TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MÉTODO 5S

Por:   •  25/7/2016  •  Resenha  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

MÉTODO 5S

O Japão, na 2ª Guerra Mundial, foi derrotado e teve sua estrutura econômico-social abalada. Motivo pelo qual a economia ficou bastante defasada das demais nações que participaram da guerra e sagraram-se vitoriosas. O principal problema apontado na época era a baixa qualidade dos produtos oferecidos pela indústria japonesa.

Alguns estudiosos administração estadunidense, como Deming e Juran, foram importantíssimos para a quebra de paradigma e, consequentemente, mudança de postura do povo japonês em relação aos conceitos de qualidade nas linhas de produção.

O povo japonês assimilou aos poucos a nova concepção e os novos conceitos de qualidade, produtividade e todos os benefícios que a aplicação desses métodos oportunizava, tais como; redução de custos, captação de novos mercados, redução de retrabalho, aumento do mercado de trabalho em função da expansão e da reconhecida qualidade.

Nas unidades fabris, os trabalhadores foram inseridos nas técnicas de qualidade americanas, com isso desenvolveram-se novos métodos e técnicas que tinham por objetivo reduzir o número de peças defeituosas a fim de chegar ao defeito zero. Atualmente, muitas ferramentas desenvolvidas pelos japoneses àquela época são utilizadas por um grande número de empresas.

O método 5S é uma técnica que busca organizar, eliminar desperdícios e perdas, aumentar a produtividade através da aplicação de uma cultura baseada em cinco palavras começadas com a letra "S"; são elas:

- Seiri: Senso de Utilização

- Seiton: Senso de Ordenação

- Seisou: Senso de Limpeza

- Seiketsu: Senso de Asseio

- Shitsuke: Senso de Autodisciplina

As doutrinas em geralentendem que a implementação do 5S deve ser feita antes de qualquer outra melhoria, por ser considerada a mais elementar.

Com o passar do tempo e, consequentemente, com o aprimoramento dos métodos desenvolvidos pelo Japão, ficou muiti difícil para as empresas de fora competirem em igualdade com as empresas nacionais japonesas, visto que as técnicas demandaram um aumento considerável em termos de qualidade, redução de custos e, por consequência, economia de escala. Sendo assim, tornaram-se um grande diferencial que perdurou durante muitos anos, até as empresas estrangeiras adquirirem "know-how" suficiente para competir com os japoneses.

O que cada "S" significa?

Seiri

O primeiro "S" o Seiri (Senso de Utilização) deve ser aplicado como uma análise crítica do funcionário na sua estação de trabalho, o que for considerado desnecessário ou inútil deve ser descartado ou destinado a um lugar aonde seja útil ou seja utilizado de maneira adequada.

- O que é frequentemente usado deve ser colocado próximo a estação de trabalho;

- O que é utilizado ocasionalmente pode ficar mais afastado da estação de trabalho;

- O que é dificilmente usado, no entanto, é necessário ao trabalho, deve ser guardado em um local pre-derterminado;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com