TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é GAT

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 2

a) O que foi o GATT?

GATT corresponde a abreviação de General Agreement on Tariffs and Trade, que traduzido nada mais é Acordo Geral sobre Pautas Aduaneiras e Comércio. O GATT na verdade foi uma convenção que aconteceu em La Havana no ano de 1947 com o objetivo de criar um conjunto de normativas que regulamentassem as concessões alfandegarias para um livre comercio, que mais tarde, foi reconhecido por mais de 23 países. Foi criada no término da 2º Guerra Mundial com o objetivo de regular a economia global mediante o estado atual da economia, que estava em decadência, mediante a crise pós-guerra.

Pode-se dizer que a GATT foi a responsável pelo inicio da globalização entre os países do globo, graças às reduções das taxas aduaneiras que cada país tinha pré-fixado, o GATT veio para regulamentar isso. Mas isso foi até a década de 50 e 60, porque nas décadas de 70 e 80 os pilares da GATT começaram a se desfazer graças a competição entre a Europa e os Estados Unidos da América, que, aumentaram suas taxas de juros, voltando-se para o protecionismo, que nada mais é um conjunto de medidas a qual o pais toma a favorecer os seus produtos e atividades econômicas internas, dificultando ao máximo a concorrência externa, até a criação da OMC em 1994.

b) Como surgiu a OMC e quais suas principais características?

A OMC – Organização Mundial do Comercio fora criada no ano de 1994, tendo num total de 142 países aliados no ano de 2000. A OMC foi criada com o ituito de itermediar, zelar e gerenciar negociações de comercio sobre bens, direitos e serviços, para resolução de diferenças sociais, em outras palavras, o órgão tem como finalidade impor regras e normas para estabelecer um entendimento entre os países e as instituições internacionais que atuam no campo econômico tratando-as de forma igual e sem distinção. Suas principais caracteristicas são: Regulamentar e fiscalizar o comércio mundial; Resolver conflitos comerciais entre os países membros; Gerenciar acordos comerciais tendo como parâmetro a globalização da economia; Criar situações e momentos (rodadas) para que sejam firmados acordos comerciais internacionais; Supervisionar o cumprimento de acordos comerciais entre os países membros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com