TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Significa ser homem e mulher em nossa cultura

Por:   •  24/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

a- Apresente uma discussão sobre como são as representações sociais de meninos e meninas em nossa sociedade e discuta como essas representações agem na constituição do que significa ser homem e mulher em nossa cultura;

b- Há, em nossa sociedade uma "história única" sobre o significado de ser menino e menina?

Boneca para ela, carrinho para ele. Rosa para a menina, azul para o menino. Esses conceitos, são comuns em nosso cotidiano, e demonstram características sobre o sexo masculino e o sexo feminino.

Assim como inúmeras semelhanças, entre meninos e meninas, os adultos precisam saber que existem muitas diferenças. Há muitas padronizações e paradigmas em torno disso que precisam ser quebrados. Entender a brincadeira como forma de representação do mundo implica compreender que as crianças, ao brincar, imitam a realidade.

Logo percebemos que, ao longo dos anos, assim como a realidade adulta, as brincadeiras davam conta de dividir e atribuir papéis específicos a homens e mulheres, meninos e meninas. Na história da humanidade, essa divisão de papéis sempre foi marcada. As mulheres, criadas para a maternidade, a doçura, o cuidado do lar e a educação. Já os homens criados para a proteção, trabalho, a virilidade e a aventura.

Com independência da sua relação com a realidade, a criança tem que ter a liberdade de escolher como e com o que quer brincar. Punir uma criança por agir de forma diferente do esperado apenas transforma sua curiosidade em uma experiência monótona de uma realidade que não permite diferenças. Atitudes assim podem até reprimir a expressão dos sentimentos, fazendo com que a criança vire alguém com inúmeros problemas psicológicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (35.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com