TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O termo Feedback

Artigo: O termo Feedback. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Artigo  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 4

FEEDBACK

O termo Feedback é de origem inglesa que tem como significado “ realimentar” ou “dar resposta”, é um elemento presente no processo de comunicação, onde o emissor transmite uma mensagem para o receptor, tendo como intuito avaliar o desemprenho de um determinado grupo ou pessoa na realização de seu trabalho no meio corporativo.

O feedback trata-se de um conceito fundamental em administração, pois refere-se de uma importante ferramenta administrativa gerencial e de liderança.

O objetivo fundamental do mesmo é auxiliar na melhoria de desempenho, performance, através do fornecimento de informações, dados, criticas e orientações que permitem reposicionar suas ações perante a empresa em um maior nível de eficiência, eficácia, efetividade e excelência.

O feedback pode e deve ser usado como parabenização frente a condutas e resultados positivos; porém deve salientar equívocos e discrepâncias de desempenho quando ocorrem. De fato o feedback deve ser sempre realizado afim de realizar ações construtivas.

Essa ferramenta gerencial elimina um considerável número de situações que evoluiriam para um nível crítico, na ausência de orientação, por isso é importante a aplicação constante do feedback ao longo do tempo.

Receber uma critica não é fácil, mas nem sempre fazer uma critica se trata de uma tarefa simples, pois não é sempre que emitimos algo que será interpretado da maneira com que desejamos, por isso dar o feedback é uma tarefa de muita importância e acima de tudo responsabilidade à quem emite.

Algumas dicas para se fornecer um feedback de maneira adequada:

 Verificar o melhor momento para a realização do mesmo.

 Ser claro e objetivo

 Não desrespeitar o principio da ética

 Dar sugestões que possam ser construtivas

 Certifique-se de que sua mensagem foi clara e bem compreendida.

Lembrando-se que o feedback não tem como objetivo humilhar e nem expor ninguém, por isso deve ser feito de uma maneira discreta onde ambos possam saber o momento de ouvir e também de falar, tendo como principio a motivação do funcionário e também concertar falhas com sugestões de melhoria.

 Passos para preparar um feedback:

Etapa Como fazer Por quê?

Preparação Reflita cuidadosamente sobre o que pretende falar. Faça um balanço de aspectos positivos e negativos Preparar-se com antecedência faz com que os fatos mais importantes sejam privilegiados na conversa e listar os pontos positivos ajuda a quebrar a resistência

Escolha do ambiente A conversa deve ser em um ambiente neutro, de preferência na sala de quem vai receber o feedback, sem interrupções O local adequado ajuda a diminuir a tensão. É fundamental que telefonemas ou secretárias, por exemplo, não interrompam

Definição

das regras

Enquanto um se pronuncia, o ideal é que outro anote todas as observações e fale somente depois. Em seguida, os papéis se invertem Respostas de bate-pronto geram tensão. Com a espera, a impulsividade é controlada e há tempo para assimilar o que foi dito. Quem propôs o feedback deve deixar o outro à vontade para começar, caso prefira

Início

da conversa

Destaque as qualidade de quem ouve, antes de cobrar algo Isso ajuda a quebrar a

resistência de quem escuta

Cuidado

com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com