TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Saldo de Inverno De Marseille

Por:   •  2/8/2021  •  Monografia  •  2.156 Palavras (9 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 9

FAEL – FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA[pic 1]

Plano de negócios: American-Foods

Joinville-SC

2021

Aluno: Fábio Henrique da Silva Artner

American-Foods: Planejamento Comercial da Linha das Margarinas Nutry

Trabalho da disciplina Prática em Gestão Comercial, apresentado à Faculdade Educacional da Lapa, como parte das exigências para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Comercial.

Orientador: Professor Marcio Borges Lacerda        

Joinville-SC

2021

Sumário:

 

Introdução .............................................................................................................4

 

Dados mercadológico ...........................................................................................5

Principais Redes de Supermercados em Joinville ................................................5

 

Perfil de renda dos consumidores .........................................................................6

 

Consumo médio do produto ..................................................................................7

 

Análise de concorrentes ........................................................................................7

   

Plano de vendas ...................................................................................................11

Previsão de demanda ...........................................................................................12

Estratégia comercial .............................................................................................13

 

Introdução

Lançada pela American-Foods em 2019, a linha de Margarina Nutry conquistou não só o paladar dos brasileiros mas também dos joinvilenses. A Margarina Nutry é um produto Premium da linha de margarinas da American-Foods, extremamente saborosa e de cremosidade ímpar, o que a torna uma das melhores opções para uso culinário e alimentício.

O mercado brasileiro de margarinas é possuí um faturamento anual de R$ 3,2 bilhões de reais e o setor alimentício vem destacando-se nas vendas com aumento de 12% em 2020 segundo a ABIA (Associação Brasileira da Indústria Alimentícia). Contudo, entre 2016 e 2017 as vendas no varejo tanto de margarina quanto de manteiga apresentaram queda, mas as vendas de margarina recuaram mais rápido. Em 2018, foram vendidas, no Brasil, 0,6% a menos de manteiga comparado ao ano anterior. Já o volume de margarina recuou 2,1% em relação a 2017. Um dos grandes problemas para a margarina é o ressurgimento do consumo de manteiga entre as classes mais altas. Os consumidores passaram a ver a manteiga como um produto mais natural e saudável do que a margarina. Mesmo assim, a margarina está presente em 98% dos lares brasileiros.

A American-Foods possui uma rede de distribuição ampla que envolve atacadistas, distribuidores exclusivos, varejistas de pequeno, médio e grande porte. A American-Foods também atua de maneira muito eficiente na exposição e ações promocionais. Desde seu lançamento, no início de 2019, a equipe comercial da Margarina Nutry tem se destacado pelo excelente trabalho de vendas e pela orientação em relação às ações promocionais e os cuidados com exposição do produto nos pontos de venda.

O bom gerenciamento de vendas e o controle de resultados são essenciais para o desenvolvimento de qualquer negócio. É fundamental fazer uma análise eficiente dos indicadores apresentados por uma atividade comercial, pois somente assim pode-se elaborar um plano de crescimento de sucesso. Seus esforços administrativos não serão efetivos sem um modelo de gestão que integre os objetivos estratégicos e medidas operacionais adequadas.  É justamente nesse aspecto que grande parte dos empreendedores encontram dificuldades. O planejamento comercial é realizado basicamente a fim de viabilizar a entrada de receitas e a ampliação de canais de venda e expansão do negócio, cabe ao gestor comercial, entre outras atividades, compreender as metas e desenvolver políticas comerciais que atendam as projeções de crescimento da organização.

Adiante traremos o planejamento comercial com um olhar voltado para o análise de mercado, garantindo o levantamento de um conjunto de informações que nos traga subsidio para as tomadas e decisões, isso alinhado aos objetivos da organização com o foco em aumentar as vendas.  E com ferramentas dentro do mecanismo de gestão, com a análise de previsão de demanda, vamos planejar as metas de vendas e por onde elas devem ocorrer, ou seja, seus canais de distribuição, que foram pensados para facilitar o acesso a marca e experiência de compra. Vamos mergulhar também em análise de projeção de resultados, expectativas visto cenário mercadológico e mercado para o negócio na região, projeções de pós venda e estratégias para abertura de mercado em nossa região.

Dados mercadológicos:

Joinville é um município localizado na região norte do estado de Santa Catarina. Com 597 658 habitantes, conforme estimativa IBGE de 2020, é a maior cidade do estado, à frente da capital Florianópolis, e é a terceira mais populosa cidade da Região Sul do Brasil atrás apenas de Porto Alegre e Curitiba.

Joinville é o maior polo metalúrgico de Santa Catarina, sendo a Fundição Tupy a maior do Estado. Outra marca importante da cidade é que ela é o maior polo industrial de ferramentaria do estado, é a cidade mais importante industrialmente em Santa Catarina, predominantemente industrial no setor metal mecânico, destaca-se em outras áreas como plásticos, têxtil e Softwares, possui muitos dos mais importantes grupos econômicos do país, em diversos setores – tais como a Amanco (antiga Akros), Döhler, Embraco, Tigre, Tupy, Totvs, Britânia, KaVo do Brasil Dental, Krona, General Motors, Whirlpool, Wetzel, Laboratório Catarinense, Siemens, entre outras. Joinville é amplamente abastecida por redes de Hiper e supermercados, com pequenos varejistas e padarias/panificadoras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (960 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com