TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macrofluxo

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

Hierarquia Administrativa

  Segundo Chiavenato é possível realizar um hierarquia administrativa, onde os funcionários de uma determinada organização realizam suas tarefas com eficiência e eficaz. A hierarquia administrativa refere se aos níveis de administração de uma empresa de acordo com suas tarefas e objetivos. Predomina se um esquema de controle, pois no caso de uma organização de grande porte é utilizado muitos níveis hierárquicos, porém em uma de pequeno porte não exige a mesma necessidade, sendo ao contrário. Resumindo hierarquia administrativa a seguir é representada em três tópicos.

  • Divisão do Trabalho

  É a divisão realizada dentro de uma organização referindo a variedade de tarefas em atividades separadas. A divisão do trabalho esta interligada a especialização do trabalho sobre as técnicas de soluções dos problemas, um bom exemplo é um organograma de uma organização com a divisão de setores, com suas funções específicas.

  Porém como atualmente muitas organizações adotaram a especialização de trabalho, esta se tornando repetitiva e monótona, fazendo que um funcionário se isole por respectivamente estar realizando uma determinada tarefa. Então para a melhoria aos funcionários houve a modificação nas organizações, que resultou em ampliação dos cargos, proporcionando e atribuindo tarefas as equipes em variedades em tarefas e funções.

  • Cadeia de Comando

  Cadeia de comando esta relacionado a dois principais princípios que estão interligados a Teoria Clássica da Administração; ou seja, o princípio unidade de comando define se em cada funcionário deve subordinar se apenas á um chefe. No princípio escalar é quando todas as pessoas de uma organização a quem reportam e quais níveis administrativos sucessivos que levam ao topo.

  • Autoridade, Responsabilidade e Delegação

  Poder em uma organização é a capacidade de afetar e controlar as ações e decisões das pessoas, que é conhecido como o poder de posição.

  Autoridade define se em tomar decisões em uma organização relativamente ao poder legitimado. Na autoridade possui três características:

  1. Autoridade é utilizada de acordo com a posição organizacional.
  2. Autoridade é realizada apenas quando os subordinados á aceitam.
  3. Autoridade possui a Hierarquia Vertical.

Responsabilidade associa se a autoridade, ambas caminham juntas, pois ocorrendo contrário vai atrapalhar sucessivamente o desenvolvimento. No caso dos administradores recebem autoridade de acordo com a sua responsabilidade.

  Com essa união se transforma na atribuição que através da autoridade e a responsabilidade são distribuídas entre os órgão da organização, que resulta em que a pessoa que recebe a autoridade e responsabilidade, reporta-se a justificar os resultados de suas atividades ao seus superiores na cadeia de comando.  A atribuição gera resultados satisfatórios, pois pode se por meio de processos e tomada da decisão realizar um desempenho motorizado que assim os funcionários podem receber um bônus em troca pelo seu reconhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (68.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com