TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem da controladoria do Вrasil

Artigo: Origem da controladoria do Вrasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  Artigo  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

ORIGEM DA CONTROLADORIA DO BRASIL

Jackson (1949) e Anthony e Govindarajan (2002) atribuem o surgimento do termo comptroller a um erro etimológico ocorrido no século XV, quando a palavra francesa compter (contar) teria sido utilizada como base para a escrita. Crow (1927) defende que isto se deve ao fato de a palavra "count" ser usada para designar a nobreza, logo, não poderia ser confundida e nem concedida como título para categorias profissionais de origem não nobre.

Na Inglaterra, o termo comptroller foi utilizado para cargos de controle das contas da English Royal Household. Assim, os primeiros controllers ou comptrollers são da área estatal.

Na iniciativa privada, estudos de Jackson (1949) apontam que a controladoria surgiu nas empresas americanas na segunda metade do século XIX para atender as áreas voltadas às finanças. Para Chandler (1962), por exercerem um papel central na economia, as empresas do setor ferroviário americano também foram pioneiras em diversas práticas de controle e gestão. A referência mais antiga é de 1855, na Ferrovia Pensilvânia, onde o comptroller sumarizava e emitia de forma impressa a contabilidade para o conselho diretor.

Com a industrialização aumentou a demanda por controles e informações mais elaboradas, institucionalizando a controladoria nas empresas. A primeira a formalizar a posição de controller foi a General Electric Company, em 1892 (Horváth, 2006).

Dos órgãos de representação pode-se destacar o Controller's Institute of America, criado em 1931, nos EUA. Ele publicou, em 1946, a primeira compilação oficial das funções da controladoria com o título de The Place of the Controller's Office. Originalmente continha 17 funções que foram, em 1949, reunidas em 6 grupos de funções. Em 1962, com a mudança do nome para Financial Executives Institute (FEI), foi realizada a publicação das sete funções básicas da controladoria, separando-as das atividades do tesoureiro.

No cenário brasileiro, a controladoria surgiu a partir de 1960, com a vinda de multinacionais norte-americanas. A partir de 1970 estudiosos e pesquisadores começaram a incluir o desenvolvimento prático da controladoria em seus estudos e pesquisas.

Um estudo realizado por Siqueira e Soltelinho (2001), no Jornal do Brasil, revelou que o primeiro anúncio solicitando um profissional para exercer a função de controller data de 1962. Para Kanitz (1976), os primeiros controllers brasileiros foram selecionados entre os profissionais responsáveis pelos departamentos contábil ou financeiro. Schmidt e Santos (2006) alegam que isso se deve à visão ampla que esses profissionais têm da organização, tornando-os aptos a exercer as atividades iniciais da controladoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com