TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rrrrrrrr

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  11.099 Palavras (45 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 45

CONTABILIDADE

COMERCIAL

[pic 1]

Luiz Mascote

2015

  1. INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE COMERCIAL

Para estabelecer o conceito da empresa comercial é necessário um aprofundamento na literatura para entender primeiro o conceito de empresa.

A palavra empresa é derivada do termo latim "prehensa" que significa:

- negócio;

- empreendimento;

- ou associação organizada. 

É importante saber que os fatores de produção são basicamente dois:

- Trabalho;

- Capital.

Um está interligado ao outro. Sem o trabalho não se pode conseguir os bens econômicos e sem o capital o processo produtivo não se completa.

O trabalho é a força física ou intelectual destinada para uma finalidade, enquanto que o capital pode ser dividir em três partes, como será visto a seguir:

a) Terra: é o mundo externo, onde o homem faz suas plantações, extraí o minério, enfim, usa para diversas finalidades.

b) Capital fixo: são as máquinas, as ferramentas e na antiguidade o homem possuía o machado de pedra, capital fixo para trabalhar a terra.

c) Imobilizado de consumo durável: são os bens que não são consumidos imediatamente e auxiliam o processo produtivo, tais como: veículos, instalações. Estes bens são desgastados com o tempo, portanto deve ser aplicada a depreciação.

Com o desenvolvimento das sociedades surgiram as empresas e as entidades, consideradas como fator e forma de produção, vieram agregar o trabalho e o capital de forma organizada. A empresa não é a única forma de produção, também tem o pequeno lavrador, o produtor artesanal doméstico e o produtor individual.

Portanto, agora se pode ter o conceito de empresa de forma ampla “é um organismo econômico destinado à produção e vendas de mercadoria e/ou serviços, com objetivo de lucro para o empresário". Pode-se ainda resumir mais ainda este conceito da seguinte forma: é toda atividade econômica com fins lucrativos.

No conceito de empresa encontra-se palavra fins lucrativos. E o que é lucro? São as receitas menos os custos de produção e as despesas. E a entidade como que fica?

Pode ser considerado o mesmo conceito de empresa com uma pequena diferença, as entidades não têm fins lucrativos. Como exemplos podem-se ser citados os:

- clubes esportivos;

- associação religiosa;

- associações beneficentes;

- entidades públicas.

Diferença: a empresa visa o lucro e a entidade não visa o lucro.

As entidades podem ter déficit ou superávit. Déficits são quando as despesas são maiores que a receita e Superávit são quando as receitas são maiores que as despesas.

O lucro das empresas é distribuído aos sócios ou capitalizáveis, enquanto que o Superávit é incorporado ao patrimônio da entidade.

No sistema socialista não há organização societária, a empresa é uma célula produtiva do estado.

Empresa Comercial

A empresa comercial diferencia-se dos demais ramos das atividades empresariais, como a de prestação de serviços, a agricultura e outras, principalmente no que diz respeito aos aspectos comerciais e suas atividades.

No ramo comercial, o objetivo empresarial, é definido no processo de revenda e comercialização de produtos, contabilmente classificados como mercadorias.

Noções de Comercio e Contabilidade

 

 Entende-se por comércio a troca de mercadorias por dinheiro ou de uma mercadoria por outra. A atividade comercial é inerente à natureza e às necessidades humanas, pois todos têm necessidades e, se não existisse moeda, seria trocados bens em excesso por outros que faltam.

A principal função do comércio é a de servir de mediadora entre o fabricante e o consumidor de bens, o que é feito com finalidade lucrativa. Para realização desta função a primeira condição é que seja praticado por agente capaz. Portanto a prática de atos de comércio deve ser exercida por pessoas denominadas agentes do comércio.

Os agentes do comércio podem ser pessoas físicas que praticam atos de comércio por conta própria, isto é, os comerciantes; ou pessoas jurídicas, quando são formadas por sociedades de pessoas, constituída com patrimônio para exploração da atividade comercial, necessitando de contrato social registrado nos órgãos e da formalização da contabilidade para registros dos atos e fatos da administração.

Definição de Contabilidade e sua Aplicação

Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio da empresa e entidade.

É ciência porque tem princípios e os princípios são os pilares de uma ciência. Os princípios são representados por normas, convenções, políticas, diretrizes, regras, e também pelos procedimentos contábeis, aprovados pelo Conselho Federal de Contabilidade, através da Resolução 750/83 atualizado pela resolução 1082/2010.

Entidade 

O Patrimônio como objeto da contabilidade não pode ser confundido com os dos sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituições. A empresa é a pessoa jurídica e o sócio é a pessoa física. E entidade contábil pode ser até de uma pessoa.

Continuidade 

A entidade deve continuar por tempo indeterminado a não ser que haja fortes evidências contrárias, como a perda de um grande cliente, má administração, conjuntura econômica, etc.

Oportunidade

Integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram.

Registro pelo valor original

Os componentes do patrimônio devem ser registrados pelos valores originais das transações com o terceiros, expressos em moeda corrente do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (73.8 Kb)   pdf (789.1 Kb)   docx (505.6 Kb)  
Continuar por mais 44 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com