TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NA CONSTRUÇÃO DO AEROPORTO DE CIUDAD DEL ESTE .

Por:   •  17/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.587 Palavras (11 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1] 

GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM LOGÍSTICA

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

TRABALHO DA DISCIPLINA (AVA2)

PROF. MATEUS SANTOS DA SILVA

NA CONSTRUÇÃO DO AEROPORTO DE CIUDAD DEL ESTE .

                                                 JOSEANE LIRO DIAS

 

                                             SALVADOR

                                                  2022

ESTUDO DOS RISCOS ,PROCESSOS E  IMPLANTAÇÃO DE MELHORIAS

NA CONSTRUÇÃO DO AEROPORTO DE CIUDAD DEL ESTE

 1 INTRODUÇÃO

    O Aeroporto Internacional Guarani, encontra-se a cerca de 25 km ao oeste de Ciudad del este ,conhecido como Aeroporto de ciudad del este, será  um importante aeroporto que servirá  à cidade homónima e capital do departamento de Alto Paraná, ao sudeste do Paraguai.

    O aeroporto contará com uma pista de 3.000 metros para pousos e decolagens e

terá capacidade para até duas aeronaves de grande porte simultâneas e dez aviões de pequeno porte, Investimentos na ordem de 100 milhões de dólares serão utilizados  para a construção do aeroporto. A previsão de entrega da obra é de até dois anos e recursos do Governo do Paraguai serão utilizados durante o projeto. Após o término da construção haverá uma licitação do aeroporto para a iniciativa privada, o que ocorrerá através de um leilão.

    A expectativa é que o aeroporto conte com até 40 voos semanais, o que significará um crescimento muito grande de turistas na região, gerando mais empregos, renda e oportunidades para os moradores da cidade.

2 OBJETIVO

    Este trabalho tem como finalidade o estudo  dos riscos  e implantação de melhorias no processo de construção do aeroporto de ciudad del este, buscando atentar para questões muitas vezes negligenciadas,.

    O planejamento de obras em aeroportos é complexo, seja pelo atentamento  aos normativos internacionais, nacionais e específicos de cada localidade, seja pelos requisitos de segurança visando a operacionalidade do aeroporto ou seja pela diversidade de partes interessadas ,dentre tantas outras questões.

3. PLANEJAMENTO DO PROJETO

   

    Quanto maior for o tempo gasto com planejamento em todas as fases do ciclo de vida do projeto, maiores as chances de sucesso do mesmo (CLELAND, 1999). Um projeto é um empreendimento temporário, com um início e um fim, que visa criar valor através de um produto, serviço ou resultado. O planejamento do projeto consiste em analisar de forma detalhada como alcançar os objetivos traçados, considerando todos os requisitos, restrições, premissas e riscos identificados na fase de iniciação do projeto, buscando organizar o trabalho necessário antes de sua realização, tendo em vista a otimização do tempo, custos e recursos necessários.

   

4 AEROPORTO

 

    Aeródromo é entendido como toda a área destinada a pouso, decolagem e movimentação de aeronaves. O aeroporto distingue-se do aeródromo por oferecer apoio e segurança às operações das aeronaves, ao movimento de embarque e ao desembarque dos passageiros, bem como ao despacho e movimentação de correio ou de carga aérea.

  O projeto de um aeroporto requer estudos e análises muito específicos, que envolvem diversas áreas de conhecimento, tais como a segurança de voo, o controle do tráfego aéreo, a meteorologia, a geografia e o meio ambiente, o ruído, a performance das aeronaves, além das características particulares da engenharia e arquitetura de infraestrutura aeroportuária.

   Para um aeroporto ser construído e operado é preciso atender a diversas exigências de normas e regulamentos  de Órgãos Internacionais como a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI ou ICAO).

   A atividade do transporte aéreo pode ser prejudicada quando não existir uma compatibilidade entre as instalações ou sistemas de pistas de um aeroporto com a aeronave que se deseja operar. Além de não atender de forma eficiente ao serviço do transporte aéreo, pode haver diminuição dos níveis de segurança das operações das aeronaves com consequente aumento do risco de acidentes .

  O conhecimento das características das aeronaves que irão operar é fundamental para permitir projetar toda a infraestrutura.

   A infraestrutura do aeroporto também pode influenciar as operações das aeronaves. As condições atmosféricas, a geometria da pista, ventos e obstáculos são fatores a serem analisados durante a escolha de sítio para a implantação de um novo aeroporto, e mesmo para o projeto de melhorias ou ampliações de aeroportos existentes.

5 CLASSIFICAÇÃO

         O propósito de classificar aeródromos é oferecer um método simples para Inter-     relacionar as diversas características físicas dos aeródromos com as aeronaves que irão operar no aeródromo. A classificação dos aeródromos serve para balizar tanto o Projeto de um aeroporto quanto o Plano Básico de Zona de Proteção.  A classificação  tem como objetivo garantir a compatibilidade entre a infraestrutura do aeroporto e a aeronave a ser servida.

        Para a classificação é importante que sejam conhecidos os dados referentes à altitude, temperatura de referência, gradiente de declividade da pista de pouso e decolagem e das aeronaves que se pretendem ou operam no aeroporto.

Diversos são os elementos que configuram um aeroporto. Abaixo são listadas as principais infraestruturas e instalações que irão fazer parte do aeroporto.

 

a) Pista de pouso e decolagem

 b) Pistas de táxi, pistas de rolamento ou taxiway

 c) Saídas rápidas de pista

 d) Pátios de estacionamento de aeronave 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (142.6 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com