TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Degraus de Venkatraman

Por:   •  17/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno: Alessandra Hideko Sumitomo Schalch

Pós Adm T59

Atividade para NAP – Aula 1

Dinâmica Local 3: Os degraus de Venkatraman

Identifique em empresas de seu conhecimento cada um dos cinco degraus de Venkatraman:

  1. Exploração localizada
  2. Integração interna
  3. Reengenharia de processos
  4. Reengenharia de rede de negócios
  5. Redefinição do escopo do negócio

[pic 1]

O modelo de Venkatraman identifica níveis evolucionários e revolucionários na inovação. As duas dimensões – Grau de transformação e amplitude dos benefícios potenciais- combinadas definem o impacto da tecnologia nos negócios. A medida que uma dessas dimensões aumenta, amplia-se o impacto.

Níveis evolucionários: Relacionado com uma utilidade dou usabilidade que não é considerado um diferencial competitivo. Os impactos são mais limitados gerando pequenos ganhos de produtividade por meio de melhorias contínuas de pequena magnitude, mas que em médio e longo prazo fazem enorme diferença. São os degraus: Exploração localizada e Integração interna.

        Exploração localizada: Obtenção de ganhos nos processos já existentes, ou seja, fazer melhor o que já é feito. Por exemplo: eliminação de um procedimento manual que passa a ser substituído por uma máquina.

        Integração interna: Elimina redundâncias e perdas nos processos produtivos, gerando ganhos de eficiência.

Níveis revolucionários: Geram impactos mais significativos, em que a TI de acordo com o grau de participação estratégica na organização pode vir a mudar o escopo do negócio, ampliando ou concatenando novas oportunidades ou possibilidades. São os degraus: Reengenharia de processos, Reengenharia de rede de negócios e Redefinição do escopo do negócio.

        Reengenharia de processos: Mudanças profundas na forma de uma organização operar, com ganhos significativos de eficiência, como por exemplo a terceirização de mão de obra. Na essência, a empresa continua fazendo o que já fazia antes, mas com processos totalmente diferentes. É o que acontece em fusão de empresas.

        Reengenharia de rede de negócios: Envolve mudanças dos conceitos sobre os limites de cada empresa, integrando o processo produtivo, seja com fornecedores ou clientes. É muito comum em empresas de e-business. Por exemplo, empresas que projetam seus produtos, mas delegam a terceiros todo o processo de fabricação. Para isso é necessário a existência de sistemas de informação compartilhados ao longo da cadeia produtiva.

        Reengenharia do escopo de negócios: É o que ocorre quando uma organização percebe que pode atuar em outras áreas correlatas, ampliando de forma substancial a sua presença e participação no mercado.

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (33.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com