TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Gerenciamento de Cronograma

Por:   •  6/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.612 Palavras (7 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Plano de Gerenciamento de Cronograma

Desenvolvido por:

Solicitante: 

Rio de Janeiro

2019

  1. Objetivo do Plano de Gerenciamento do cronograma

O documento tem como objetivo detalhar todos os processos que serão utilizados no gerenciamento do cronograma do projeto da construção de um apartamento, sendo monitorados e concluídos dentro do prazo, assim como servir de guia para a equipe ao longo de todo o projeto.

  1. Planejamento

Este plano será aplicado na construção de um apartamento localizado no Botafogo, Rio de Janeiro. Como linha de base, a equipe deverá utilizar a EAP do projeto para realizar a análise e definição dos prazos para cada atividade, além de identificar qual a relação de dependência entre elas para a criação do diagrama de rede. Também deverá respeitar a Política de Condução do Projeto, não infringindo normas e políticas de boas práticas.

  1. Equipe de Gestão de Cronograma:

A equipe que ficará responsável pelo planejamento e controle do cronograma, será responsável por liderar todo o gerenciamento do cronograma do projeto, desde seu início, até a entrega definitiva ao cliente. Esta equipe realizará o agendamento das reuniões diárias para o reporte sobre o andamento do projeto com base no cronograma e fará análises e revisões do cronograma do projeto e se necessário, solicitações de modificações e consequentemente, atualizações das linhas base dos planos relacionados, de acordo com os processos descritos neste documento.

  1. Sistema utilizado

O sistema a ser utilizado será o MS Project, da Microsoft. Nele será desenvolvido o cronograma de prazos e também o diagrama de redes, pois é uma ferramenta com funcionalidades que atendem às necessidades para tal atividade.

  1. Descrição e Controle dos Processos

O gerenciamento do cronograma deve ser desenvolvido considerando a Política de Condução do

projeto e a Estrutura Analítica do Projeto (EAP), obtidas conforme o Plano de Gerenciamento

de Escopo.  O gerenciamento do cronograma engloba os seguintes processos:

  1. Definir as atividades

As atividades foram definidas pela equipe que as irá executar e com o apoio do Gerente de Projetos. Foram levantadas com base em reuniões com os responsáveis de cada área envolvida, a fim de identificar as atividades fundamentais para a entrega de cada etapa da reforma. A expectativa é que assim, evitem-se atrasos e o comprometimento do cronograma por causa de atividades não detalhadas anteriormente. O detalhamento dessas atividades está no anexo 1.

  1.   Estimar os recursos das atividades

Para a execução do projeto serão necessários três tipos de recursos: materiais, humanos e transformadores. Em relação aos recursos materiais, a definição da quantidade foi feita a partir dos cálculos da área a ser reformados, feitos pela equipe de engenharia baseando-se nas dimensões da área que será reformada.

  1. Sequenciar as atividades

   A partir do método do diagrama de precedência e da determinação das dependências lógicas, executados no MS Project, foi obtido o diagrama de rede do projeto. Este aplicativo foi escolhido devido ser o mais utilizado pelos envolvidos no projeto e será usado durante toda a elaboração e controle do cronograma. O sequenciamento das atividades foi feito pela equipe do projeto que irá executar as atividades com a ajuda do Gerente de Projetos que fez a integração entre os entregáveis intermediários.  O diagrama de rede é utilizado para demonstrar o andamento das atividades, contribuindo para a gestão e controle do cronograma de prazos. Este está corroborado no anexo 2

  1.  Estimar os recursos de atividades

A estimativa de recursos das atividades foi realizada basicamente utilizando as seguintes ferramentas: Opinião Especializada, e lições aprendidas. Estas técnicas foram utilizadas com base na experiência dos membros da equipe do projeto e especialistas, baseado no Plano de Gerenciamento de Escopo e a EAP. É uma boa prática combinar a opinião especializada com as lições aprendidas em outros projetos: Análise de Alternativas. O MS Project nos ajudará a planejar, organizar, gerenciar, verificar a disponibilidade, definir valores, definir calendários e desenvolver estimativas de recursos: A estimativa dos recursos das atividades foi feito pela equipe do projeto que irá executar as atividades com a ajuda do Gerente de Projetos que fez a integração entre os entregáveis intermediários.

  1. Estimar a duração das atividades

O objetivo deste processo é identificar e documentar a duração necessária para a realização das atividades dentro do escopo do projeto. A estimativa de duração das atividades é realizada, através do MS Project com coleta de informações realizadas com opinião especializada, com a equipe do projeto. As estimativas das durações das atividades serão feitas pela equipe do projeto que irá executar as atividades com a ajuda do Gerente de Projetos que fez a integração entre os entregáveis intermediários.

  1. Folgas

A equipe do projeto pode optar por incorporar, um tempo adicional (folga) chamado de reserva para contingência, à atividade, para compensar riscos de cronograma. Para chegar a definição das folgas do projeto, foi feita a estimativa de três pontas, ou seja: somadas as durações otimista, mais provável e pessimista e o somatório foi dividido por três encontrando assim a média triangular. Dessa forma as folgas foram definidas como o intervalo entre a média triangular e a duração pessimista das atividades.

  1.  Desenvolver o cronograma

O cronograma foi elaborado pela equipe do projeto em conjunto com o Gerente de Projetos, de acordo com o Plano de Gerenciamento de Escopo e a EAP para o desenvolvimento do apartamento. Outros documentos utilizados para gerar o cronograma são: Listagem das atividades contendo seus recursos e suas durações (de acordo com as tabelas geradas nos itens anteriores deste plano). O cronograma foi desenvolvido no MS project 2010.

A elaboração do cronograma integra as etapas anteriores, visto que atribui durações ao diagrama de rede, obtendo o cronograma do projeto, o cronograma de execução física. Nesta etapa é feita a análise integrada das sequências das atividades, de suas durações e dos recursos necessários para o desenvolvimento do cronograma, do cronograma de execução física. Na elaboração destes documentos são estabelecidas as datas de início e término do projeto e o ritmo de sua execução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (481 Kb)   docx (500.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com