TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quem Foi Adolf Eichmann

Por:   •  9/10/2019  •  Resenha  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

Ana Gabriela Reis Pereira

2° Período – Ciências Contábeis – UEMG Cláudio

Atividade Disciplina Filosofia e Ética Profissional

  1. Quem foi Adolf Eichmann?

Adolf Eichmann foi um nazista responsável pela deportação dos judeus europeus, a fim de leva-los aos campos de concentração.

 

  1. Quem foi Hannah Arendt?

Hannah Arendt além de filósofa era professora universitária já consagrada. Era proveniente de uma família judaica, de classe média e membros do Partido Social Democrático.

  1. Qual a relação entre eles?

Hannah Arendt foi foi enviada à Jerusalém a fim de cobrir o julgamento do nazista Adolf Eichmann, além disso ela pertencia ao judaísmo e também havia sid vítima do nazismo.

  1. Que atividade Eichmann desempenhava na Segunda Guerra Mundial?

Eichmann era responsável providenciar os transportes e organizar as rotas para os campos de trabalhos forçados e/ou extermínio.

 

  1. Que atividade Hannah Arendt realizou sobre Eichmann?

Hannah Arendt foi enviada à Jerusalém para realizar a cobertura do julgamento do oficial nazista Adolf Einchman em Jerusalém, que ocorreu em 1961.Com a experiência vivenciada ela escreveu um livro sobre o julgamento de Eichmann.

  1. Que descoberta faz Hannah Arendt relativamente à personalidade de Eichmann?

Hannah Arendt relata que Eichmann não tinha necessariamente a imagem do carrasco sanguinário, ela mostra que ele era um burocrata medíocre, que só queria fazer seu serviço bem feito. Apenas cumpria as ordens sem pensar nas consequências dos seus atos, se tornando apenas uma engrenagem, distanciando da capacidade de pensar e aproximando-se a obediência cega.

  1. Que consequências sofreu Hannah Arendt por conta de suas opiniões sobre o caso Eichmann?

Hannah Arendt foi acusada pela comunidade judaica de ter minimizado o mal cometido por Eichmann e por nazistas como ele. Ela também causou polêmicas ao escrever em seu livro que lideranças judaicas teriam entregado alguns judeus para as forças armadas a fim de salvar outros judeus. Com isso, recebeu várias cartas com ameaças de morte e xingamentos diversos; até o serviço secreto israelense chegou a ameaça-la, porém em momento algum ela se sentiu intimidada.

  1. Qual a questão ética envolvida no caso Eichmann?

As ações de Eichmann caracterizam-se pela ausência de pensamento. A partir da banalização do mal o individuo submete-se completamente a uma lógica social, que faz com que ele não perceba suas responsabilidade nos atos que pratica. O sujeito que pratica o mal banal renuncia à capacidade humana de reflexão, repetindo o tempo inteiro o mesmo comportamento, além de um discurso padrão. Esse tipo de mal tem espaço em sociedades massificadas, nas quais os indivíduos têm pouquíssimos poderes de escolhas, tornando-se solitários, submissos e condicionados. Com isso, destaca-se que a principal característica do totalitarismo é a de desumanizar, transformar homens em números, em meras engrenagens substituíveis se não renderem o que se espera deles, sejam vitima ou algozes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com