TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tonoscopia ou Tonometria

Por:   •  23/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.177 Palavras (5 Páginas)  •  960 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]Tonoscopia ou Tonometria

Também denominada de Tonometria, esta propriedade coligativa estuda a diminuição da pressão máxima de vapor de um solvente causada pela adição de um soluto não-volátil. As propriedades coligativas são propriedades que se originam a partir da presença de um soluto não-volátil e um solvente.

A fórmula para o cálculo da Tonoscopia:

Δp = P2 – P, onde:

P = pressão de vapor da solução
P
2 = pressão de vapor do solvente                                                                                            ∆p = abaixamento da pressão máxima de vapor

Quando um líquido entra para o estado de vapor, estabelece novas interações, sendo que a quantidade de solvente presente nesta nova fase vai determinar a chamada pressão de vapor. A pressão de vapor de uma solução corresponde à quantidade de solvente na fase gasosa e existe uma relação entre o abaixamento da pressão máxima de vapor e o número de mols do soluto presente em uma solução. Levando em conta este conceito podemos estabelecer o seguinte: Quanto maior for o número de mols do soluto não-volátil na solução, maior será o abaixamento da pressão máxima de vapor.

Por volta de 1887, o físico e químico francês François Marie Raoult estudou esse fenômeno e observou que a pressão de vapor de um líquido em solução é diretamente proporcional à fração em quantidade de matéria do solvente. Sabe-se que toda solução tende a um equilíbrio, e este pode ser atingido se considerarmos a Lei de Raoult: a pressão de vapor de um solvente em uma solução é igual ao produto da pressão de vapor do líquido puro presente nesta solução, se considerarmos a fração molar do líquido.                                                                              

Fórmula que permite calcular esse princípio:

p2 = p0 • x2

Onde:

p2 = pressão de vapor do líquido na solução                                                                                 p0 = fração molar do líquido na solução                                                                                              x2 = pressão de vapor no líquido puro
                                                                                                                                                 

A lei de Raoult só pode ser aplicada em soluções diluídas e moleculares. Para as soluções iônicas, como o abaixamento relativo da pressão máxima de vapor é uma propriedade coligativa, deve ser aplicado o Fator de Correção de Van’t Hoff.

Cálculo do ∆p/p = Kt . W (Lei de Raoult) e Fator de Vant’Hoff (i):

Para soluções moleculares, temos:

∆p/p = Kt . W

onde Kt (Kt = Massa Molarsolvente/1000) é a constante tonométrica e característica de cada solvente e W ( W = n1/msolvente(kg)) é a molalidade da solução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (178.6 Kb)   docx (638.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com