TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rrrrrrrrrr

Por:   •  2/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.973 Palavras (8 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 8

CAPA

SUMÁRIO

Introdução

Etapa1 passo

Relatório conclusivo

Classificação de eventos contábeis

Etapa 2 passo 2

Analise de gastos com folha de pagamento entre custos e despesas


INTRODUCAO

RELATORIO CONCLUSIVO TEXTO PASSO 1

Em nossa analise dos conceitos de contabilidade de custos, concluímos a principio que no campo de terminologia contábil básica, são subdivididos vários grupos de classificação de custos onde custo direto devemos ter em mente que o mesmo é estimado de acordo com as funções que assim se denominam, ou seja, o mesmo está ligado diretamente aos fatores de produção de bens e serviços no momento de sua realização, sendo assim possível mensura-lo de imediato, dispensando a técnica de rateio para encontra-lo, já que é economicamente mais fácil de achar porque está incluso nos fatores de produção e de mão de obra.

Temos como exemplo de custos diretos: a mão de obra direta para a produção do bem e a matéria prima utilizada, também podemos utilizar como exemplo uma construção que tem como custos diretos o cimento, azulejos, pedra, areia entre outros.

O custo direto está ligado ao fato de quanto pagaremos para produzir e de quanto precisaremos de material para a construção de algo ou a realização de um serviço, por fim o mesmo é que serve de base para o inicio dos custeios para qualquer determinada operação ligada à produção de bens.

Para a empresa saber de fato quanto ela tem de custo direto para a realização de determinado fato produtivo seja ele de bens ou serviços à mesma precisa ter um controle rigoroso de seu estoque sempre controlando a entrada e saída dos produtos e suas quantidades, com ênfase no tempo de durabilidade ( validade se foro caso), também é necessário à mensuração dos gastos com a mão de obra de produção, exigindo assim um apontamento de dias, horas, minutos trabalhados e a quantidade de pessoas necessárias para a execução de determinada atividade.

Diferente de custo direto o custo indireto é mais complexo mensurar devido exigência técnica de rateio para ser medido, onde o custo indireto não está relacionado a cada produto ou serviço no momento de sua realização, desta maneira exigindo a técnica de rateio para saber o quanto custou cada fato empregado para a produção do bem ou serviço, como por exemplo, o salário do funcionário responsável pela manutenção da betoneira, que esta diretamente ligado ao andamento da obra porem, não pode ser considerado um custo direto porque sua função é indireta a realização da obra e só aconteceu porque em determinado momento o equipamento necessitou de reparos, ou seja, não esta diretamente ligado ao fator produtivo e sim ao fator de manutenção para a produção.

Os custos indiretos estão mais presentes nas empresas porque cada departamento é responsável pela elaboração de parte do serviço, para que no final o mesmo se concretize e sua missão é, exatamente saber o quanto cada departamento representa de custo para a produção de um bem ou serviço, sendo assim o mesmo necessita de um parâmetro para alocar os custos ao objeto custeado, para isso usa-se algum critério de rateio como, por exemplo, mensurar as horas trabalhadas do pessoal da limpeza com reparos no prédio da instituição como reformas e pintura, desta maneira então o rateio é utilizado para separar as horas trabalhadas com o serviço de limpeza e as horas trabalhadas com o serviço de reparos.

Desta maneira, a terminologia contábil tem uma classificação especifica o que facilita a analise dos numero declarados. Para que tal analise seja feita com coerência e exatidão, é utilizado grupos  que classificam os atos presentes e futuros na administração da empresa, que são:

  • Gastos: Ocorre quando há um sacrifício financeiro par a instituição, representado normalmente pela entrega do ativo ou dinheiro        , à vista ou à prazo e é decorrente da compra de bens ou serviços. Contabilmente gastos só existem quando há aquisição de bens ou serviços, no momento que se reconhece o ato como dívida.

  • Desembolso: quando ocorre o pagamento do bem ou serviço adquirido, independente do período que o mesmo foi efetuado.

  • Investimento: Acontece no momento da aquisição, seja na compra de matéria – prima, ou maquinários ou ainda de ações de outras companhias; desta maneira ele se torna um gasto alocado na conta do ativo pois acarreta em futuro retorno financeiro.
  • Custo: são gastos para transformação de matérias-primas em produto ou serviços final, que seja destinado a venda, como por exemplo: a compra de borracha como matérias-primas, para a produção de pneus, e o pagamento de salários com mão-de-obra operacional, desta maneira todo esse processo é denominado “Custo”.
  • Despesa: São gastos para consumo com a finalidade de gerar receita. Numa regra geral não existe despesa sem retorno financeiro, seja direto ou indireto; temos como exemplo a despesa com comissão de vendas, onde o colaborador gerou receita imediata ou à prazo para a empresa, e resultou na comissão, reduzindo o patrimônio liquido, sendo assim a despesa comissionaria é chamada de  Custo de Produto Vendido, finalmente despesa é a somatória de todos os componentes que compõem o custo de produção do bem ou serviço vendido.
  •  Perda: E a redução do ativo definitivo de forma involuntária por imperícia ou imprudência, é causada quando há consumo de bens ou serviços de forma involuntária. Exemplo: roubo de veículo da empresa, sem seguro, que gera prejuízo a empresa, e um gasto adicional inesperado, para substituir o bem perdido, ocorrido devido a imprudência de não assegurar o veiculo

CUSTOS DIRETOS E INDIRETOS - APURAÇÃO

CUSTOS DIRETOS
 

É aquele que pode ser identificado e diretamente apropriado a cada tipo de obra a ser custeado, no momento de sua ocorrência, isto é, está ligado diretamente a cada tipo de bem ou função de custo. É aquele que pode ser atribuído (ou identificado) direto a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento.

Não necessita de rateios para ser atribuído ao objeto custeado.

Ou ainda, são aqueles diretamente incluídos no cálculo dos produtos.

Exemplos de custos diretos:

-Matérias-primas usadas na fabricação do produto ·-Mão-de-obra direta 
-Serviços subcontratados e aplicados diretamente nos produtos ou serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (459.5 Kb)   docx (465.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com