TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é a inflação?

Projeto de pesquisa: O que é a inflação?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.238 Palavras (5 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 O que é Inflação 4

2.1.1 Inflação de Demanda 4

2.1.1.1 Inflação de Custos 4

2.1.1.1.1 Índices de inflação 5

2.1.2 Taxa de Juros 5

2.1.3 Taxa de Câmbio 5

2.1.4 Métodos Quantitativos 6

a) Medidas Descritivas.............................................................................................. 6

I. Medidas de Tendência Central.................................................................................6

II. Medidas de Dispersão..............................................................................................6

III.Técnicas de Amostragem Probabilística .................................................................6

b) Números-Índices......................................................................................................7

c)Deflação de Dados ...................................................................................................7

2.1.5 Ética , Política e Sociedade.................................................................................8

Conclusão.....................................................................................................................9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Nesta unidade foram vistos vários assuntos de disciplinas importantes, cujos temas abordados têm grande regalia sobre nossa economia atual. Exemplo é que sem a ética e a política não se chega a lugar nenhum. Que certos setores tendo sua demanda baixa não prejudicam a oferta, que a moeda estrangeira o Brasil tem setores responsáveis pela sua emissão. E sabendo as estáticas corretamente, se faz uma empresa organizacional.

2 DESENVOLVIMENTO

Analisando á disciplina de Macroeconomia e Microeconomia , percebi o quanto é vasto de informações econômicas que vem ocorrendo no nosso meio de produção , sendo assim grande alvo de redações jornalísticas .Abordando temas recorrentes : Inflação , taxa de juros e taxa de câmbio .

As escolhas da sociedade, de forma geral, podem ser compreendidas através dos chamados problemas econômicos fundamentais, assim enunciados. (VASCONCELLOS; GARCIA, 2006)

2.1 O QUE É INFLAÇÃO

A definição de inflação é o aumento persistente ou generalizado de valor dos preços. Quando a inflação chega a zero dizemos que houve uma estabilidade nos preços.

A inflação pode ser dividida em:

Inflação de Demanda, Inflação de Custos, Índices de inflação.

2.1.1 Inflação de Demanda

È quando a excesso da demanda em relação a produção disponível . Para ter uma baixa de excesso é necessário que a empresa se prepare com os instrumentos disponíveis pela produção agregada.

Por exemplo: a emissão de moeda (aumentando a base de monetária) cria na população em curto prazo, a idéia do aumento do poder aquisitivo. Assim os funcionários não prepara-se para o aumento em curto prazo.

2.1.1.1 Inflação de Custos

É a oferta de demanda associada à inflação de oferta.

Por exemplo: no setor automobilístico, que é fortemente oligopolizado (formado por cartéis). Neste setor mesmo em períodos nos quais as vendas baixem significativamente, os preços não seguirão esta tendência. É o único setor que não perde e nem ganha com a queda de oferta.

2.1.1.1.1 Índices de inflação

Existem vários, entre eles os que se destacam:

IGP (Índice Geral de Preços);

IPA (Índice de Preços no Atacado);

INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor);

IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo);

INCC (Índice Nacional do Custo da Construção);

CUB (Custo Unitário Básico).

2.1.2 Taxa de Juros

É o preço ou o valor do dinheiro. Representa o custo a suportar pelo dinheiro que se pede emprestado - taxa de juro ativa - ou o rendimento que se recebe quando se faz uma aplicação financeira – taxa de juro passiva.

Por exemplo, caso o valor das taxas Euribor seja superior ao valor da taxa de referência, significará que os agentes econômicos esperam que o preço do dinheiro aumente no futuro. Caso sejam inferiores, significa que a próxima alteração do preço do dinheiro por parte da autoridade monetária será de redução. Assim como a divida externa do País , que depende da taxa de juros para saber á porcentagem de juros aplicada .

2.1.3 Taxa de Câmbio

È o preço da moeda estrangeira qualquer medido em unidades ou frações da moeda nacional. É uma espécie de unidade de medida ou peso a ser aplicado no campo econômico.

Por exemplo: O ambiente onde se realizam as operações de câmbio é denominado “mercado de câmbio”, responsável por conectar os interesses dos diversos agentes em negociar moedas estrangeiras, comprando e vendendo de acordo com suas necessidades. Os responsáveis pelo fornecimento das moedas são agentes autorizados pelo Banco Central para operarem em tal setor financeiro, sendo incumbidos de repassar estas divisas aos clientes que as necessitam (empresários, empreendedores, comerciantes, etc.).

2.1.4 Métodos Quantitativos

a) Medidas Descritivas

É um resumo de informações contidas na maioria das vezes feito por resumos numéricos dos valores de uma ou mais variáveis, denominadas medidas descritivas ou estatísticas descritivas. Alguns exemplos do dia a dia (qualquer órgão de divulgação de notícias oferece todos os dias dezenas de exemplo: )

Quando órgãos governamentais medem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com