TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Líderes e liderança

Por:   •  3/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.325 Palavras (22 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 22

SER LÍDER E O ATO DE LIDERAR

Amanda de Sousa da Silva dos Santos

1.INTRODUÇÃO

         O mundo em sua história , tem  presenciado a ascensão de grandes líderes que  em diversas épocas, situações e lugares, têm impactado e influenciado gerações a través dos seus feitos. Líderes com certeza bem sucedidos em sua forma de liderar.  Ao observarmos a história de grandes nomes como Nelson Mandela, Martin Luther King, Bill Gates e outros,  nos perguntamos: o que haveria de ímpar em ambos para se tornarem  líderes tão notáveis? Como obtiveram  tanto êxito em sua liderança?  Para compreender  algumas dessas indagações, precisamos analisar  primeiro o conceito de  liderança ,o que de fato ela é .A partir de então poderemos aprender a como exercê-la com  excelência, e  a como ser um verdadeiro líder. As teorias que existem  hoje acerca do ato de liderar e de ser líder são muitas, mas serão elas de fato comprovadas? Compararemos as teorias já existentes com a forma como os líderes de hoje estão liderando a fim de obtermos uma resposta. Se  há características específicas que privilegiam alguém para ser líder ou se  qualquer pessoa pode chegar a sê-lo , são alguns assuntos nos quais iremos nos aprofundar no decorrer deste trabalho.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

        Analisaremos algumas das mais diversas teorias existentes sobre ser líder e o ato de liderar.

        

2.1 A PESSOA DO LÍDER

        Será que qualquer pessoa pode tornar-se um líder? Ou determinadas pessoas nascem com características específicas, traços de personalidade definidos que as levam ao cume da liderança?  Quais são os comportamentos comuns, habilidades e atitudes que identificam um líder?

        Com base em estudos e análises feitas no decorrer dos anos, podemos citar alguns aspectos que sugerem a pessoa de um líder:

- Iniciativa nas relações pessoais, habilidade de comunicação, senso de identidade pessoal (ou seja, a habilidade de reconhecer em si próprio a capacidade e a motivação para liderar e apreciá-las) (Maximiano,2014)

- Consciência e receptividade a novas experiências, ambição e energia, o desejo de liderar, honestidade e integridade, autoconfiança, elevada capacidade de automonitoramento e conhecimentos profissionais (Robbins,2009)

        Contudo, as características e traços de personalidade e atributos pessoais, não podem garantir com precisão quem é ou não líder.  Habilidades podem ser desenvolvidas.  Há líderes que não são autoconfiantes por natureza, mas tornam-se devido as circunstâncias com as quais precisam lidar, dentre outros exemplos de aptidões que uma pessoa pode desenvolver e exercer a partir de então, liderança.  Maximiano (2014) declara sobre  esse assunto que a liderança não é um atributo singular inato, mas uma família de aptidões que podem se transformar em competências, desse que a pessoa tenha as motivações, a experiência, e o treinamento adequado. Assim, a liderança é uma competência acessível a quem tem a motivação para exercitá-la, dependendo das oportunidades.

2.2 O QUE É LIDERANÇA?

Há muitas definições sobre o que é liderança,dentre as quais destaco:

“ Liderança,é o processo de influenciar e conduzir pessoas para a realização de objetivos.” Maximiano (2014, p.266)

Liderança para Maximiano (2012) caracteriza-se também como sendo o uso da influência não coercitiva para dirigir as atividades dos membros de um grupo e levá-los à realização de seus próprios objetivos.

Liderança também pode se definida,ainda segundo Maximiano (2012), como a realização de metas por meio da direção de colaboradores.A pessoa que comanda com sucesso seus colaboradores para alcançar finalidades específicas,é líder.

De acordo com Robbins (2003), liderança é o processo de influência pelo qual indivíduos,com suas ações, facilitam o movimento de um grupo de pessoas rumo a metas comuns ou compartilhadas.

Conforme Stoner(1985), liderança pode ser definida como o processo de dirigir e influenciar as atividades relativas às tarefas dos membros do grupo.”

Segundo as definições encontradas,percebemos que liderança está intrinsecamente relacionada com a habilidade de influenciar pessoas, quer sejam indivíduos ou grupo, e direcioná-las para um determinado objetivo a ser alcançado.

Maximiano (2012) enfatiza que não se deve enxergar a liderança apenas como habilidade pessoal,mas como processo interpessoal dentro de um contexto complexo,no qual outros elementos estão presentes.A liderança não é apenas um atributo da pessoa,mas uma combinação de quatro variáveis ou elementos: (1) as características do líder,(2) as características dos liderados,(3) as características da missão ou da tarefa a ser realizada e (4) a conjuntura social,econômica e política.

Ou seja,o ato de saber exercer liderança vai além de atributos pessoais,características da personalidade do líder ou do acaso.Deve ser considerado esse conjunto de fatores que cooperam para o ato de liderar.

2.3 LIDERANÇA X AUTORIDADE FORMAL

É conveniente ressaltar ,antes de tudo,que a liderança é diferente da autoridade formal.A autoridade formal é uma das bases das organizações e um atributo dos cargos gerenciais. Segundo Maximiano(2012), o cargo concede à quem o ocupa o direito de tomar decisões e de se fazer ser obedecido,durante o período em que exercer o cargo em questão.O seguidor(funcionário) obedece ao líder (gerente.) porque tem a obrigação de fazê-lo.

Essa diferença entre autoridade formal e liderança se dá a partir das bases nas quais se assentam as motivações dos seus seguidores. Na autoridade formal são estabelecidos os “chefes” que são diferentes de líderes.Os chefes,apesar de ocuparem uma posição de autoridade formal,podem não ter liderança informal sobre os seus colaboradores e liderados,e até mesmo,nem precisar dela,ao mesmo ponto em que líderes informais,podem não ocupar cargos com autoridade formal correspondente,e nem mesmo precisar dele.Há muito grupos que precisam de líderes mas não de chefes,como por exemplo associações,condomínios e grupos sociais organizados.

Na figura 1(apêndice) ,vemos algumas das muitas diferenças existentes entre liderança e autoridade formal,e que caracterizam chefes e líderes distintamente.

        

2.4 ESTILOS DE LIDERANÇA

 Existem diferentes meios para se alcançar o êxito no desempenho da liderança, e isso de acordo com o estilo de liderança que o líder possui.De acordo com Chiavenato (2010), as teorias sobre estilos de liderança prescrevem um estilo particular de conduta do líder que provoque resultados finais e satisfação nas pessoas. Cada líder deve observar qual estilo serve para determinado grupo de liderados,de acordo com a situação.O uso inadequado de um determinado estilo de liderança,em uma situação errada ou não coerente com o grupo que se está liderando,pode gerar uma liderança ineficaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.1 Kb)   pdf (356.2 Kb)   docx (256 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com