TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SADASDASD

Por:   •  21/4/2015  •  Monografia  •  1.441 Palavras (6 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 6

Aula-tema 03: Comece com um fim em mente

A aprendizagem baseada em projetos é um excelente e desafiador método de ensino. Isso porque todo o percurso pressupõe planejamento (escrito e previsto), traçado claro, cronograma, percurso previsto e acompanhamento sistemático por meio de estratégias de gerenciamento. Veja como é importante iniciar qualquer projeto com o fim em mente.

Ter o fim em mente significa que você é capaz de planejar e executar um bom projeto, desde a concepção até a finalização e fechamento do projeto. Para isso, seis passos são fundamentais, segundo o Buck Institute for Education (2008):

a) desenvolva uma ideia de projeto;

b) decida o escopo do projeto;

c) selecione padrões;

d) incorpore resultados simultâneos;

e) trabalhe com base em critérios de formulação de projetos;

f) crie um ambiente de aprendizagem ideal.

O desdobramento de cada um desses passos pode apontar na direção de caminhos seguros dentro do trabalho por projetos. Vamos analisar como se dedicar a cada um deles.

Desenvolva uma ideia de projeto

Nem sempre os projetos partem da curiosidade e das perguntas dos seus alunos. Muitas vezes será você, professor, que trará uma ideia, uma proposta que será apresentada como uma inquietante questão para a turma. Você poderá buscar essas idéias na observação atenta e cuidadosa da realidade, inclusive envolvendo seus alunos no mapeamento da comunidade, por exemplo. Observe o que está no noticiário, o que mobiliza a comunidade educativa, o que provoca a cidade. Busque também sugestões de projetos na internet. É muito importante que uma ideia seja amplamente trabalhada para que venha de encontro aos resultados que você almeja atingir e ao conteúdo da sua disciplina, ou mesmo das várias disciplinas envolvidas.

Decida o escopo do projeto

Segundo o Buck Institute for Education (2008), a aprendizagem baseada em projetos é muito proveitosa ao trabalhar com questões autênticas, inovadoras, únicas. Isso não deve intimidar o professor, pelo contrário, deve servir como combustível para lançá-lo na investigação aprofundada de questões pertinentes, juntamente com seus alunos. Tais investigações possibilitam inúmeras soluções diferentes para os problemas. Por isso, é tão importante decidir, a partir de uma questão, qual o escopo do projeto. Nessa fase do projeto, é o momento de clarear: a duração, a amplitude, a tecnologia, o alcance, a parceria e o público. Esses seis tópicos serão ajustados no projeto, considerando tanto um projeto menor, como um mais amplo e ambicioso. De qualquer modo, os seis tópicos precisam ser definidos independentemente da amplitude que será dada ao projeto.

Selecione padrões

Todo o processo de selecionar padrões, que podem ser traduzidos por objetivos, começa bem antes de iniciado qualquer projeto. Isso porque é preciso considerar os objetivos já traçados pela escola na qual o projeto será desenvolvido. É necessário, inclusive, levar em conta os objetivos determinados para o ano em questão com base em aspectos mais amplos, tais como, por exemplo, os Parâmetros Curriculares Nacionais. O projeto político-pedagógico da sua escola é uma excelente fonte e ponto de partida para que você determine os objetivos a que um projeto buscará atender e os desenvolva com os alunos. O mais importante, com certeza, é que se tenha clareza dos objetivos principais, de como eles serão ensinados e trabalhados ao longo do processo, quais produtos você terá em mãos e como serão apresentados e compartilhados.

Incorpore resultados simultâneos

O Buck Institute for Education (2008) apresenta a aprendizagem baseada em projetos não apenas como um modo de aprender, mas uma forma de trabalhar e produzir em grupo, reunir informações e compartilhá-las com os demais. Ela possibilita, portanto, que sejam incorporados aos alunos mais do que aprendizagens acadêmicas – que já são bem relevantes – como também habilidades específicas e hábitos mentais. De posse dessas habilidades, o aluno se diferencia nas competências, atuando de modo intenso e eficaz na busca pela solução de problemas. Aqui, o professor também tem um importante papel: é ele quem determinará as principais habilidades e hábitos mentais que serão explorados e aprofundados no projeto. Lembre-se de que a avaliação deverá medir os resultados obtidos em cada etapa, mapeando como coletar informações, como medir e como prosseguir na busca pela otimização dos resultados esperados.

Trabalhe com base em critérios de formulação de projetos

A partir de questões pertinentes, o professor que trabalha por meio de projetos pode verificar se os critérios determinados estão dando sustentação e trazendo êxito. Acompanhe as perguntas essenciais que guiam a avaliação dos critérios de formulação de projetos, conforme apresentado pelo Buck Institute for Education (2008): o projeto satisfaz objetivos?; envolve os alunos?; concentra-se na compreensão do essencial?; incentiva pensamentos de nível superior?; ensina a ler e escrever e reforça habilidades básicas?; permite que todos os alunos sejam bem-sucedidos?; utiliza avaliações claras e precisas?; requer uso sensato da tecnologia?; aborda questões autênticas?

Lembre-se de que projetos bem planejados, apoiados em critérios pertinentes, são bem diferentes dos meros "projetos" tão comumente usados em sala de aula. Eles também são distintos da simples execução de atividades, mesmo se essas apresentarem sintonia entre as várias disciplinas.

Crie um ambiente de aprendizagem ideal

Mudar ou criar um novo ambiente para a aprendizagem é uma das várias estratégias que os professores empenhados no trabalho da aprendizagem baseada em projetos usam para envolver os alunos e, principalmente, fundamentar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com