TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OEmpreendedorismo

Por:   •  12/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 3

1- O principal a se falar sobre a globalização é que vem de um desejo antigo, desde as grandes navegações, onde buscava-se caminhos alternativos para as índias e formas de ampliar  a relação econômica internacional. Hoje, pode-se dizer que todos os países possuem uma relação econômica forte.

Essa integração só foi possível por conta do avanço da tecnologia, que gerou consequências e uma primeira dicotomia, as vantagens e desvantagens, como o estímulo da concorrência de mercados internacionais e a expansão de fluxos de bens, serviços e capitais. Já como desvantagens, podemos ver como principal a segmentação e exclusão de de certos países menos desenvolvidos.

Então entra a segunda dicotomia, proteger ou não proteger ? As práticas do protecionismo são essenciais em alguns casos para estimular o emprego e o desenvolvimento da indústria doméstica, mas também fecha as portas para diversas tecnologias que possam vir de fora.

Com a globalização, podemos dizer a que a concorrência entre o comercio deixa de ser apenas nacional, mas sim internacional, entre os países em desenvolvimento, de produtos primários, entre países desenvolvidos, dos produtos manifaturados.

2- RESPOSTA QUESTÃO Nº 2 - Analise o papel dos organismos multilaterais para a inserção dos países menos desenvolvidos no mercado mundial. Exemplifique.

Os organismos multilateráis tem como principal função coordenar e criar regras para o comércio internacional, visando diminuir o protecionismo e a evolução tanto de países menos desenvolvidos, quanto dos países desenvolvidos.

Os orgãos multilaterais começaram na Convenção de Brenton Woods em 1944, evoluíndo para a a GATT e em 1995 foi criada a OMC – Organização Mundial do Comercio.

A OMC possui entre suas  principais funções:
1-  Gerenciar acordos internacionais

2- Administrar o entendimento sobre soluções de controvérsias

3- Servir de fórum para negociações

4- Supervisionar as políticas comerciais nacionais

5- Cooperar com as demais organizações internacionais.

A OMC tem como principal objetivo o livre comércio, porém fiscalizados, com suas regras para a quebra de barreiras tanto tributárias quanto não tributárias. Esses objetivos são alvos de controvérsias, uma vez que as políticas de cada país estãosendo cada vez mais influenciadas por acontecimentos e empresas internacionais, que trazem investimentos e novas tecnologias.

Nesse contexto, surgem novas discussões sobre o papel que a OMC deve desempenhar, e quais novos objetivos deve perseguir. Abrangendo uma abordagem mais ampla para a OMC, não só de liberalização do comércio, via o exame dos instrumentos de política comercial, mas de uma nova análise que incluiria os instrumentos das diversas políticas econômicas e seus impactos sobre a competição internacional, além do modo de operação dos mercados (Feketekuty, Rogowsky, 1996).

Dentre as razões apontadas para a necessidade de uma nova abordagem estão os métodos de produção dirigidos à globalização e ao consumidor, que acabaram com a distinção entre as estratégias de comércio e de investimentos. Antes, comércio e investimento eram considerados atividades alternativas para se penetrar no mercado externo. Agora, na era da globalização, as empresas tratam comércio e investimento como atividades complementares. Cada vez se torna mais difícil implantar regras sobre a troca de bens que envolvam origens nacionais distintas. Na área de serviços, temas como comércio, investimento e movimento dos provedores são pontos básicos das negociações sobre liberalização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com