TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS EXERCICIOS DIMENSIONAMENTO

Por:   •  21/11/2020  •  Abstract  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

CURSO DE ENFERMAGEM

DISCIPLINA: GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE E ENFERMAGEM

Exercícios :  Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem

Leia com atenção os casos descritos abaixo e resolva o que é solicitado. Lembramos  que existe uma Resolução COFEN 0527/2017 que pode e deve nortear suas decisões.

  1. Você é o enfermeiro assistencial de uma Unidade de internação de 25 leitos, e nessa Unidade internam pacientes cirúrgicos e clínicos, sendo que na maior parte do tempo de ocupação os pacientes são assim divididos: 40% necessitam de  cuidados mínimos; 40%  de cuidados intermediários e 5% de  cuidados semi-intensivos. A taxa de ocupação do setor é 85%. A carga semanal de trabalho  é de 36 horas. Faça o dimensionamento de pessoal de enfermagem em relação a essa situação.

  1. Faça o dimensionamento de pessoal da enfermagem para a seguinte situação:

Unidade cirúrgica de 27 Leitos, sendo que a taxa de ocupação fica em torno de 70% e quanto a complexidade os pacientes ficam assim distribuídos: 12 em  cuidados mínimos,10 em cuidados intermediários e 5 em cuidados semi intensivos. Carga semanal  de trabalho  de 36horas.

    3. Na cidade de Casca- RS de 57 mil habitantes vai abrir um Ambulatório para atendimento de baixa e média complexidade. Esta Instituição será administrada com recursos privados de uma Faculdade local.

O ambulatório terá a seguinte estrutura física:

1 sala para procedimentos de enfermagem: curativos, nebulizações, aplicações injeção, etc....

2 consultórios, um adulto e um pediátrico

1 sala de observação adulto com 4 leitos e banheiro

1 sala observação pediátrica com 4 leitos e banheiro

1 sala de emergências

1 posto de enfermagem

1 sala de guarda material e expurgo

1 banheiro para funcionários com vestiário.

Faça o dimensionamento de pessoal de enfermagem para atender a esta demanda.

  1. Uma Unidade de Internação do Hospital São Jorge de Alcantara- MS, está necessitando redimensionar o quadro de pessoal. A Unidade possui 22 Leitos com uma taxa de ocupação de 78%. Nesta ocupação os pacientes ficam assim distribuídos: 20% necessitam cuidados mínimos, 60% necessitam cuidados intermediários e 8% cuidados semi-intensivos. Faça o dimensionamento do pessoal de enfermagem.
  1. Considerando que você é Secretario de Saúde de Bartolomeu -SC-município com uma população residente de 13 mil habitantes e você necessita implantar a Política de Atenção Básica. Como você calcularia os Recursos Humanos necessários para ter uma cobertura de 100% de  Estratégia de Saúde da Família?  
  1. No Hospital Mathias, da cidade de Alpes, existe a necessidade de abertura de mais um setor de internação. A Instituição é de pequeno porte e atende a uma população de mais ou menos 55 mil habitantes. Esta unidade vai comportar 18 leitos divididos em clínicos e cirúrgicos, sendo que não há UTI na instituição. Diante dos dados acima, faça o cálculo do dimensionamento de pessoal para a unidade, considerando que ela vai ter em média 65% de ocupação e os pacientes que vierem a internar serão de cuidados mínimos e intermediários.
  1. Faça o dimensionamento de pessoal para a situação abaixo:
    UTI Neonatal de 20 leitos, Carga Horaria semanal de 36hs, índice de ocupação de 95%.

Justifique sua resposta, use a formula descrevendo-a.

  1. O Hospital Geral de Paulo Freire interior do Paraná vai abrir uma UTI Pediátrica com 5 leitos.  Você é o enfermeiro Gestor do HG e precisa dimensionar o  quadro de pessoal para esta nova UTI. Como você faria isso ? Justifique sua resposta identificando a categoria profissional das pessoas que serão contratadas e o quantitativo de cada categoria.

  1. Como calcular o quantitativo de profissionais de Enfermagem em uma unidade de internação de hospital de médio porte com 48 leitos, sendo 10 para pacientes de cuidados mínimos, 25 pacientes de cuidados intermediários e 13 de cuidados semi-intensivos? A taxa de ocupação é de 100% e a jornada semanal de trabalho de Enfermagem de 30 horas.

10. O centro cirúrgico de um determinado Hospital faz em média 200 procedimentos eletivos por mês, sendo que desse total, em média tem 50 cirurgias de porte 1; 65 de porte 2; 45 cirurgias de porte 3 e,  40 cirurgias de porte 4. Calcule a quantidade de profissionais de enfermagem, sabendo que a jornada de trabalho dos profissionais é de 30h.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com