TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os 7 P's

Por:   •  15/3/2016  •  Ensaio  •  3.478 Palavras (14 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 14

Os 7 P’s são as iniciais do composto de marketing que norteiam o planejamento estratégico de qualquer empresa ou negócio:ProdutoPreço, Praça, Promoção,PessoasEvidências Físicas e Processos.

Geralmente, para produtos são utilizados normalmente apenas 4 P’s, produto, preço, promoção e praça, visto que os outros não se enquadram na categoria em questão.

Definir para entender é uma das maiores necessidades humanas no que tange ao estudo de um determinado campo de conhecimento. A definição permite separar conceitos, distinguir diferentes idéias, concepções ou abordagens sobre um tema em pauta. No campo da administração e do marketing, acrônimos são costumeiramente utilizados como forma de facilitar a memorização e a consolidação dos conceitos propostos por um determinado autor. Outra técnica muito comum para facilitar a adesão de conceitos é a utilização de palavras que iniciam com a mesma letra. Para salientar e exemplificar essa tendência, apresentamos doze conceitos iniciados pela letra “P”.

INTRODUÇÃO

Partindo do pressuposto de utilizarmos a definição de algo como método de entendimento de um determinado campo de conhecimento, a definição permite separar conceitos existentes, além de distinguir diferentes tipos de concepções, ideias, ou abordagens sobre um tema em pauta. Uma técnica muito comum utilizada entre os estudiosos do campo dos negócios é utilizar palavras que iniciam com a mesma letra para pontuar determinados conteúdos como por exemplo, os 4P’s.

Como de costume no universo do marketing é mais comum ler ou ouvir dizer a respeito de definições e formas a respeito dos 4P’s do marketing, cujo as empresas aplicam para obter resultados desejados em seus mercados de atuação conforme as suas estratégias definidas em seu escopo de composto de marketing ou Marketing Mix como geralmente é chamado.

 Inicialmente os 4P’s tem sua origem em inglês onde cada um dos P’s possui um significado, sendo: Price, Place, Product e Promotion, que mais tarde foram trazidos ao Brasil e trabalhados dentro das empresas fazendo-se necessária a sua tradução para o portugues: Preço, Praça, Produto e Promoção.

Com o passar do tempo, com o aprimoramento dos estudos aprofundados em Marketing e a dinâmica de mercado, surgiram novos complementos para os já tradicionais 4P’s. Partindo desse pressuposto surge os 7P’s, acrescentando ainda mais três variáveis importantes a serem analisadas: Pessoas, Provas físicas e Processos.

Nos próximos materiais serão abordados separadamente o que são de fato os 7P’s e ainda explicaremos detalhadamente com uma divisão em sete partes como que você sendo empresário, empreendedor ou gestor pode aplica-los dentro de sua própria empresa definindo ou complementando sua estratégia de marketing dentro da organização.

        

(FOTO DOS 7P’S)

PRODUTO:

Nesta segunda parte das apresentações dos “7P’s”, abordaremos o elemento Produto.

  • PRODUTO:

O Produto dentro de uma empresa pode ser entregue ao mercado como um bem material (tangível) ou como um bem imaterial (intangível). Esta variável refere-se principalmente as características e atributos que o produto ou serviço da sua empresa terá. Deve ser decido tamanhos, cores, etc. Funcionalidades de maneira geral do que esta sendo oferecido pela empresa.

Os produtos Tangíveis podem ser divididos em dois grupos: bens duráveis e não duráveis. Já os produtos intangíveis eles podem ser considerados como os serviços, pessoas ( políticos, consultores etc..), locais (pontos turísticos), organizações (Unicef, Unilever) ou então até mesmo ideais.

É importante também que você analise alguns detalhes referente ao produto da sua empresa como:

Histórico do produto: no caso de um produto já existente a empresa deve realizar um histórico sobre o mesmo, já no caso do produto ser novo, a empresa deve apresentar os motivos de sua criação e desenvolvimento.

Ciclo de vida do produto: em qual fase do C.V.P que o produto se encontra, se ele esta em introdução, crescimento, maturidade ou declínio e a partir daí avaliar as estratégias utilizadas para cada um deles.

Benefício: o que o cliente ganha ao comprar o seu produto, ou seja, qual o benefício que você entrega ao cliente. O produto da sua empresa pode entregar comodidade, rapidez, aprimoramento, personalização, etc...

Serviços associados ao produto: sua empresa disponibilizará garantia para o produto, garantia, treinamento aos vendedores, etc....

EX: CANECA PERSONALIZADA.

        No grosso modo o que é percebido é que é apenas uma caneca normal, onde em qualquer armarinho poderá encontrar a um preço de aproximadamente R$ 19,90, porém pode-se perceber que a caneca acima pelo fato de ser diferente da usual atende a mesma necessidade que geralmente é para colocar bebidas, porém o valor percebido que pode-se enxergar nela pelo cliente é maior, pois ela resolve o mesmo problema que uma caneca de supermercado ou armarinho, mas ela é apresentada de um jeito diferente, com uma personalização diferente e isso faz com que o valor agregado a ela seja maior.

De modo geral sua empresa tem de estar mais preocupada em solucionar um problema do cliente do que simplesmente vender um produto apenas por ser um produto, pois muitas vezes haverão clientes que procuram qualidade, outros procuram exclusividades e assim por diante, pois o que pode ser um problema para um cliente pode não ser para outro.

Dando continuidade as dicas em como você pode utilizar ferramentas de marketing dentro da sua empresa, apresentarei logo abaixo o primeiro “P“ dos “7 P’s”, referente ao Preço.

  • Preço:

Este P é talvez um dos maiores e mais complexos elementos para se ajustar na hora de comercializar seu produto ou serviço, pois ele afeta diretamente a receita da empresa e também o seu lucro.

O preço refere-se principalmente a quanto e como será cobrado do cliente referente aos serviços e/ou produtos da sua empresa.         Deve ser levado em consideração se o seu segmento por exemplo é voltado para um público mais luxuoso ou mais econômico.

Além disso você pode cobrar por seu produto ou serviço em uma única vez, como por exemplo, ao realizar uma venda única ou por mensalidade. Há também outras estratégias de venda como através de leilões, “Pague quanto quiser”, preço psicológico...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (203.1 Kb)   docx (305.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com