TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macrroeconomia

Por:   •  3/5/2015  •  Monografia  •  1.705 Palavras (7 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 7

Etapa 1

Globalização conceito e surgimento

A globalização é um conjunto de transformações na ordem politica e econômica mundial visíveis desde o século XX. A mesma trata de um fenômeno que criou pontos em comum na declive economia social, cultural e politica, e que consequentemente tornou o mundo interligado, fazendo com que se formasse uma aldeia global.

O processo de globalização é a forma com que os mercados de diferentes países interagem e aproximem pessoas e mercadorias. A quebra de fronteiras gerou uma expansão capitalista onde tornou-se possível realizar transações financeiras e expandir os negócios ( até então restritos ao mercado interno ) para mercados diferentes e emergentes.

O complexo fenômeno da globalização teve seu inicio na era dos descobrimentos e se desenvolveu partir da revolução industrial. Foi resultado da consolidação do capitalismo dos grandes avanços tecnológicos (revolução tecnológica) e da necessidade da expansão do fluxo comercial mundial.

As inivações na área das telecomunicações e da informática (especialmente com a chegada da internet) foram determinantes para um mundo globalizado.

A globalização se verifica nos campos cultural, políticos e econômico através de sua intergração dos países e pessoas em todo mundo, fazendo com que as mesmas juntamente com os governos possam se comunicar de maneira imediata, principalmente através da internet, facilitando assim as transações econômicas financeiras ou comerciais, com a troca de informações e a criação de uma conexão cultural através do mundo.

A globalização teve inicio após a guerra fria, aparecendo em círculos intelectuais e nos meios de comunicação, tornando possível a união de países e povos, e por meio desta união se dá a impressão de que o planeta está cada vez menor.

Juntamente com a globalização também chegou uma nova fase do capitalismo. O capitalisto se transformou em um sistema completo e maduro, uma vez que antes era completo apenas em duas variveis da orbita de circulação das quais eram o comercio mundial e a exportação de capitais. Ao se expandir por todo planeta o sistema capitalista unificou-se mundialmente em um ciclo econômico e possibilitou a ocorrência de crises mundiais completas.

Apesar do movimento técnico cientifico, com a globalizaçãoo sistema se aproxima de um limite de reprodução, tendo em vista que, se o capitalismo desenvolvesse totalmente seu potencial produtivo, levaria a uma crise global de super produção. Essa contradição explica o fenômeno da financeiralização da riqueza que se apresenta como conta ponto a incapacidade do sistema desenvolver plenamente suas forças produtivas. Todavia o processo especulativo significa uma forma particular de acumulação que o capital pensou ter encontrado para dibrar o ajuste de contas com a lei do valor.

Ao analisar o processo de especulação financeira, a partir do final da década de 1970, e verificar a trajetória das chamadas finanças estruturadas, o livro constata o crescente descolamento entre as órbitas da produção e das finanças, cujo desenlace não poderia ser outro que a grande crise atual do capital. Em 2002, os sintomas da crise atual já se delineavam: se juntarmos as crises parciais da década de 1990 e a do início do século 21, já se pode prever claramente que estava se gestando no interior do sistema uma crise de grandes proporções.

http://www.infoescola.com/geografia/globalizacao/Por Cristiana Gomes

Globalização e o capitalismo contemporâneo, A

[pic 1]

[pic 2]

Autor:

Edmilson Costa

Número de páginas:

216

ISBN:

978-85-7743-091-8

Editora:

Expressão Popular

Etapa 2

Terceirizar serviços habitualmente realizados pela própria empresa, por muitos anos foi considerado uma técnica tediosa de redução de custos das tarefas administrativas e de TI. Mas, a partir do início dos anos 90 tal ponto de vista mudou, na medida em que as empresas começaram a delegar funções centrais. Hoje, o outsourcing (terceirização) assume a condição de ferramenta estratégica no momento em que é utilizado para agregar valor, assim como também, transformar um negócio. Diante deste cenário e levando em consideração que cada organização opera em uma realidade singular, questiona-se a que atividades e serviços a terceirização atende plenamente, no ramo de prestação de serviços de saúde.

Por definição outsourcing significa terceirizar se traduzirmos, contudo há uma diferença entre a maneira que vemos a terceirização habitual, como a limpeza, logística e outras diversas áreas dentro da empresa é que o outsourcing é uma terceirização que influência para estratégia de negócios, uma vez que contatando esse serviço serão profissionais daquela determinada área que cuidaram daquele serviço especifico.

Para reduzir custos muitas empresas brasileiras estão aderindo a terceirização de serviços de TI, resultado de um enorme crescimento deste importante mercado, onde cada vez mais empresas prestam serviços nas áreas tecnológicas de informação, para os mais diversos segmentos coorporativos.

Vejamos os dado:

Mais de 60% das empresas brasileiras terceirizam serviços de TI, indica estudo

Mais de 60% das empresas brasileiras que utilizam computadores optaram pela contratação de fornecedores de serviços terceirizados de TI no ano passado, de acordo com o relatório TIC Empresas 2011, cuja edição final foi divulgada nesta terça-feira, 18, pelo  Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). O índice é 22% superior à medição realizada no ano anterior, quando o percentual atingiu 50% das companhias nacionais.

As empresas que mais recorreram a essa modalidade de contratação foram as dos mercados imobiliários, científico, técnico, administrativo e de serviços complementares, com taxa de terceirização de 66%. Na sequência aparece a indústria de transformação, com 65%, seguida das empresas de informação, comunicação, artes, cultura e recreação, com 53%”.

Fonte: http://www.tiinside.com.br/18/09/2012/mais-de-60-das-empresas-brasileiras-terceirizam-servicos-de-ti/ti/300177/news.aspx

O maior benefício para uma empresa terceirizar sua área de TI é poder focar no próprio segmento de mercado sem se preocupar com área de tecnologia. A empresa fica isenta de encargos trabalhistas e pode dispor de profissionais sempre que possível para resolver seus problemas. “Afinal, existe um contrato para garantir o atendimento dentro do prazo estipulado (SLA) e a qualidade de serviços prestados”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (271.7 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com