TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos de Remuneração

Por:   •  11/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdades do Descobrimento – Facdesco Departamento de Administração[pic 1]

Métodos de Remuneração.

Santa Cruz Cabrália

2010

.

Métodos de Remuneração.

Trabalho apresentado à disciplina de Administração e Desenvolvimento Pessoal, sob orientação da docente Tereza Reico, como requisito parcial para obtenção de nota no 6º semestre de Administração Geral, nesta instituição.

Santa Cruz Cabrália

2010

[pic 2]

"Pagai ao trabalhador seu salário antes que seu suor seque."


                        (Maomé)

Sumário[pic 3]

1.        Introdução        5

2.     Broadbanding        6

3.     Remuneração Variável Baseada em Desempenho        7

4.        Conclusão        8

5.        Referências        9

  1. Introdução

As diversas empresas são formadas por pessoas, e assim como relata a teoria de Joseph Schumpeter[1], que o lucro é o motor de toda atividade empreendedora, cabe afirmar que a remuneração tende a ser o motor de todo pessoal da empresa, os colaboradores galgam por cargos elevados que possuem uma remuneração maior.

A CLT em seu art. 457 define remuneração sendo:

Art. 457 - Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber. (Redação dada pela Lei n.º 1.999 , de 01-10-53, DOU 07-10-53)

§ 1º - Integram o salário não só a importância fixa estipulada, como também as comissões, percentagens, gratificações ajustadas, diárias para viagens e abonos pagos pelo empregador.

Ou seja, remuneração é uma forma de recompensa entregue habitualmente pelo empregador pelos serviços prestados do empregado, seja este em dinheiro, ou em benefícios, de modo a suprir suas necessidades básicas e de sua família.  

Esse processo de remunerar os empregados geralmente é o ponto fundamental para o incentivo e motivação dos colaboradores da organização, desta forma os mesmos afim de atingir os objetivos individuais, buscam os objetivos organizacionais a serem alcançados. Por esta razão os métodos utilizados para determinar as remunerações são essenciais no processo de gerir pessoas dentro das empresas.

Cada empresa deve buscar a melhor forma para definir a remuneração de seus colaboradores, hoje há várias modalidades para auxiliar essa decisão, o presente trabalho além de apresentar a modalidade de remuneração variável baseada no desempenho irá apresentar um modelo de estratégia para aplicabilidade de diversas modalidades de remuneração, o Broadbanding.

  1. Broadbanding

O broadbanding é definido como um modelo de estratégia para diversas modalidades de remuneração, tendo como finalidade eliminar grandes níveis hierárquicos reduzindo assim suas estruturas, diminuindo grandes classificações de cargos e salários em amplas faixas. O broadbanding não é implementando em todos os tipos de organização e sim em organizações grandes e hierarquizadas, que enfatizam principalmente não os cargos especificamente, mas processos que envolvem vários departamentos. Por exemplo, organizações que possuíam dez níveis hierárquicos eliminaram cinco níveis alongando as faixas salariais, simplesmente inserindo cada colaborador em algumas das faixas restantes, ou seja, acaba também por reduzindo a quantidade de bases salariais dentro da empresa.  

Diferente dos níveis salariais tradicionais, as faixas não necessitam ser 'justapostas', mas podem ser projetadas para se sobrepor, acrescentando flexibilidade a um programa de remuneração já flexível. Essa sobreposição permite que os funcionários continuem a progredir dentro da organização, sem a elevação para outra faixa salarial ou outro cargo.

Com broadbanding os gestores podem encorajar seus colaboradores a terem desenvolvimento, autonomia em atitudes e maiores competências, ferramenta indispensável para sucesso em ambientes de qualidades e mercado competitivo.

No entanto, o modelo de broadbanding não é a cura para todos os males. Problemas podem surgir dependendo das larguras das faixas salariais, entretanto pode haver diferenças saudáveis entre níveis de remuneração tanto dentro das faixas como entre elas.

  1. Remuneração Variável Baseada em Desempenho

A remuneração baseada em desempenho em muitas organizações continua apenas em um processo de expansão do plano tradicional de incentivos gerenciais, as organizações têm passado por constantes transformações e começam a despertar para a necessidade de mudarem os sistemas de remuneração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (136.2 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com