TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Políticas públicas e sociedade

Por:   •  24/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 3

1) Defina sucintamente os conceitos de sociedade e instituição. Por que as instituições são importantes para a manutenção da sociedade?

De acordo com os pensadores Horkheimer e Adorno (1973, p. 263), sociedade pode ser definida como uma “contextura” onde indivíduos e grupos que se relacionam, sendo regidos por regramentos e instituições. As instituições, por sua vez, também definem papéis sociais, ou simplesmente “manuais de conduta” a serem cumpridos por seus participantes, em cada momento apropriado e devido do contexto social específico. Portanto, podemos entender “Sociedade” como sendo uma “teia”, onde ocorrem relacionamentos e interações entre dados indivíduos e/ou grupos, sendo estas interações regradas pelo conjunto de papeis criados, reforçados e mantidos pelas instituições. Todo esse conjunto molda as atitudes e comportamentos individuais e coletivos, clarificando quais comportamentos são ou não aceitos ou aceitáveis pelo grupo num certo contexto social.

Dentro desse diapasão fica claro que as instituições são muito importantes para a manutenção da sociedade, uma vez que funcionam como seu sustentáculo, pois são as instituições que determinam os marcos, os limites para a ambiência em uma sociedade, ou grupo social.

2) O que é política e poder?

Se a Sociedade é uma “teia”, podemos dizer que a política seria uma espécie de “subteia” da Sociedade, pois se configura como um conjunto bem específico e particular de interações dentro da “teia”, que visam, prioritariamente, o controle social da teia, especialmente no que tange ao alcance e distribuição de poder.

Já para definir poder, podemos citar Stoppino (1983), que diz haver uma “relação entre pessoas”, derivada da capacidade de um homem, ou grupo, de determinar intencional ou interessadamente o comportamento de outros homens, no entanto, para ele, não se trata somente de uma relação dicótoma entre quem manda e quem deve obedecer, mais há também um terceiro elemento, que seria “[...] a esfera de atividade a que o poder se refere [...]” (STOPPINO, 1983, p. 934). Ou seja, a competência atribuída a uma esfera de poder, significa dizer que uma pessoa pode ter poder em determinado campo social e não em outros.

Para Weber (2004), a autoridade se configurava segundo três formas: carismática; tradicional; e racional-legal. Além disso, toda autoridade ou dominação ocorria somente mediante a concordância entre dominadores e dominados, pois só assim haveria uma estrutura de poder entre eles.

3) Defina o Estado moderno de acordo com a conceituação clássica do sociólogo alemão Max Weber.

Segundo a visão dele o que personifica o poder do Estado sobre um povo é o que ele chama de o “monopólio do exercício legítimo da violência”. Assim, apenas o Estado pode usar da violência contra indivíduos, ou grupos, que se encontram sob sua tutela e em sua área geográfica. Desta forma o Estado é o único legitimado para tal, e essa legitimação parte do consentimento de seus próprios súditos, de seus governados. É o que chamamos de soberania do Estado, ou Estado soberano, que regula a vida em seu território por vezes privando direitos e interesses particulares em prol de direitos e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com