TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Políticas públicas e sociedade

Por:   •  19/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Relacione sociedade, regras e instituições.

Sociedade é a ordem onde se dão as interações entre os indivíduos, o espaço de convivência que estes interagem; já as regras são os princípios comuns que estes indivíduos se utilizam para regular as relações sociais e que são primordiais para uma boa convivência; as instituições são os conjuntos, ou subconjuntos, da sociedade que se utilizam de regras específicas que os diferenciam dos demais. Bem, estes três elementos tem um elo de interdependência entre eles, pois um depende do outro para existir.

  1. Como podemos definir os grupos ou agregados sociais?

Segundo Santos (2012: 15) os grupos ou agregados sociais são também entendidos como “unidades básicas da sociedade”. São formados por indivíduos que buscam um bem comum e que aderem certas regras e instituições, mas que nem sempre pertencem a mesma raça, posição política ou religião. Os grupos são formados pela necessidade de alguns se juntarem motivados por uma força/motivação maior. Por exemplo, um grupo de alunos que se reúnem e vão à rua em busca da concretização dos seus direitos que estão sendo privados (escola sem condições, falta de professores...).

  1. De que forma podemos relacionar política e poder?

Santos (2012: 17) afirma que “... política é um conceito que se refere a um conjunto particular de interações, diretamente relacionados à distribuição de poder, nas relações sociais, atravessando diversas instituições”. A política acaba sendo uma subteia da sociedade que influencia as pessoas e gera poder de uma sobre as outras (seja através de cargo ou até na própria casa).

  1. O que é Estado Moderno?

De acordo com Santos (2012), o Estado Moderno é o que temos hoje em dia, mas que foi consolidado como instituição muito tempo atrás (século XVI ao XIX) e que foi constituído no meio das transformações que deram origem ao capitalismo no Ocidente. Santos (2012) complementa que o Estado Moderno se constitui como um mediador civilizador, ou seja, uma instituição que promove um ordenamento na vida social e política e é assim denominado porque tem nas leis a fundamento de sua autoridade e não na vontade de seus governantes.

  1. Quais são as características do pensamento liberal?

Baseado nos ideais do Jusnaturalismo onde o homem é livre e precisa que esta liberdade seja resguardada pelo Direito e pelo Estado. Santos (2013:24) pontua que “Segundo a ordem liberal, todos os indivíduos são iguais por natureza e igualmente portadores de direitos naturais, dos quais eles não podem, sob nenhuma hipótese, abdicar: os direitos à liberdade e à propriedade”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (91 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com