cliente.

Os diferentes tipos e raças de animais fazem com que eles possuam diferentes dietas alimentares. Uma vez que o produto está à disposição do cliente o mesmo pode determinar a porção que irá saciar a sua demanda sem desperdício ou excessos.

6) Descreva a maneira pela qual os fabricantes de automóveis praticam rotineiramente a padronização em seus canais de distribuição.

Os fabricantes procuram padronizar as suas peças utilizadas na fabricação do produto e da forma que se é executado o serviço. Essa padronização fará com que aconteça a redução dos custos, o ganho de tempo na produção, minimiza a chance de erros e segue a tendência de mercado. Ao se padronizar as peças e serviços qualquer filial tendo o processo descrito poderá fazer uma análise caso aconteça algum erro e facilmente poderá ser corrigido, tornando mais simples para o consumidor final.

7) Quais são os fatos econômicos básicos do princípio da consolidação? À medida que os embarques se tornam menores, qual a razão do aumento da eficácia da aplicação deste princípio? Descreva uma situação em que a consolidação apresenta substanciais vantagens econômicas.

8) Você planeja iniciar uma empresa de vendas, pela internet, de roupas para homens e mulheres, em tamanhos e preços médios. Lojas locais dessas roupas, seus principais concorrentes, apresentam uma seleção limitada de tamanhos para esse mercado, e não têm agilidade na obtenção de itens que não fazem normalmente parte de seus estoques. Alguns clientes gostam da oportunidade de provar as roupas e de ouvir conselhos dos vendedores, mas ficam quase sempre frustrados com a limitação das opções. Você sente que pode contar com uma vantagem de preço em função do reduzido pessoal para tocar o negócio (esses funcionários seriam apenas de receptores e despachantes de pedidos, e seu armazém/loja fica num ponto da cidade em que os aluguéis são baratos). Qual a estratégia a ser formulada para permitir que você concorra efetivamente com os varejistas locais?

Um ponto importante é conhecer o seu público, na pesquisa já feita foram estabelecidos alguns parâmetros que ajudaram a adequar a melhor estratégia para concorrer com os varejistas locais. É necessário que aconteça também a fidelização desse cliente, uma vez que a conquista de um novo é um processo trabalhoso e cara para a organização. O aproveitamento das mídias sociais seria interessante uma vez que se é um processo online, posts curtos com dicas, análises, cuidados serão um atrativo a mais no mercado. Reforçar a disponibilidade de itens variados e na agilidade de obtenção para o público além de reforçar a vantagem no preço.

9) Defina algumas das ações que um profissional de logística poderia adotar na eventualidade de uma pane no sistema logístico causada pelos seguintes fatores:

a. Um incêndio no armazém

Fazer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com