TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marmiteiros de mumbai

Por:   •  8/5/2015  •  Resenha  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  938 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CRÍTICA

Dados Gerais

Disciplina

Gestão da Cadeia de Suprimentos

Professor

Aluno

Turma

4º-Noite

Telefone

e-mail

Análise do Texto

Título do Texto

A Surpreendente História dos Dabbawalahs de Mumbai

Autor (es)

Palavras-Chave do Texto (no máximo 4 palavras)

Eficiência

Qualidade

Excelência

Satisfação dos seus clientes

Descrição do Assunto (no máximo 50 palavras)

  O texto fala sobre os Dabbawalahs de Mumbai, que são as pessoas que carregam embalagens de refeição. Relata sobre sua eficiência, como podem ser recolhidas tantas marmitas e ter um alto nível de qualidade, sempre chegando no horário do trabalhador almoçar, nem tão cedo para a marmita esfriar e nem tão tarde para não passar o horário de almoço, o trajeto que eles fazem é de bicicletas, carrinhos de mão ou caixas de madeira que comportam até 60 marmitas, e depois fazem a logística reversa onde todas as marmitas são devolvidas no seu local de origem.

Apreciação Crítica (no máximo 300 palavras)

O texto em questão vem nos trazer uma análise em relação a uma organização muito bem formada e administrada, que, nos leva a refletir sobre a forma e o comportamento das empresas atuais. Mostra que nem sempre são necessários grandes investimentos e alta tecnologia para ser um serviço de alta qualidade e eficiente. De forma intuitiva, a organização dos Dabbawalahs segue os mais modernos manuais de administração. Os entregadores têm autonomia para realizar seu trabalho, os problemas são resolvidos sem a consulta a chefes ou superiores e há apenas três níveis na hierarquia da cooperativa. Há os entregadores, os coordenadores, que cuidam da distribuição das encomendas nos trens, e o pessoal do apoio administrativo, que fica no escritório. Esses trabalhadores são uma espécie de síntese do atraso do capitalismo de Mumbai. E é exatamente por isso que eles se tornaram uma referência. A primeira lição que emerge com a análise de seus incríveis índices de eficiência é que tecnologia e capital são ótimos, mas a falta deles não significa a impossibilidade do sucesso. Com suas bicicletas e o suporte do sistema de transporte público, os Dabbawalahs mantêm as entregas de marmitas em dia e o sistema é tão eficaz que a taxa média de erros é quase zero. As refeições trocam de mãos até quatro vezes durante o percurso. O destino de cada uma das marmitas é identificado por um código composto de cores e letras, simples o suficiente para ser compreendido por uma maioria semi-analfabeta de entregadores. Cerca de 85% deles não concluíram o ensino fundamental. O texto faz uma explicação muito boa sobre os Dabbawalahs, mostrando que com poucas condições você pode ser reconhecido e ter um serviço prestado de alta excelência. 

Paralelo com a realidade da sua Empresa / Escola

Comparado com a realidade podemos perceber que as empresas de hoje em dia não tem excelência em seus serviços prestados, deixando muito a desejar, e mesmo com muitos investimentos não consegue passar para o seu cliente um preço satisfatório, tempo de entrega rápida e nem um serviço de alta qualidade e excelência como no caso dos Marmiteiros de Mumbai.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (102.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com