TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OsTipos de Liderança

Por:   •  10/8/2018  •  Seminário  •  2.716 Palavras (11 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 11

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO

CAMPUS - SANTA INÊS

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO – 2018

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

LIDERANÇA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SANTA INÊS – MA

2018

 

 

 

 

 

LIDERANÇA

 

 

 

Trabalho apresentado ao curso de Administração, como requisito parcial para obtenção da 1ª nota da disciplina de Introdução à Administração, ministrada pelo professor Roberto Lopes Frota.

 

 

 

 

 

 

SANTA INÊS – MA

2018

  1. INTRODUÇÃO

De modo sintetizado, liderança é a capacidade que uma pessoa possui de conduzir um grupo de indivíduos, transformando-os em uma equipe que gera resultados. Com isso, um líder possui a habilidade de motivar e influenciar os liderados. Acerca disso, Tannenbaum declara que liderança é a influência interpessoal que uma pessoa realiza em uma situação, por intermédio do processo de comunicação e, para que seja atingida uma meta ou metas especificadas. Assim, a liderança sempre envolve uma influência por parte do líder (influenciador) para afetar (influenciar) o comportamento de um seguidor (influenciado) ou seguidores numa situação. Neste sentido, o presente trabalho busca abordar os perfis de liderança desenvolvidos por vários autores, suas características e ao mesmo tempo, buscamos ainda relacionar o tema com a apresentação do filme “Em busca da perfeição”, de Damien Chazelle.

  1. DESENVOLVIMENTO

Para o especialista em coaching Marcelo Levy Dias de Almeida, cada líder tende mais a um determinado perfil, sua predominante liderança. Mesmo assim, é possível desenvolver características de outros tipos e usá-las de acordo com as circunstâncias do ambiente corporativo. Como exemplo dado pelo filme “Em busca da perfeição”, observamos esta situação na cena em que o Professor Fletcher demonstra traços de outros perfis de liderança, uma vez que o mesmo apresentava um perfil estritamente autocrático, mas na primeira participação efetiva de Andrew (O jovem baterista) na orquestra principal do conservatório Shaffer, o Professor motiva, passa confiança e consecutivamente tranquilidade para o melhor desempenho do jovem aluno.

Neste sentido, abordaremos alguns perfis de líderes, elaborados com base na Teoria das Relações Humanas e nos estudos de Ken Blanchard, Paul Hersey e Daniel Goleman, conforme a seguir:

  • Autocrático: No ambiente autocrático, o líder, atua como dirigente e toma as decisões em nome do grupo. Ele ainda exerce uma liderança diretiva, determinando o que os subordinados devem fazer. Seu foco está no próprio líder e na execução das tarefas e não no liderado e nas relações pessoais. Podemos caracterizar ainda como um perfil que se baseia na concentração da autoridade do líder, fato este sugerido por Maximiano (2012) “Quanto mais concentrada a autoridade no líder, mais autocrático seu comportamento ou estilo. Muitas formas do comportamento autocrático abrangem prerrogativas da gerência, como as decisões que impedem de participação ou aceitação. O estilo autocrático pode degenerar e torna-se patológico, transformando-se no autoritarismo. Arbitrariedade, despotismo e tirania, que representam violências contra os liderados, são exemplos de comportamentos autoritários”. Com base nestas informações, podem-se identificar fortes características autocráticas no perfil do personagem Fletcher, retratado no decorrer das cenas em que é exposto o comportamento exigente e “superior” deste professor (com uso de treinos excessivos e repetitivos em busca da realização das tarefas, de forma que alcancem à perfeição) em detrimento e consecutiva submissão dos alunos.

Este perfil funciona em situações emergenciais, como no caso de tarefas que precisam ser executadas em um curto prazo. Também pode trazer bons resultados com pessoas que possuem pouca maturidade profissional, como jovens e recém-contratados, que ainda não conhecem bem a empresa. Contudo, quando exercido rotineiramente, esse estilo de liderança tende a gerar tensão e a desgastar a equipe, pois acaba passando por cima das necessidades individuais dos subordinados. Esta situação foi representada no filme, com a saída do professor Fletcher da orquestra, a qual dirigia há muitos anos. Apesar de apresentar resultados externos satisfatórios, o grupo era rotineiramente alterado, tendo alta rotatividade dos subordinados, sendo alguns destes, pessoas que adquiriram transtornos em vários sentidos, fato este que foi imprescindível para a remoção do professor Fletcher.  

  • Democrática: No grupo que atua por participação, os membros trabalham em conjunto com o líder. Ele conduz, orienta e incentiva as pessoas a participar e fazer parte do grupo. Seu poder é baseado na credibilidade e ele toma as decisões em conjunto com os subordinados. Com isso, há um ganho nas relações humanas e no engajamento da equipe, que se sente parte do problema e das soluções, contribuindo tanto no planejamento quanto na execução das tarefas. Contudo, é necessário ter cautela, pois se o líder atua apenas de modo democrático, pode não conseguir entregar resultados rápidos em uma situação de emergência, quando precisa ser mais diretivo por exemplo. Além disso, se ele tiver de chamar a atenção de forma mais incisiva, o grupo pode se sentir magoado, pois não está habituado a este tipo de situação.
  • Liberal - É aquele líder que deixa os subordinados livres para executar tarefas e tomar decisões. É uma liderança excessivamente permissiva. Com isso, a equipe fica mais à vontade, mas é interessante frisar que funciona apenas se esse grupo tiver grande maturidade profissional e o líder delegar as tarefas de acordo com o potencial e a capacidade de cada indivíduo. Por possuir uma liberdade muito grande, há grande possibilidade de perda de controle, além disso, esse estilo estimula um alto grau de individualismo e agressividade no grupo, pois na ausência do líder, cada um se posiciona e tenta conquistar o espaço “vago”.

Quando a liderança é baseada na autoridade existem dois estilos clássicos que são a autocracia e democracia, as quais também podem ser compreendidas e caracterizadas pelos seus direcionamentos voltados para a tarefa e para as pessoas, respectivamente. Neste sentido, a liderança voltada para a tarefa, possui uma liderança que busca: focalizar o trabalho do grupo, dando ênfase ao cumprimento dos prazos e padrões de qualidade; insistência no cumprimento das metas, superando a concorrência ou o desempenho anterior. No filme, podemos apontar a cena em que o professor Fletcher informa ao aluno Andrew, que o horário inicial da aula seria às 06:00hs, sendo que na realidade o horário era às 09:00hs. Esta foi uma forma de demonstrar a valorização pelo cumprimento dos prazos e do nível de comprometimento em que o professor trabalhava. Nesta mesma cena, o professor cumpre exatamente o horário determinado, e acrescenta-se a isso, que toda a equipe já estava prontificada pontualmente, demonstrando assim, uma aceitação ao padrão proposto pelo professor. Já a liderança voltada para as pessoas o líder acredita que deve criar um clima propicio onde as pessoas sintam-se tranquilas e confortáveis. Assim, o líder focaliza o grupo, busca estreitar as relações humanas e o desenvolvimento da capacidade de se trabalhar em equipe. Estas duas teorias de liderança, a principio, foram consideradas como estilos em oposição, contrários. Contudo, à medida que os estudos avançaram, percebeu-se que tais teorias fazem parte de um mesmo território, onde ambas fazem limites uma com a outra. Criou-se assim, a visão bidimensional de liderança, onde o líder pode e deve combinar os dois estilos de liderança em seu comportamento. Diante disso, os teóricos Hersey-blanchard dividiram os estilos de liderança em 4, conforme a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (120.4 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com