TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnóstico Empresarial Na Empresa De Energia Solar Beta Tech

Por:   •  4/5/2023  •  Seminário  •  3.036 Palavras (13 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 13

UNIASSELVI - CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO PRESENCIAL E EAD

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL NA EMPRESA DE ENERGIA SOLAR BETA TECH

Adilane Pereira da Silva¹

Cícera Adriana de Lima¹

Clécia Ribeiro de Carvalho¹

Lucas Roberto dos Santos Barbosa¹

Milena Oliveira de Souza Dorea¹

Elaine Cristina da Silva Mandarino Ballalai²

RESUMO

Com a globalização e o avanço da tecnologia, as mudanças no mercado atual estão cada vez mais velozes, a competitividade aumenta a cada dia, sendo necessário, as empresas aderirem constantes mudanças no modo de desenvolver sua cultura interna. Nesse novo cenário econômico as empresas necessitam de constantes atualizações e percepções do mercado em que estão inseridas, para garantir a sua permanência no mercado em que atua, com o propósito de assegurar a sua permanência no mesmo, e conquistar o sucesso permanente diante da concorrência. Desse modo tem-se o Diagnóstico Empresarial, que é uma ferramenta altamente importante para os gestores analisarem como está a situação da empresa nos diversos aspectos do negócio. O presente trabalho apresenta o diagnóstico empresarial que foi feito em uma empresa de energia solar chamada Beta Tech, localizada na Bahia, onde se analisou a situação atual da mesma no mercado. A coleta de dados iniciou-se com uma entrevista a uma das funcionárias que trabalha na mesma, e em continuação exploraram-se trabalhos bibliográficos e sites, para um melhor resultado do assunto pesquisado. Com base nessa pesquisa identificou-se a importância de se fazer um Diagnóstico Empresarial onde trouxe um levantamento preciso sobre como se encontra a saúde da empresa e aponta os melhores caminhos a seguir trazendo assertividade na tomada de decisões por parte dos gestores.

Palavras-Chave: Diagnóstico empresarial; Pesquisa de mercado; Análise de ambientes.

ABSTRACT

With globalization and the advancement of technology, changes in the current market are increasingly fast, competitiveness increases every day, making it necessary for companies to adhere to constant changes in their way of developing their internal culture. In this new economic scenario, companies need constant updating and perception of the market in which they operate to ensure their permanence in the market in which they operate, with the purpose of ensuring their permanence in it and achieving their permanent success in the face of competition. In this way, the Business Diagnosis is a highly important tool for managers to analyze how the company's situation is in the various aspects of the business. The present work presents the Business Diagnosis that was made in a solar energy company Beta Tech located in Bahia where the current situation of the same in the market was analyzed. Data collection began with an interview with one of the employees who works in the same and in continuation bibliographic works were explored for a better result of the researched subject. Based on this research, the importance of making a Business Diagnosis was identified, which brought a precise survey on how the company's health is and points out the best paths to follow, bringing assertiveness in decision-making by managers.

Key words: Business diagnosis; Market research; Environment analysis.

1. INTRODUÇÃO

“O empreendedor é aquele que tem um espírito livre, aventureiro, capaz de gerar inovações tecnológicas, capaz de criar novos mercados, superar as concorrências e ser bem-sucedido nos negócios, assumindo os riscos do empreendimento” (SOLEDADE, 2015, p. 31).

Observando o cenário atual muito tem sido os desafios das empresas para se manterem de pé no mercado, desse modo é necessário que o empreendedor adquira conhecimentos inovadores e consiga visualizar as suas próprias dificuldades internas e externas da organização.

O diagnóstico empresarial é um levantamento e análise das condições de uma empresa com a finalidade de se avaliar qual é o seu grau de saúde ou deficiência (ROSA, 2001).

O diagnóstico é um instrumento para se analisar todos os aspectos da empresa como estoques, vendas, produtividade, finanças, marketing, posição no mercado, etc. todas essas informações são essenciais para levantamento de dados internos da organização, e para análise de externas são necessário das empresas que atuam no mesmo ramo mercadológico. Seu objetivo é verificar as dificuldades e oportunidades, verificar qual a real situação daquela empresa, se ela está adequada para o crescimento, ou se vai ter alguma surpresa negativa.

Os gestores precisar compreender quais são os pontos fortes e os pontos fracos dentro da organização

A energia solar é a energia proveniente da luz e do calor do sol, sendo uma fonte alternativa e sustentável que pode ser utilizada tanto pra geração de eletricidade quanto para aquecimento de água. O conceito de energia solar é comumente associado à geração limpa de eletricidade pelos painéis de energia fotovoltaica, que transformam a luz do sol diretamente a energia elétrica.

Segundo Portal Solar (2014-2022), a energia solar fotovoltaica foi descoberta por Alexandre Edmond Becquerel em 1839, o efeito fotovoltaico possibilitou o surgimento de uma infinidade de estudos relacionados a geração de energia elétrica através da excitação de corpos através da luz.

A finalidade desse presente trabalho é a realização do diagnóstico empresarial a fim de avaliar a situação atual da empresa de energia solar Beta Tech.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Vejamos a seguir, o questionário feito para coleta de informações com a finalidade de diagnosticar a situação estratégica da empresa:

 

1. A empresa utiliza conceitos de responsabilidade social-empresarial em seu planejamento estratégico? Quais conceitos são utilizados pela empresa?

 A empresa de energia solar fotovoltaica é uma empresa que produz energia elétrica a partir da luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar, maior será a quantidade de eletricidade produzida. É uma energia limpa e inesgotável, com zero emissão atmosférica, pois através do consumo de energia renovável, por meio do seu sistema, estará contribuindo com uma causa mundial, evitando a emissão de gás carbônico na atmosfera.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (164 Kb)   docx (224.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com